quinta-feira, 28 de abril de 2011

A Araucária de Lanheses.

Tenho, neste blogue, vindo a desenvolver tópicos sobre as árvores da nossa freguesia. Já foquei o maravilhoso Salgueiro Chorão da Casa do Povo, as Oliveiras e Olivais abundantes nesta freguesia e outra há, que merece referência e artigo correspondente.

É uma Araucária, a Araucária de Lanheses.


As Araucárias, são árvores coníferas da família Araucariaceae espalhadas um pouco por toda a zona da Oceania, e América do Sul. Ocorrem, na Nova Caledónia, Sudeste da Austrália, Nova Guiné, Argentina, Chile e o nosso país irmão, o Brasil, onde tem a designação de Pinheiro do Paraná. A sua origem é, em termos geológicos, relativamente recente, tendo ocorrido em pleno Período Jurássico.

O seu fruto é a pinha, (tal como o nosso pinheiro), que pode ter 12cms de diâmetro, ou menos, tudo depende da divisão da espécie, ou seja: Divisão Araucária, exemplares compostos por folhas extensas e pinhas com mais de 12cms de diâmetro e Divisão Eutacta, compostas por folhas estreitas e pinhas com diâmetro inferior aos citados, 12cms.

São árvores que atingem porte considerável, podendo facilmente ultrapassar os 50 metros de altura, caules de grande diâmetro e copas com ramos bem espaçados entre si.


São plantas que podem ser utilizadas e plantadas como árvores orientais, traduzindo na gíria, o que todos chamamos de "Bonsais".

No nosso País ocorrem com muito pouca frequência, pois precisam de alguma pluviosidade constante, tipica dos climas tropicais/subtropicais e solos barrentos (como é o caso do nosso em Lanheses), para o conveniente fortificar das suas raízes que atingem normalmente profundidades consideráveis.

Na nossa zona geográfica conheço, para além desta, outras duas Araucárias, uma situada na freguesia de Darque num terrano particular fronteiriço com o da Igreja da Freguesia e outra (mundialmente famosa) a de Viana do Castelo, situada nos jardins da Igreja de Santo António, junto á linha de Caminho de Ferro e conhecida como a maior árvore de Natal Natural da Europa, quando se lhe é colocada a ornamentação Natalícia!

A nossa Araucária, domina toda a paisagem da zona baixa da nossa freguesia e é impossível, ficar-lhe indiferente!


É de uma beleza e de um porte consideráveis, onde á sua beira, uma Palmeira, também ela colossal, mais parece um arbusto! Está localizada num terreno particular, onde espero a possa ver e estudar, com autorização do seu proprietário e; a conselho de um amigo, que pertence a uma Associação, que é a "Árvores de Portugal", o Sr. Pedro Nuno T. Santos, também ele autor de um blogue (que convido à sua visualização) "A Sombra Verde"; a referida Araucária possa vir a ser catalogada pelo nosso Estado, como Árvore de Interesse Público que urge proteger!

Relatarei e documentarei com fotos, o andamento desta situação, após visita ao proprietário e conversa com ele, em novo tópico, aqui no blogue.

Entretanto, convido todos os que possam ver este blogue, que ao passar em Lanheses, na Nacional 305, se detenham por breves instantes e apreciem a beleza e colossialidade deste magnífico exemplar.





Sem comentários:

Enviar um comentário