sábado, 30 de abril de 2011

Abrigo para observação de aves e novo espaço verde.

Está, pelo que presumo, pronto, o abrigo situado junto ao regato "Olho", para observação de aves e outras espécies, que por aquele local deambulam. Já se lhe colocaram (muito bem a meu ver) paineis explicativos com identificação das espécies animais que ocorrem na Veiga de Lanheses, fazendo deste ecossistema uma área de altíssimo valor ecológico e ambiental!





Juntamente com este edifício em madeira, todo o espaço envolvente foi arranjado o que se traduz em mais um espaço verde para que todos quanto queiramos, possamos desfrutar desta área. Por baixo das copas das árvores tipicas das nossas florestas, á sombra, se passarão belos momentos em comunhão com a Natureza! Vai-se reabilitando esta zona, que estava entregue à anarquia da Natureza e Humana, que neste caso e mal, se traduzia em emaranhados de mato, silvas e muito lixinho à mistura!!!! Com muita pena ainda, vejo no fundo das águas do "Olho", assim como no chão, muitos cartuchos de espingarda vazios, assim como outros géneros de lixos, o que poderá levar a outros géneros de intervenções. Porque não a cívica de toda a população Lanhesense! Uma ideia a ser debatida aqui neste blogue em novo tópico. Fica prometido.

Mas o motivo deste tópico é o realçar da existência de mais uma nova zona verde, na nossa Veiga, exemplo de qualidade de vida e exemplo também da determinação com que o executivo da Junta está a tratar esta merecida zona!

É de um enorme prazer visualizar estas fotografias :






Uma área que estava em avançado estado de degradação, encontra-se agora renovadíssima para que todos a possamos usar! Que bom será à sombra deste arvoredo, ler um livro, ouvir uma música ou até namorar...

Deixo uma palavra de apreço para com os trabalhadores da Junta de Freguesia, pela penosidade por que passaram na limpeza deste local...a qual testemunhei pessoalmente!

Bem hajam!


4 comentários:

  1. Parabéns ao Prof. Ezequiel e a toda a Junta de Freguesia. Já na década de oitente (e se calhar, antes... mas não me lembro) se falava na requalificação do "Olho" e área envolvente... mas não basta falar...

    ResponderEliminar
  2. É verdade Carlos, todo o executivo está de Parabéns. De há 5 anos (mais ou menos) para cá o nosso rio tem mudado significativamente, para melhor. Mas ainda à muito para fazer. Muita sensibilização a publicitar, etc, etc. Importante, no entanto é ir fazendo e isso está-se a verificar.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Tem razão estamos a ficar com espaço verde muito bonito, dá gosto ir ao rio lima e maravilhar os olhos de tanta beleza. É preciso que todos saibam estimar e conservar. Estamos com gente de trabalho e de engenho que sabe o que está a fazer.As obras e os arranjos ainda não acabaram, tenho a certeza!Ricardo Sousa

    ResponderEliminar
  4. Muito ainda há para fazer no rio, caro Ricardo. Mas o que interessa é que se vá fazendo!

    Abraço

    Sérgio

    ResponderEliminar