domingo, 15 de maio de 2011

Lanheses na Internet.

Sou o género de pessoa, que mesmo deitando-me tarde (por vezes), adoro acordar cedo; abrir as janelas e portas de casa, sentir os primeiros raios de sol da manhã, principalmente os Primaveris como agora os sentimos, apreciar os meus cães deleitando-se com o Sol matinal, ligar o computador ( o televisor, esse está cada vez mais esquecido) actualizar as notícias, saber o que se passa por este mundo fora (o que nas mais variadas vezes é mau) e claro está, consultar o que também se passa por este nosso Vale da Serra D´Arga.

E é mesmo isso que este tópico trata, Lanheses na Internet. Há vários endereços virtuais que podemos visualizar com informação sobre a nossa Freguesia, com mais ou menos qualidade, mas dois há que consulto variadíssimas vezes.

O primeiro, é uma página na rede social Facebook intitulada de "Lanhezes Lanheses", composta entre outras coisas, por um grande leque de fotos, onde podemos visualizar a nossa Aldeia, as suas Festas anuais e variadíssimos outros aspectos tão particulares de Lanheses, desde o Centro Escolar a Paisagens da Aldeia e as Gentes da Terra, alguns infelizmente, já desaparecidos do nosso meio. Considero-o muito bom e aconselho a sua consulta. Afinal, as redes sociais não são uma tretice, como muitos afirmam, provando, por exemplo esta página, que podem ser um veículo de propaganda e de estudo muito eficaz e com muita qualidade.

O segundo, não menos importante e de altíssima qualidade (deixo-o para segundo lugar propositadamente), é um Blogue, autoria de um Lanhesense nascido e criado nesta Freguesia, que muito estimo e admiro, que publica com uma frequência quase diária, tudo o que de mais relevante ocorre nesta nossa Aldeia! Falo, claro está do Blogue amigo "DOLETHES", da autoria do também meu amigo Sr. Remígio Costa!

Muito na brincadeira, mas também a sério, costumo afirmar que é o Jornal Regional que não temos em Lanheses!
Há uns anos, quando me mudei para Lanheses (e perdoe-me o Sr. Remígio esta inconfidência), fazia-me um pouco de espécie a forma um pouco gutural, como aquele senhor que registava os lotos e vendia jornais, no pequenino quiosque atafulhado de pó e revistas, se nos apresentava numa forma tão taciturna e quase ermitíca!  Fazia-me realmente impressão!
Mas...eis que de um momento para o outro, começo a vê-lo nas ruas de Lanheses com um look, muitíssimo jovial, auriculares nos ouvidos, muito mais magro, elegante e felicíssimo a ir buscar a neta á escola, com um sorriso de orelha a orelha, coisa que no quiosque nunca presenciei! E qual não foi o meu espanto ao tomar conhecimento do seu Blogue! Admirei-o profundamente! QUE JOVIALIDADE! E ainda hoje o continuo a admirar! Adoro a forma, como por trás dos óculos se vêem uns olhos cristalinos e muito brilhantes, que nos transmitem no minímo, sabedoria!
Gosto muito da forma como escreve, muito correctamente e aconselho vivamente a leitura atenta do seu Blogue pois, o mesmo, publicita muito fielmente a realidade que é a vida em Lanheses!

Devolvo aqui a gentileza que me fez, ao publicitar o meu, no seu Blogue e faço-lhe a justiça de o homenagear por tanta e tamanha jovialidade, prova mais que provada que a idade não é tudo, apenas uma condicionante da vida! Bem haja Sr. Remígio!

Dois endereços virtuais que aconselho para acompanhar Lanheses e o seu quotidiano (agora sim, vou trocar de novo a ordem, propositadamente) :  DOLETHES e Lanhezes Lanheses!

Porque a Internet pode e deve ser, como estas duas páginas nos mostram, fundamentalmente...Educação e Cultura!!!




2 comentários:

  1. Caro Sérgio:

    Há um manifesto exagero em algumas das considerações que faz a meu respeito, concretamente nas virtudes que aponta, de tal modo que fiquei a pensar não ter sido eu confundido com qualquer outra pessoa por quem nutra a mesma amizade que me dedica. É certo, porém, que, o período a que alude não é dos mais felizes da minha vida e, por certo, o meu comportamento poderá ter sido, para quem me conhecesse há menos tempo, pouco menos que esquizófrénico. Por outro lado, reconheço que o meu modo de ser possa influenciar um conceito desfavorável da minha pessoa nos primeiros contactos, que logo se desvanece à medida que o relacionamento se vai consolidando e me dou a conhecer.
    Numa definição muito pessoal, comparo-me a um ouriço que resiste a libertar as castanhas à força, mas as oferece facilmente pela acção suave dum raio solar...

    De qualquer modo, apraz-me merecer a sua amizade podendo estar certo que tudo farei para o não desiludir.

    Goze este dia maravilhoso, na companhia daqueles que muito o estimam.

    Forte abraço.

    Remígio.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Sr. Remígio e acredite, não exagerei naquilo que disse de si. É, e somente a maneira, como o vejo e admiro. Mantenha, por favor, essa jovialidade tão característica.

    Abraço

    Sérgio

    ResponderEliminar