segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de Abril!

25 de Abril, ontem, hoje e sempre!

Cumprem-se hoje 37 anos sobre o dia da reviravolta política operada neste nosso país, pelas Forças Armadas. Hoje é dia 25 de Abril! Com cravos vermelhos, foi vencida a tirania!

É o feriado mais marcante de Portugal; que evoca o fim da opressão, que nos transportou para a liberdade, que fez sair o País do marasmo e do "orgulhosamente sós" e fundamentalmente; que deu a primazia da Nação nas mãos de onde nunca deveria ter saído, o Povo!

E de repente o Povo sentiu-se feliz! Sentiu-se dono e senhor do seu destino e todos os sonhos se tornaram possíveis, mesmo aqueles muitos que não seriam concretizáveis. Mas principalmente, ousou-se sonhar, sem ter medo de ser prontamente oprimido! Chegava a Liberdade! Liberdade para pensar, para votar, para manifestar, para governar, para cantar e para seguir em frente!

Pensou-se livremente um País, uma corrente de desenvolvimento, igualdade para todos, trabalho, direitos e regalias até então inimagináveis!

Foi uma época em que os poetas, escritores, cantores e outros tantos, saíam à rua e mostravam o que de belo se criava neste País. E uma vez mais, não se sentia medo!

Qual a melhor maneira de reflectir sobre este dia? Com um poema do grande Ary dos Santos (a meu ver), grande Homem e Poeta de Abril, magistralmente entoado por Fernando Tordo! "Cavalo à Solta", que já naqueles tempos, mais precisamente em 1971, mostrava e metaforizava o estado de deriva em que este País se encontrava! Uma das minhas canções favoritas, porque muita lixeira que vem de fora, não é melhor que isto, que é nosso, Português! E de um dos nossos poetas maiores! José Carlos Ary dos Santos!




Por vezes pergunto-me se esta ou outra personalidade fosse viva, como seria, como estaria fisicamente e até o que pensaria!?! Ary dos Santos, não me faz excepção e pergunto-me realmente como estaria ele agora, passados alguns anos e mais precisamente o que pensaria ele do estado a que este País chegou!

Para que foi o 25 de Abril? É no mínimo lógico perguntarmo-nos, porquê e para quê!?!

Para agora termos o País entregue a um bando de políticos completamente subservientes aos poderes económicos instalados? Para agora termos o País entregue a um bando de políticos incompetentes e à Banca? E que é feito de um dos maiores valores alcançados com a Revolução de Abril, o RESPEITO pelos outros!?! Como é possível que nestes tempos modernos, que deveriam ser tempos de respeito e bem estar para todos (pois evoluímos), o Patronato só pense em poder despedir os trabalhadores como lhe der mais jeito, sem ter que pagar um chavo sequer, nem horas extras, nem subsídios, nem quase nada com a rídicula e mentirosa justificação de que sem estas medidas a ecónomia não será viável! Mas onde raio está o respeito meus Senhores, (conquistado com a Revolução), pelos trabalhadores, pelos outros!?! Como é possível, que com algum lucro na empresa, o Patronato Português pense logo em comprar o seu BMzito e uma casita de luxo!?! E pagar aos trabalhadores!?! AH...isso o Tribunal que resolva!!!! Mas que País é este!?! Mas que País é este onde um político está imune de tudo e a justiça nunca funciona, pelo menos para os mais fortes!?! Como é possível que um políticozito de 5ª categoria, venha a público dizer que os Portugueses para terem reformas deveriam pagar às Companhias de Seguros, mas que caso estas falissem o Estado assumiria a sua responsabilidade!?! Caricato!!! Como é possível um País onde para tudo se pagam impostos e nunca há dinheiro para nada!?! Como!?! E como poderemos nós, Portugueses, ao fim de 37 anos de Democracia estar na falência!?!

Expliquem-me raio!!!! Como é possível, semelhante vergonha!?!

