terça-feira, 24 de maio de 2011

As Cegonhas e as Alterações Climáticas em Lanheses.

Todos reparámos, por ventura nem que tenha sido por breves instantes, que o "Tempo" está a mudar. Ainda me lembro de ser pequenito e chegar o mês de Outubro. Chegava o tempo de escola, (lá se ia a folia do Verão) e com Ele, vinha aquela chovinha miudinha mas contínua e persistente, assim como os dias pequenos e frios, pelo menos até meados de Fevereiro, Março! Não parava mais de choviscar! Eram assim os nossos Outonos e Invernos!


De há anos para cá tudo mudou e, até têm sido frequentes as ondas de calor que se registam em tal mês! As chuvas miudinhas deram lugar a tremendos aguaceiros por vezes de granizo varridos a vento...muito vento e muito forte! Lembro-me bem naqueles tempos idos, de dias ventosos mas, nada como ao que hoje em dia assistimos! Qual brutalidade! Da parte da manhã ao caminhar pelo Rio, por volta das 12h30m, nas zonas mais sombrias, em chinelos, os meus pés ficaram humidos pelo contacto com a erva molhada do orvalho que se faz sentir de noite. Quer dizer, temos muito calor de dia e orvalho e tempo muito fresco há noite!  Convém reflectir! Como será possível que ao meio dia sob altas temperaturas ainda haja humidade nas zonas mais sombrias? Prova de que as noites estão mesmo frescas! O Clima está realmente a mudar! As noites cada vez mais frias e os dias cada vez mais quentes! Antigamente tinhamos um equilíbrio em termos de temperatura entre o Dia e a Noite. Já se aperceberam que aquelas noites quentes de Verão, são cada vez mais raras?

E como o clima está a mudar! Sinto saudades quando em menino sentia as Primaveras amenas, os Verões quentes com as suas noites mágicas, os Outonos chuvosos e os Invernos frios e chuvosos, também. Não como agora, onde sinto cada vez mais a existência de, somente duas estações; a sêca e a fria. A Primavera e Verão tórridos e o Outono e Inverno gelados!

Estamos a passar drásticamente de um clima temperado, a um clima do tipo semi-desértico, com todas as desvantagens que daí possam advir, para toda a nossa Fauna, Flora e por tabela, nós mesmos!

Lanheses, não faz excepção!

Para além dos mais variados aspectos que aqui citei, a mão humana tem fundamentalmente, como já está provado, sido o foco mais premente e causador das mudanças climáticas, que por todo este nosso Planeta Azul se estão a fazer sentir!


Um dos maiores factores de prova destas Alterações Climáticas, é o facto de que, como todos já presenciámos, um casal de Cegonhas ter assentado arraiais por estas nossas bandas, pelo segundo ano consecutivo...O Vale da Serra D´Arga agradece...o Clima não...


Hora da papa...


Que presença imponente...


Quem se lembra de ver Cegonhas Brancas a nidificar por estas paragens, em tempos idos? Ninguém certamente! Nesses tempos para ver Cegonhas, tinhamos de nos dirigir no mínimo e com muita sorte à Ria de Aveiro, para observá-las e encontrá-las. Em ultimo caso, teríamos que avançar mais para Sul e somente apartir de Santarém e do imenso Vale do Rio Tejo os primeiros casais se avistavam a nidificar! 

A Cegonha Branca é uma Ave Migratória,  que procura o calor Africano, quando o tempo esfria e bem a norte, na Europa. É uma ave que mede cerca de 1,00mt e pesa 3 a 4kgs. Alimenta-se de Rãs, Peixes, Cobras, Lagartos e até pequenos vertebrados. O seu habitat é muito variado e como aspecto característico é o facto de não terem faringe, pelo que não emitem sons, produzindo estes com o bater dos seus potentes e enormes bicos. A esta característica se chama, Gloterar. Pertence á família Ciconiidae e são Monogámicas, formando macho e fêmea, casal para toda a vida! Daí, advieram desde tempos remotos vários mitos, a rotular esta Ave tão especial! Quem nunca ouviu falar na Cegonha que trás os bebés pelo bico...assim como outros!

O ano passado quando as avistei pela primeira vez em Lanheses, fiquei até comovido! Que espectáculo... estranho...Cegonhas entre nós!!! A Norte!!! Que belo...vê-las em dias de chuva de asas abertas a proteger os seus filhotes no ninho...e estes por sua vez, com o bico ainda negro a atestar a sua jovialidade á espera da frugal refeição que os progenitores estão na Veiga e no Rio a caçar...Posso afirmar que conheço a existência de quatro casais nidificantes. O "nosso" casal de Lanheses, dois casais na Veiga de S. Simão e um outro em Sta Marta de Portuzelo, este ultímo mais famoso, por ter escolhido o alto da chaminé em barro de uma fábrica desmantelada e pelo facto de o seu proprietário não ter gostado de tão ilustres visitantes. Tentando expulsá-los e não tendo conseguido, veio a ser severamente admoestado pois, esta é uma espécie protegida em Portugal.

Fico extremamente feliz por ver estes magníficos animais por estas bandas, que nos trazem a sua beleza e impar presença, fazendo de Lanheses uma Terra ainda mais rica em Biodiversidade, mas muito apreensivo me deixa também o facto de estas aves nidificarem por aqui, pelo fresco norte do País, que já não é tão fresco assim... Sinal mais que certo e sabido das Alterações Climáticas pelas quais o nosso Planeta está a passar, como o atestam estas aves com a sua presença entre nós e, às quais (Alterações Climáticas) Lanheses e todo este Vale da Serra D`Arga, não estão imunes!

O Planeta está a ficar perigosamente quente...muito quente...

Nota breve: Para quem estiver interessado em ver mais pormenorizadamente estes animais e os seus hábitos, aconselho a visualização do site "cegonhasnaweb" onde webcams instaladas nos postes da rede eléctrica nacional nos retratam online o dia a dia destas soberbas Aves. Uma parceria da REN, Jornal Publico e variadas Associações Ambientalistas.






Sem comentários:

Enviar um comentário