quarta-feira, 11 de maio de 2011

Corte de árvores em Lanheses!

Estava eu a deambular pela net, quando ao acaso num daqueles sites de páginas pessoais, abro a página "Lanhezes Lanheses". Que delícia ver fotografias já com alguns anos, ver como as pessoas mudaram, outros que infelizmente já desapareceram, os míudos que se estão gradualmente a transformar em graúdos, mas eis que às páginas tantas, umas três ou quatro fotos me fizeram bloquear e reflectir um pouco! São fotografias que retratam o Largo da Feira e a antiga Escola Primária, agora Junta de Freguesia. Nelas estão retratadas 3 árvores que desapareceram das nossas vistas. Dois exemplares magníficos na Junta e uma junto ao largo, onde está situado a Pastelaria Arezes, fronteiriça aos lugares de estacionamento.

Nunca entendi realmente o motivo de tão radical abate e segundo o que apurei; "as árvores não estavam em condições de saúde idóneas, sendo um potencial perigo para as pessoas". Caricato pois, todos os anos floresciam melancólicamente ao som do Sol da Primavera e do Verão, o que só por si atesta o estado de boa saúde em que se encontravam. Uma árvore quando morre, morre de pé e não nos brinda nunca mais com a sua folhagem nova!!! Seca!!!

Na altura senti-me revoltadíssimo, pois achei o acto de uma crueldade e ignorância sem limites, fechei-me em casa e compus um poema dedicado à Junta da nossa Freguesia. Não resisto agora a publicá-lo, quanto mais não seja, fazendo justiça aos três exemplares arbóreos, tão radicalmente abatidos e aproveitando o facto de ser autor de um blogue, onde posso expôr as minhas opiniões, quando na altura do abate, ainda não o era! Quem quiser contrapôr, tem a zona de comentários à disposição!

A Junta da Minha Freguesia.

A Junta da minha Freguesia
sem motivo aparente
com tanta ignomia
cortou as árvores rente.

Não se apercebendo...
do mal praticado,
são árvores, que o sendo
só nos têm ajudado!
Dando-nos preciosa sombra
dando-nos oxigénio,
o Ser Humano delas zomba
achando-se por ventura, um génio!

Cortou-as pelo pé,
derrubou-as, matou-as
meu Deus, tanta má fé!
Tanta ignorância, não salvou-as!
Sempre que um Homem corta
uma árvore, um arbusto
é um pedaço de Terra que se entorta
é um abuso, é um susto!

E agora aquele edifício
sem árvores, sem nada
é um logro, um resquício
uma construcção degradada!
Penso, penso e repenso
e penso tantas vezes...
não Lhes encontro bom senso
e porquê logo em Lanheses?

Presto a minha homenagem
ás três árvores tão belas,
condenando a sacanagem
de quem se virou contra elas!
Condeno a Junta de Freguesia,
Condeno o seu Presidente
cortando-nos a magia
por ter cortado, as árvores rente!

Do autor Sérgio Moreira, numa época de revolta por tão radical e cruel abate arbóreo!

10 comentários:

  1. Não, pelo contrário, caro anónimo, sou apenas mais um que gosta de poesia. Obrigado na mesma pelo comentário, que tomo como um pequeno elogio.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. O poema está bem escrito, mas! Nada tem a ver com a maneira de ser e com a sensibilidade que esta Junta tem para com a natureza. Julgo ser injusto! Foram cortadas porque secaram, eram perigo para as pessoas ou caíram com o temporal. Umas foram e outras árvores estão a ser plantadas. A prova real é o trabalho que está a ser feito no rio e na zona do olho. Um abraço. Parabéns pelo Blogue. Hélio

    ResponderEliminar
  3. Caro Hélio é preciso enquadrar a altura em que o poema foi por mim composto, onde o novo executivo da Junta dava os primeiros passos, (se não estou em erro) e onde o parque verde não tinha a dimensão que tem hoje, etc,etc. Acredite que na altura fiquei revoltadíssimo, com tal abate que considerei, no mínimo selvagem. Hoje com os anos a passar e tal como o Hélio afirma, a minha opinião mudou, relativamente ao nosso executivo e reconheço, como aliás já publiquei neste blogue, a grande sensibilidade, para as questões da Natureza por parte da Junta de Freguesia na figura do seu Presidente, que como pode ver até tenho elogiado, nestes páginas. Mas tinha de publicar o poema como amante de árvores que sou e fazer-lhes uma singela homenagem. Não considerei o abate correcto. Fica aqui, como ponto assente, não ter nada contra a Junta e a sua Presidência, aliás até acho que têm realizado um trabalho positivíssimo, principalmente em questões de meio ambiente. Obrigado pelo elogio ao blogue, faço-o para que todos os que o acompanham gostem e comentem em especial os Lanhesenses!

    Abraço

    Sérgio

    ResponderEliminar
  4. Peço desculpa! Foi à muito pouco tempo que passei a acompahar o seu blogue. Não tive oportunidade de ler o poema na sua publicação inicial. Daí o meu mau entendimento.Sou um lanhesense atento! Sei que Sérgio se tem preocupado com as questões do ambiente e na procura em divulgar a nossa terra e tudo de bom que acontece. Bem haja. Hélio

    ResponderEliminar
  5. Caro Hélio, não tem nada que pedir desculpas, até fico ofendido! Apenas exprimiu a sua opinião e este é um espaço aberto a todo o tipo de opiniões, sejam positivas ou não! Ainda bem que agora deu uma vista de olhos pelo meu blogue e se apercebeu, como gosto desta vossa Terra, que é Lanheses e que perdoem-me o à vontade, mas agora é minha também! Espero tê-lo cá como seguidor por muito tempo!

    Aceite o meu abraço

    Sérgio

    ResponderEliminar
  6. Caro Sérgio, não era elogio!
    Escreve prosa.

    ResponderEliminar
  7. Caro anónimo, tomo então como uma critica constructiva.

    Obrigado na mesma.

    Sérgio

    ResponderEliminar
  8. Não é elogio!
    Escreve prosa!
    :-D

    ResponderEliminar
  9. Tomo então, caro anónimo como uma crítica constructiva. Obrigado na mesma.

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar