sábado, 7 de maio de 2011

De volta à Araucária de Lanheses.

Cá estou de novo a revisitar este tópico, sobre a magnânime Araucária de Lanheses.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Após conversa com o proprietário do terreno onde a árvore está localizada (o conhecido de todos nós, Sr. Caninhas), que me recebeu muito simpaticamente na sua lindíssima propriedade, entre outras conversas à mistura, se falou sobretudo, acerca da referida árvore.
 
Depois de uma análise cuidada, se pôde constactar, que se trata de uma árvore da família Araucariaceae, oriunda esta do Brasil, onde no País irmão tem a comum designação de Pinheiro do Paraná! É uma árvore de porte considerável, muito próxima dos 30 mts, com o particular facto de já ser uma árvore centenária. Segundo a informação que detenho em minha posse, as sementes foram trazidas do Brasil pelos ancestrais do seu anterior proprietário, naquele País emigrados, que ali a semeou e onde cresceu e tem sobrevivido todos estes anos, particularmente às intempéries caracteristicas do Norte deste País. Ainda apresenta muita vivacidade, apenas se notam alguns galhos partidos, no alto da sua copa, quando fustigados pelos fortes vendavais que por vezes se fazem sentir por estas zonas.  ocasionando uma ou outra telha partida pois, os galhos são realmente muito compridos, chegando alguns aos 2,50mts de comprimento e a sua cercania á habitação, isso fazem ocorrer. Coisa que não importa muito ao Sr. Caninhas, porque tem realmente muito orgulho na sua árvore!
 
Bem haja por isso! 
 
Concluí-se também, ser uma árvore ainda muito saudável!
 
Em conversas com algumas pessoas de Lanheses, pude também constactar, que já de tempos imemoriais, da sua juventude se lembrarem de brincar e a ditosa Araucária, já estar presente  naquele local. Acompanha portanto, algumas gerações de Lanhesenses. O que prova nomeadamente, ou em parte, a sua antíguidade!


No Brasil de onde são oriundos, estes exemplares arbóreos, é  de referir que se encontram particularmente ameaçados de extinção, facto motivado pela selvagem política de desflorestação, que para os lados do Atlântico Sul tem vindo a estes anos, ocorrer. A meu ver muito trágicamente!

Adoptou-se recentemente uma política de reflorestação desta espécie, com vista ao seu urgente salvamento, espécie que é simbolo de um dos estados do Brasil, o Paraná, fazendo parte até do grafismo da sua Bandeira!

Entretanto, aqui a "nossa", urge preservar e proteger. Para o efeito e com concordância do seu proprietário, que quero aqui felicitar publicamente pela extrrema simpatia e interesse demonstrados, se avançará com o pedido de classificação de Árvore de interesse Público, junto da entidade competente, a Autoridade Florestal Nacional. Após análise de possíveis contrariedades que possam surgir, as quais duvido, se avançará então para o referido pedido, salvaguardando, claro está, todos os interesses a preservar.

Magnânime, no mínimo...a também colossal Palmeira, à sua beira mais parece realmente um arbusto!


Pormenores do tronco, folhagens e copa.



Alguns dos ramos ultrapassam com facilidade os 2,50mts de comprimento.




Para tal efeito, quando ocorrer a sua classificação, em novo tópico será abordado este tema da Araucária de Lanheses, ou Pinheiro do Paraná ou também Pinheiro Brasileiro.

Os meus mais sinceros parabéns ao Sr. Caninhas, pelo magnifico exemplar arbóreo de que é proprietário e pela atenção dispensada a este tema, que por muitos pode ser considerado como uma futilidade, mas não o é pois, sem árvores, lembrem-se, a vida neste planete será impossível!




6 comentários:

  1. Muito obrigado Sr. Remígio. Acho uma pena uma árvore tão espectacular e em tão bom estado, não levar o rótulo de PROTEGIDA, como a sua "prima" de Viana do Castelo, situada junto à Igreja de Santo António e conhecida como a maior árvore de Natal natural da Europa!

    Abraço.

    Sérgio

    ResponderEliminar
  2. Caro Sérgio Moreira:
    Foi muito pertinente da sua parte escrever sobre esta magnifica árvore, que temos o prazer de contemplar todos os dias. Mais de uma geração de Lanhesenses já contemplou este belo Pinheiro Brasileiro. Nos já distantes tempos da escola primária, contava-se que tinha vindo do Brasil, pois os seus antigos proprietários, tinham familiares imigrados nesse País. Actualmente está bem entregue, pois o amigo Caninhas é pessoa para a conservar, e como o Sérgio disse, ele tem muito orgulho na sua árvore.
    Perante a importância desta Araucária, e sobretudo por ser uma árvore rara na nossa zona, concordo plenamente com a sugestão do Sérgio. Devia ser classificada.
    Um abraço
    Amaro Rocha

    ResponderEliminar
  3. Caro Amaro, se não houverem entraves de maior, a Araucária vai ser classificada. Obrigado também, pelas informações que me facultou sobre a mesma.

    Abraço

    Sérgio

    ResponderEliminar
  4. Penso que existam mais duas ou tres na Rua da Bajouca, isto se não foram cortadas. Elas pertencem à mãe do "Beijinha" também conhecida como "Rosa Péga". Um outro exemplar encontra-se na mesma rua num terreno mais a baixo.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo, tem razão. Eu próprio já as identifiquei e uma das que pertence á citada senhora, se mão humana não a estragar, dará um exemplar fabuloso.

    Obrigado pela participação.

    Sérgio

    ResponderEliminar