segunda-feira, 30 de maio de 2011

O míudo que apreciava John Barry e a sua musica!

Há vários anos atrás era um miudo e como tantos outros miudos, gostava daquelas coisas próprias de miudos; tipo carrinhos, bicicletas, motinhas, quando for grande o desejo de ser pastor (com todo o respeito pela honestíssima profissão) e até Papa (Padre não), esfolar as canelas nos carrinhos de rolamentos, etc, etc...mas e há sempre um mas; já gostava de ver na TV da altura, canal único e estatal, programas sobre a Natureza e filmes...filmes fundamentalmente relacionados com o mesmo tema (engraçado que hoje sou pessoa que detesta ir ao cinema, mas continuo a gostar da sétima arte). Um dos filmes que mais me impressionou na altura foi uma daquelas fantásticas criações da "Disney" com o tema em Português - "Os Lobos não choram"- a história de um biólogo que destacado para o Alasca, vai estudar as Alcateias de Lobos existentes. O estudo inicialmente feito a muito medo, rapidamente se transforma em paixão e o Biólogo compreende o maravilhoso mundo que rodeia o Lobo e ajuda a desmistificar a criatura tão odiada e temida pelo Homem, que erradamente o pensava. Fantástico!

Outro que me marcou  muito, já muito antigo por sinal, mas repetido pela então "RTP" da altura, foi o filme "Born free" realizado em 1966; retrato da vida de George Adamson, que troca a vida que levava na India Inglesa, parte para o Quénia onde adopta vários trabalhos e por final se dedica a salvar e criar Leões! Lindo filme, belíssima história com paisagens de cortar a respiração! Uma das características que me chamou a atenção neste filme, foi a sua banda sonora...a mesma aumenta significativamente o sucesso e grandeza do filme. Apercebi-me que o compositor das trilhas sonoras era um génio e desde cedo comecei a apreciar a genialidade composicional de John Barry! John Barry, Inglês, compositor de trilhas sonoras das mais variadas, entre elas as dos filmes 007, África Minha (grandioso épico), Danças com Lobos, Algures no Tempo (com o saudoso Christopher Reeve - Super Homem) e outros muitos mais.
Este ano de 2011, fica marcado pelo seu desaparecimento fisico, mas apanágio dos grandes mitos desta nossa Era, fica a sua Obra Genial! Desde miudinho que aprecio a sua musica e não poderia ficar indiferente à sua morte! Em jeito de homenagem muito simples, neste blogue, deixo um video com a trilha sonora de "Born Free" para que apreciem a beleza e singularidade das suas composições musicais!

Video com imagens das belas paisagens africanas sob o tema "Born Free".




Tenho de agradecer aos meus Pais, que naquela altura, nos idos anos 80 me deixavam ver filmes depois dos trabalhos de escola realizados e, me mostravam (educando) as coisas boas e belas que ocorriam por este Planeta fora fazendo-me entender que a música é um poderoso meio de comunicação e educação!

Sem comentários:

Enviar um comentário