domingo, 29 de maio de 2011

O vôo da Cegonha Branca.

Na Quinta feira passada, na minha deambulação matinal pela Veiga tive um encontro imediato em primeiro grau, com o casal de Cegonhas Brancas (Ciconia Ciconia) que em campo aberto procuravam alimento para alimentar a sua prole.
É sempre muito complicado lidar com Cegonhas (mesmo com outro género de passarada) pois, ao sentir presença humana a fuga é sempre uma das armas mais utilizadas no mínimo, para não serem incomodadas, ou até seja, só instinto natural a funcionar.

Consegui no entanto, clicando por centenas de vezes no obturador da máquina fotográfica algumas fotografias, à distância e bem agachadito por entre as ervas que na Veiga vão crescendo sob o Sol que nos tem bafejado estes dias de Maio. Mas, a presença dos meus cães assim como a minha, não passa incólume a este e a qualquer outro tipo de animais...

A longa distância, ainda as apanhei abstraídas da minha presença...


Aqui, já me tinham avistado e a cautela impunha-se...não fossem  levantar vôo...



E por fim o vôo da Cegonha, que prefere afastar-se para locais mais calmos, onde a presença humana perigosamente não se aproxima...segui-as em direcção ao rio por entre os canaviais, para onde se dirigiram, mas tudo o que consegui foi atolar-me em lama e um par de pés pretos de lodo! Quem corre por gosto...não cansa...


Ainda me "debati visualmente" com a segunda de modo a tirar umas quantas fotografias, mas o resultado foi-me negado por mais um vôo em fuga...

Deixo estas cinco fotos (das centenas que tirei), para quem queira; possa apreciar a beleza destes animais no seu ambiente natural, o campo aberto e as margens ribeirinhas, onde a abundância de alimento faz proliferar as proles de Cegonhas, neste caso aqui, em Lanheses!

Sem comentários:

Enviar um comentário