quarta-feira, 6 de abril de 2011

Roma.

Viagem a Roma.


Estava a olhar para o calendário e a reflectir como o tempo passa depressa. Dei por mim a reparar na data, dia 6 de Abril e apercebi-me que há exactamente um mês estava em Roma, capital de Itália, a passar a
quadra Carnavalesca. Pois, este Carnaval, não me apeteceu trocar por momentos a máscara e optei antes por um fim de semana carnavalesco passado a conhecer uma das mais interessantes e míticas cidades do mundo, Roma, apelidada : CIDADE ETERNA! Cidade Museu a céu aberto!


 

Roma é uma cidade maravilhosa para se conhecer a pé. Atenção ao calçado, ao segundo dia o meu tendão de Aquiles já reclamava por descanso!

Ponte de ST Angelo sobre o rio Tibre.


Necessitei de apenas quatro dias para conhecer os pontos históricos mais importante da cidade e sempre a pé. O dia da chegada, sábado dia 5 de Março foi destinado a conhecer toda a área adjacente à Rua Vitor Emanuel, a mais importante da cidade de Roma e onde nas suas imediações se situam monumentos como o Castelo de St Angelo, Panteão Nacional, Piazza Navona, Palácio do Quirinal (Presidencial), Via del Corso, Fontana di Trevi e Monumento Vitoriano.

Panteão Nacional.


Fontana di Trevi.


A multidão de turistas que se juntam nos Monumentos em Roma.



Palácio do Quirinal, aposentos de um tal de Sr. Berlusconi!


Monumento de homenagem ao Imperador Adriano mandado eregir pelo Imperador Augusto.



Piazza Navona. O cartão de visita da cidade de Roma.


Castelo de ST Angelo à noite.


No segundo dia bem de manhãzinha e porque nos alojamos no Hotel Columbus, mesmo junto ao Vaticano, tempo para explorar este micro país riquíssimo em História e Monumentos.
Basílica de S.Pedro.


Aposentos Papais.


Pietá. Do grande Miguel Angelo.


Baldaquino sobre o tumulo onde repousam os restos mortais do Apóstolo S. Pedro. Aqui neste altar só o Papa pode celebrar a Eucaristia.


Após toda uma manhã dedicada ao Vaticano, segue-se pela Via Vitor Emanuel, em direcção ao centro de Roma, Piazza Venezia e Monumento Vitoriano,  eregido pelos Italianos em homenagem a Vitor Emanuel, considerado o Pai da Pátria Italiana e onde por acasos da História, também Mussolini fez os seus pomposos discursos à Pátria Italiana!
Monumento Vitoriano. Aqui impera o respeito, onde os turistas não podem entrar outras coisas na área interior do Monumento, sentar, falar alto, fumar, comer...etc etc...Muito respeito mesmo!


Vitor Emanuel.


Piazza Venecia vista do Monumento Vitoriano.


Itália!


Em seguida a este colossal Monumento, viramos à direita e tem inico a Avenida dos Fóruns Imperiais, até ao Coliseu, ou Anfiteatro Flávio.
Daqui até ao Coliseu, perde o viajante uma enormidade de tempo (sempre a pé, claro) pois, em cada centimetro quadrado de espaço há algo Histórico para observar, absorver, admirar! Aqui embrenhamo-nos em séculos de História. Roma é mesmo isso, Histórica!!!


No inicio do percurso avistamos a imponente coluna de Trajano no Fórum com o seu nome e por este Imperador mandado eregir. Trajano foi um dos mais queridos e aclamados Imperadores Romanos. 



Templo de Marte. Mandado eregir pelo Imperador Augusto, junto ao seu Fórum, em homenagem ao Deus da Guerra, Marte o Vingador.


O coliseu já se avista ao fundo e á direita a imponente Basílica de Magêncio e ou de Constantino.


Continuamos a pé em direcção ao Coliseu pela animadíssima Avenida dos Fóruns Imperiais.

Olhando à nossa direita podemos admirar a majestiosidade da Basílica Magencio, outrora Templo do Fórum do Imperador Magêncio, o Imperador que juntamente com Constantino teve de dividir o Imperio em dois fragmentos, o do Oriente e o do Ocidente, sendo que este ultimo ficou a ser governado pelo citado Imperador. Aqui o Império experimentava já os seus inicios de declínio! Foi iniciada a obra por Magêncio e terminada por Constantino e era um dos maiores edificios construídos no recinto dos Fóruns Imperiais. Ainda hoje é um edificio colossal e admirável!



E deixamo-nos enibriar pelos sentidos em direcção ao grande simbolo de Roma e de todo um Império que existiu nos primeiros anos da nossa Era. O Coliseu, ou Anfiteatro Flávio!


A CONTINUAR

2 comentários:

  1. Caro Sérgio:
    É com uma agradabilíssima sensação de surpresa e admiração, que tomo conhecimento deste novo espaço vocacionado para a divulgação da terra por que se se apaixonou e tem como sua.

    Pelo que já tive oportunidade de ver e pelo que conheço da sua pessoa, não tenho dúvida alguma de que nos facultará um trabalho de muita dedicação e qualidade, para a consecussão das suas aspirações pessoais e a bem da freguesia que escolheu para viver.

    Parabéns e conte, a partir de agora, com um seguidor atento e interessado.

    Um abraço.
    Remígio Costa

    ResponderEliminar
  2. Seja muito bem vindo a este humilde espaço que é o meu, onde entre outros temas que muito me interessam e desejo partilhar (um blogue é mesmo isto, dar e partilhar), também pretendo referenciar toda a Veiga e o Nosso Vale que tanto admiro. Espero tê-lo cá por muito tempo comentando e participando deste espaço que é o meu, o seu, o de todos que o queiram.

    Abraço respeitoso.

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar