domingo, 5 de junho de 2011

Festas em Honra de Sto Antão.

Escrevo estas linhas na esplanada de trás em minha casa, ao som da música gravada que me chega aos ouvidos, vinda de Sto Antão. Mais um fim de semana das nossas vidas que finda, assim como findam também as festividades em honra do referido Santo. Uma vez mais me agradou imenso revisitar como noutros anos, o recinto da festa; observar a pequenina Capela toda engalanada para o efeito, deliciar-me com o saboroso cabrito acompanhado com bom vinho e ver o bom ambiente reinante entre os convivas, manifestação tão tipica das gentes do Vale da Serra D´Arga. Tanta alegria e tanto entusiamo! As paredes em granito do albergue que recebe os convivas, ganha vida, alegria e tipicidade por estas alturas de festa. E que bem se tagarela nestes dias entre aquelas quatro paredes! O ambiente fica mais quente, fica mais acolhedor e o cinzento do granito é substituído pelo branco dos sorrisos estampados nos rostos de cada um! Apesar de já não se verem os animais a serem trazidos para a benção sacerdotal, um costume que se perdeu no tempo, a Festa de Sto Antão mantém aquela marca simples e castiça, mas tão somente sua! Trocam-se por estes dias abraços, brinda-se com canecas de vinho, canta-se e dança-se...

Sto Antão é mesmo assim...festa tipica e genuína!




Tenho de deixar aqui a minha palavra de admiração e de felicitação, para com a jovem comissão organizadora da festa, que com profundo espirito de devoção e empreendimento, tem feito com que esta festividade tão genuína, não tenha ainda terminado! Aceitem o meu abraço sincero de agradecimento e votos de desejo para que continuem com esse espirito empreendedor de modo a que uma tradição tão genuína da nossa freguesia, não venha a cair em desuso e mesmo no esquecimento. 

Temos de manter aquilo que é tão característico da nossa identidade cultural! Até para o ano Sto Antão...


Sem comentários:

Enviar um comentário