quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quinta feira Santa - Festa da Páscoa.

Estamos em Véspera da Festa da Páscoa.

Faz precisamente hoje, segundo rezam as profecias, quinta feira 21 de Abril, 1978 anos que Jesus, juntou os seus Apóstolos para uma ultima ceia, tão bem representada num quadro do Grande Leonardo Da Vinci, onde se lhes apresenta como chegada a véspera da sua morte, pela crucificação.

Esta cerimónia, talvez uma das mais importantes em termos Históricos, é o ponto de partida para dois dias de dor e agonia, pelos quais Jesus passou, para se sacrificar por nós! O mundo Católico celebra esta data como uma das mais importantes do seu calendário, celebrando também a personificação de Deus em seu Filho para se afirmar e mostrar, perante este mundo fisico do qual fazemos parte. Na ceia, se inicia o ritual da celebração da Eucarístia (segundo também instruções do próprio Jesus onde personificado no pão e no vinho, saboreamos o sabor da Sua carne e do seu Sangue até aos dias de hoje); nela também dá Jesus instruções aos seus Discípulos como agir em conformidade com os seus ensinamentos e nela se mostra quem será o traidor a entregar às autoridades o seu mestre! Começa neste dia e apartir deste momento, o tormento de Jesus até ao seu final! Este dia marca também o fim da Quaresma e inicia-se o Tríduo Pascal, ou seja a preparação de três dias para o dia do anúncio da Ressurreição, o Domingo de Páscoa.

Neste dia se deve, quer se acredite ou não, visitar as Igrejas, que estão abertas até tarde em homenagem ao seu Senhor e apreciar por momentos os arranjos e a beleza das mesmas, engalanadas nesta data tão especial!

Havendo porém várias teorias acerca da complexidade desta matéria (as quais neste momento não achar certo debater), inicia-se nesta data, um festejo de quatro dias no Mundo Católico, para celebrar a Morte e Ressurreição de Jesus, filho do Homem e de Deus!

Em Lanheses, não há excepção!

Tiram-se os fatos, os vestidos, dos guarda roupas; compram-se novas vestimentas, os que podem (a crise anda por aí), partilham-se folares, trocam-se ovos de Páscoa, juntam-se as famílias e os amigos à mesa. Convive-se! Seguem-se as Cruzes ao som dos bombos e das sinetas pelas estradas da aldeia, ouvem-se cânticos, trocam-se beijos, abraços e emoções! Entra-se na casa de cada um, que tem as portas abertas de par em par de modo a receber o Senhor e, no seu interior se beija a Cruz. Petisca-se aqui e acolá, pondo a conversa em dia, revêem-se os velhos amigos e todos aqueles que há muito não se vêem! Retornam os imigrantes à Terra e matam-se saudades; tudo isto é a Festa da Páscoa em Lanheses! A freguesia une-se em festa!!!

E tudo, porque há 1978 anos, uma pessoa se resolveu martirizar para nossa salvação! Jesus!

Não me compete aqui neste blog determinar se tudo o ocorrido há 1978 anos foi ou não verdade, nem tão pouco interessa saber se acredito nisto ou não, apenas me debruço sobre este aspecto da Páscoa em Lanheses, como acontecimento antropológico de uma importância significativa, onde as Gentes deste Vale da Serra D´Arga, em homenagem à Ressurreição de Cristo e com muita alegria uma vez mais, juntam o Sagrado e o Profano e vivem intensamente quatro dias de festa!

Há 1978 anos Jesus à mesa disse partindo o pão; "Este é o meu corpo entregue por vós.".  Levantando o cálice do vinho disse ; "Este é o meu sangue derramado por vós.". E disse mais; "Fazei isto em memória de Mim."; daí advém a Eucarístia, personificada na ultima ceia.

Aqui se realça a importância da Quinta feira Santa!


Sem comentários:

Enviar um comentário