quinta-feira, 2 de junho de 2011

Arco da Ponte de Linhares.

O caudal de águas do regato "Olho" baixou considerávelmente após estas semanas em que o calor tórrido e o Sol, se têm feito sentir! Um dos aspectos que tenho reparado, para além de alguns amontoados de lixo que ainda se vêem no fundo do regato, que começa agora a secar; é o arco de volta completa em granito que se vê perfeitamente, da antiga Ponte de Linhares! Um dos locais mais aprazíveis que conheço em Lanheses! É uma pena a falta de qualidade latente das águas do regato, que se a tivesse tornaria a atmosfera do local, praticamente idílica! As pedras do próprio arco estão escurecidas pelos detritos da água que se acumulam em épocas de forte caudal. Uma pena pois esta ponte, sendo estilo románica, seria monumento a preservar e salvaguardar, com urgência, em Lanheses. Um legado de extrema importância, que as gentes dos séculos XV e XVI (presume-se) nos deixou, pioneiros em construcção de infraestrutras de comunicação e trânsito, como eram as vias de ligação entre os vários povoados que foram unindo, há séculos atrás!
Em conversa no local, com o Presidente da Junta de Freguesia, há já alguns meses atrás, pude constactar que tem para a citada Ponte e para o regato, em mente; projecto para uma requalificação, mas já sabemos, teremos de dar tempo ao tempo para que muito daquilo que desejamos implementar nas nossas terras se venha a realizar, em virtude de vários factores intrínsecos! Oxalá, um dia o seu belo projecto se concretize...

Pormenores do arco e vista geral da Ponte de Linhares, o caudal do regato ainda baixará mais até secar, pelo menos nesta zona e se o Verão vier a ser como os ultimos que temos vivido, podemos então verificar na totalidade toda a sua curvatura.




Um património importante, como outros que urge preservar em Lanheses e, desenvolver até campanhas de sensibilização, para que o "Olho" viesse a deixar de ser tratado tão denegridamente, como tem desde há muitos anos vindo a ser tratado pela população em geral! Com esta frase não pretendo criticar ninguém, pelo contrário, pretendo tão somente alertar as consciências para que se preserve um bem essencial à vida e sua qualidade, como é o Meio ambiente e a monumentalidade do edifício!


3 comentários:

  1. Aprendi um pouquinho mais!... Confesso que nunca tinha visto tal arco, embora já tivesse ouvido falar da Ponte de Linhares.

    ResponderEliminar
  2. Sou admirador do Parque verde de Lanheses e dos trabalhos ali executados.Realmente aquela água ali parada não é bom. Mas deve existir algo pensado e falado para resolver esta situação! Sou sabedor que existe trabalho pensado e falado pela actual Junta de Freguesia de Lanheses! Porque em conversa com pessoas conhecedoras na área do ambiente me foi garantido que existe projecto para resolver esta situação e passe a existir água corrente no olho.É muito importante! Mas não é fácil porque envolve câmaras( Ponte de Lima e Viana), várias organismos, pessoas particulares, etc... Assim o Parque Verde seria um sonho de ver.
    Manuel Pereira

    ResponderEliminar
  3. Caro Manuel, é verdade o que diz pena que se encontrem tantas dificuldades para realizar algo de tão util à nossa freguesia! Sou sabedor da obra a realizar (pensada por este executivo) e posso afirmar que o Olho mudaria radicalmente para melhor! Oxalá se venha a concretizar.

    Cumprimentos

    Sérgio

    ResponderEliminar