sábado, 23 de abril de 2011

Sábado de Aleluia e Vígilia Pascal.

Iniciou-se a Vígilia Pascal.

No momento em que inicio estas linhas escritas neste blog, por esse mundo Católico fora, se estão também a iniciar os rituais da data mais importante de festividades Católicas realizadas, a Vígilia Pascal. Este é o inicio da Festa da Páscoa e da preparação para o anúncio, que amanhã se repercutará por todas as aldeias e cidades Católicas, o da Ressurreição de Cristo.

A Cerimónia, que se inicia sempre no incio das trevas (logo após o pôr do sol) incluí a queima, ou melhor, o acender do Círio Pascal, metaforizando a luz de todo o Mundo que é Cristo. Depois, dando entrada no templo e após seguirem o Círio pela nave da Igreja, na sua ida para o local onde ficará o resto do ano, os fieis, são convidados a acender as suas velas, através deste, aumentando assim a luminosidade e personificando a importância de Deus como, Luz do Mundo!

Após o Círio ser incensado pelo Sacerdote, incia-se a exaltação do cantico Exulted e continua-se com todo o ritual da Vígilia, onde se lêem Leituras dos Testamentos e se entoam canticos e salmos. Benze-se também a água da Pia Baptismal e continua-se a celebração da cerimónia, que deverá terminar antes do amanhecer de Domingo.

Em Lanheses também o mesmo ocorre.

Amanhã de manhã ao som da gaita de foles, dos bombos, dos foguetes e das sinetas saberemos que a Páscoa começou!

Um caro amigo, teve a enorme amabilidade de me enviar por email um "documento histórico" alusivo à Festa da Páscoa, em Lanheses e que, com muito gosto posto aqui neste blog.

Nela se retrata, nos idos anos de 80 o Compasso Pascal composto por personalidades da terra, que infelizmente algumas já partindo do nosso convívio, não tive oportunidade de conhecer, numa memória saudosista alusiva à Páscoa, nesta nossa freguesia, que é Lanheses.



Ao amigo Amaro Rocha o meu muito obrigado pela atenção dispensada.

Sem comentários:

Enviar um comentário