Onde está aplicado o dinheiro que entrou aos milhões com a entrada de Portugal na agora, UE, extinta CEE? Onde?

Sinto-me revoltadíssimo, porque este bando de incompetentes que durante quase 37 anos governou este País, levando-o de novo à falência, não será jamais julgado!!! Pelo menos julgados por incompetencia, porque nós, na nossa actividade diária também somos julgados e avaliados frequentemente! Eles não, porquê? Porquê?

O Povo deverá julgá-los de novo, mas em eleições! E como é possível que um 1º Ministro amue e se demita e um Presidente aceite esse amuo e essa demissão!?! Para logo solicitar eleições!!! Mas para quê!?! Para atrasarmos ainda mais o País!?! Porque não nomear um governo de concenssos, com todas as forças políticas a operar em prol da salvação do País? Quer dizer, ninguém se entende, ninguém concorda? Como pode sobreviver um País com uma oposição tão fraca de ideias e ideais (salvo raras excepções)?

Francamente...é deplorável este espectáculozito de fotonovela a que assistimos neste nosso País, por parte destes políticos inqualificados, que estão ao serviço de tudo, menos do País!!!!

Que saudades dos tempos, quando era pequenito e, via a felicidade estampada no rosto dos meus Pais, porque (parecia-me) o País progredia, evoluía ao som dos ideais de Abril! Quão enganados estavam eu e os meus Pais! Este é o Portugal dos Bancos privados que entram em falência e o Estado salva!!! Este é o País dos Clubes de Futebol, que também estão na falência (risos), gastam rios de dinheiro (vindos não sei de onde) em contratações estúpidas, não dão satisfações a ninguém e nem tão pouco ajudam a sanar esta crise nacional!!! Népia, o que interessa é ganhar!!! Este é o País onde personalidades com processos a decorrer em tribunal, podem concorrer a cargos públicos!!! Ui Ui... até dói!!! Este é o País onde qualquer inergúmeno que não declare coisa nenhuma ao fisco, se pode passear pelas ruas Portuguesas ao volante do seu lindo maquinão, que custou no mínimo uns 50mil euritos...pudera, ninguém o vai investigar!!! Este é o País das Expos, Europeus de Futebol e outras obritas, orçamentadas sempre em mil, mas que custaram sempre e sempre para aí a mais, uns cinco mil...incha Estado!!! Este é o País, onde há anos atrás um 1º Ministro arruínou a frota pesqueira e as nossas pescas, para anos após, um Minstro da Defesa comprar submarinos!!! Vamos ser atacados por mar, por acaso, alguém mo pode explicar!?! Ahhh...esta compra tão urgente também já deu direito a processo por (adivinhem)...corrupção, claro está!!! Este é o País onde tudo que dá lucro se privatiza e o que dá prejuízo se mantém em controlo do Estado...é o País dos duzentos e muitos deputados, mas que em plenário diáriamente só estão para aí uns cinquenta e, trinta deles a dormir...é o País dos casos Casa Pia e afins, nunca na totalidade esclarecidos...enfim...poderia estar aqui um ano a enumerar exemplos...

Que pensaria o Ary dos Santos...?

Miserávelmente, não brinquem comigo, nem com os Portugueses!!! Não brinquem!!!

Este País mais que nunca, precisa de outra Revolução, seja em Abril, Maio ou Junho, para que se encontre no mínimo gente capaz e séria que tome as rédeas da Governação, com desinteresse pelo poder, riqueza e bem estar próprios! E uma vez mais, não é preciso derramamento de sangue!

Quanto a mim, um pouco utópico me parece. Então que se reformule esta Democracia e se encontre Gente Idónea! Estou toalmente disponível e despreendido, acima de tudo respeitando os ideais de Abril, não esta vira-casaquice que se vive nestes tempos modernos, em terras Portuguesas!!!

Portugal está muitíssimo doente...

25 de Abril, Ontem, Hoje e Sempre!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário