sábado, 11 de junho de 2011

Carvalho Americano.

De volta ao tema do arvoredo que compõe a flora em Lanheses, existem na EN202, na saída da nossa aldeia em direcção a Ponte do Lima, uma série de árvores descomunais sobranceiras com as habitações e a referida estrada nacional. Aliás nesta estrada nacional, se analisada correctamente e não somente como serventia para quem conduz a pensar nos afazeres diários, podemos constactar e pensar que antigamente na sua projecção e construcção houve o cuidado de plantação de arvoredo de grande porte, como se pode ver nas freguesias de Fontão, Bertiandos e Santa Comba, onde ainda hoje existem exemplares majestosos a delimitar a via publica. Em tempos idos (imagino), uma estrada onde circular por entre tão extenso arvoredo, (muitos dos exemplares já foram abatidos) seria certamente um prazer! Pena, que se tenha abandonado esta política de edificação e obras publicas.

Ao longo desta via existem inumeros exemplares de Carvalhos (Quercus, nome cientifico dado a todos os géneros de carvalhos, sobreiros e azinheiras). Um dos que mais ocorrem, por certo fruto da política de florestação de então, é o Carvalho Americano (Quercus Rubra), da familia Fagaceae. Um deles ocorre precisamente em Lanheses, como referido em cima, na saída para Ponte do Lima, junto à EN202. Aliás dois exemplares ocorrem e ambos descomunais. Existem igualmente gigantescos, mais dois ou três; um em Fontão perto de uma oficina mecânica, outro na mesma freguesia um pouco mais á frente do citado e uma série deles em Bertiandos, pouco antes da exposição de móveis. São legados importantes que testemunham a forma como outrora se pensavam as vias publicas em Portugal.

O Carvalho Americano é uma árvore de folha caduca, de crescimento muito rápido e que pode viver até 100 anos, não exige solos muito ricos em nutrientes mas requer indices de pluviosidade muito altos. A sua madeira tem variadíssimos fins por ser bastante resistente e até maleável. Originário da América do Norte difundiu-se por toda a Europa e partes da Ásia. Compostos na sua generalidade, por frondosas e extensas copas e troncos muito rectilíneos de altura imponente.
Este exemplar de Quercus Rubra, nome dado pelo facto de que quando caem, as suas folhas se tornam avermelhadas; impressiona quem mais atentamente circule pela EN202 pois, a sua gigantesca copa ultrapassa a estrada nacional e fronteira com o terreno vizinho. É de tamanho majestoso e pelos cálculos que efectuei terá certamente uns 50 anos (corrijam-me, se estiver errado), uns dignos 28 a 32mts de altura, gozando ainda de muita vitalidade, mesmo atacado por espécie parasitária de trepadeira. É uma das árvores mais espectaculares que temos na nossa aldeia, quer pelo tamanho quer pela giganticidade da copa! Mais um exemplar arbóreo digno de se preservar em Lanheses. Ao seu lado a uns 30mts, ocorre igualmente um "primo seu", em tudo idêntico ao aqui referido. São realmente árvores imponentes. Este trecho de estrada está, desde a curva do talho até meados da recta, guardado por arvoredo de tamanho considerável!

Fotos do majestoso exemplar:


Reparem como a copa atinge facilmente o terreno em frente.


Pormenor do tronco, visível a parasitária trepadeira.


Pormenor da folhagem.


Deixo aqui o registo para quem circule pela Nacional 202, aprecie este exemplar de Carvalho Americano pois, a sua imponência assim o exige. Se não for alvo de qualquer acção humana mais negativa, ou até mesmo natural (as árvores também morrem), teremos árvore para apreciar por mais uns cinquenta anos!



Sem comentários:

Enviar um comentário