sexta-feira, 29 de abril de 2011

Há 218 anos Lanheses era elevada a Vila.

Hoje é uma data muito especial para a nossa freguesia. Há duzentos e dezoito anos a 29 de Abril de 1793, a Raínha de Portugal, Dª Maria, outorgava foral à "Aldeia de Lanhezes" elevando-a à categoria de Vila, ou sejal, na antiga toponímia, "Vila Nova de Lanhezes".

Com o passar dos anos e, pricipalmente com a reforma efectuada junto da admnistração publica e local, por Mouzinho da Silveira, perde o estatuto de Vila e Concelhia, que englobava as freguesias de Fontão, Vila Mou e Meixedo; de onde aliás herdou a feira quinzenal, que ainda hoje ocorre quinzenalmente. Passou desde então a Aldeia, até aos dias de hoje.

A efeméride vai ser comemorada nas instalações da sede da Junta de Freguesia, ex Escola Primária e na cerimónia  se lançará uma brochura sobre o importante Ecomuseu de Lanheses, que incluírá uma visita pedonal pelos seus vários pontos de interesse, tendo nestes, variadas animações. Algumas já conheço de antemão e serão certamente muito agradáveis, com muita pena minha de não poder presenciar todo o desenlace da cerimónia, uma vez que os compromissos profissionais a isso obrigam!

Sei também, que na calha, está o projecto de requalificação de Lanheses, novamente a Vila (segundo entrevista radiofónica do Edil, Sr. Ezequiel ), mas para o projecto andar, alguns pontos importantes e outos condicionalismos têm de ser alcançados e ultrapassados. Por certo uma luta que a todos os Lanhesenses interessará abraçar, em prol desta nossa Freguesia.

O tempo o dirá!


Fica a qui o registo da efeméride e do dia do ano, guardado para a comemoração desta nossa Terra! Que todos os dias a dignifiquemos e em prol dela trabalhemos!

Sem comentários:

Enviar um comentário