terça-feira, 28 de junho de 2011

Hibisco.

Em plena parte baixa do Parque Verde em Lanheses ocorreu e ocorre uma árvore de porte arbustivo de extrema beleza. Um Hibisco, Hibiscus.

O Hibisco, é um género botânico inserido na família das Malvaceae, está dessiminado por todo o planeta, sendo muito utilizado como planta ornamental ou até para produção de chá. Quem não conhece o chá de Hibisco? Ocorre em numerosas espécies, tamanhos e géneros.

Este que ocorre em Lanheses no Parque Verde é um Hibisco Rosa (Hibiscus Rosa-Sinensis), ou mais comumente apelidado de Graxa-de-Estudante, devido ao efeito mucilaginoso das folhas, que podem lustrar calçado. É um arbusto lenhoso oriundo do Continente Asiático e do Hawai, onde é simbolo nacional. Pode chegar aos cinco metros de altura e apresenta normalmente ramagem pendente com grandes flores arroxeadas ou arrosadas, de onde lhe advém o nome. É extremamente utilizado como planta ornamental, quer em habitações, quer em arranjos nas cidades, vilas, etc.

O Hibisco, no Parque Verde, junto à zona onde foram plantados alguns Pinheiros e lado a lado, com um Carvalho, na periferia da Avenida do Rio Lima.

As flores são de um arroxeado lindo!


Precisa de climas quentes ou temperados, humidos, mas é muito pouco tolerante ás geadas e climas frios muito baixos. Necessita de luz solar directa em abundância! Esperemos que vingue na nossa zona pois é um exemplar de extrema beleza.

Faz-me um pouco de confusão se o dito arbusto ocorreu aqui naturalmente (por disseminação de sementes o que acho muito pouco provável) ou se foi plantado, no entanto estou consciente que trás mais beleza a uma zona de si já bem embelecida!

Sem comentários:

Enviar um comentário