quarta-feira, 13 de abril de 2011

Salgueiro Chorão.

Todos os dias nas minhas deambulações pela freguesia, vou apreciando as gentes, o casario, as aves e outros animais, assim como as árvores e uma há que nunca me deixa indiferente. É um Salgueiro Chorão (Salix x Chrysocoma) localizado no largo da Casa do Povo.

Os Salgueiros, da familia Salicaceae, são árvores que surgiram na época Terciária e ocorrem em zonas com clima temperado a frio (como o nosso) e em zonas de solo humido, daí advem o seu nome Salix, segundo os Celtas, junto à água. São árvores que podem assumir vários formatos, desde arbustos, plantas rastejantes assim como de pequeno e grande porte, como é o caso deste que é o nosso. Ainda temos o Salgueiro Branco (Salix Alba) mais comum e o Salgueiro Negro (Salix Atrocinera).
Refira-se que o Salgueiro Chorão é um hibrido do Salgueiro Branco, muito usado em jardins e espaços verdes no nosso continente.

A majestiosidade desta árvore, merece ser referida e HOMENAGEADA neste blogue pois, quem por ela passe não lhe ficará certamente, indiferente! Desconheço contudo, se a mesma foi plantada ou ali floresceu por acaso, se terá muitos ou poucos anos, mas uma coisa tenho como certa: é uma das mais fantásticas e explendorosas árvores de que tenho conhecimento aqui para os lados deste Vale da Serra D´Arga.



Sempre que me cruzo com ele, delicio-me com o verificar da sua majestosa copa pendente, sobre o hercúleo tronco e ramos, baloiçando melancólicamente ao som do vento, principalmente nestes meses de Primavera e Verão.



Com certeza, um Património Natural a preservar na nossa freguesia!

2 comentários:

  1. ... já tem uns aninhos, este colosso!

    Parabéns pelo blogue! Lanhesense ausente, terei assim mais uma janela para não perder de vista a terra das minhas raízes. Sucesso, é o meus desejo!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado caro Carlos Castro e seja bem vindo ao meu blog, que também passa a ser o seu e desde já o convido a comentar e acompanhar sempre que o achar necessário.

    Abraço.

    Sérgio

    ResponderEliminar