sábado, 18 de junho de 2011

José Saramago.

Nasceu no seio de uma família pobre de agricultores do distrito de Santarém, na Aldeia de Azinhaga, Ribatejo (tão falada agora); família que nem posses teve para lhe pagar os estudos, pelo que cedo teve de trabalhar mas, a ansia e curiosidade pelo conhecimento, do mundo, das coisas e o amor pelos livros, fez com que se formasse numa Escola Técnica e, de serralheiro mecânico chegou um dia a director do jornal "Diário de Notícias"...percurso notável do menino pobre que brincava por baixo de uma oliveira na Azinhaga ("As Pequenas Memórias") e chegou em 1998 a Prémio Nobel da Literatura, sendo-lhe atribuído também o Prémio Camões!!! Comunista convicto até chegar a sua hora, o internacionalísmo da Prosa em Português alcançou o expoente máximo e notabílismo com a sua obra, Nobelmente galardoada! 

Neste dia em que se comemora o primeiro aniversário da sua morte, apraz-se o autor deste blogue em homenagear tão singular personagem da Vida e Cultura Portuguesas! E qual melhor maneira do que a de  publicar um pequeno video onde Saramago nos apresenta a sua visão da Democracia, tal e qual a sua escrita escarpaz e concisa...atacando directamente e sem falsas astúcias o tema a debater! Por ter mantido sempre a frontalidade mordaz, Saramago era mesmo assim, granjeou variadíssimos inimigos e atacantes...mas tal como o comunista convicto...nunca desmoronou mantendo-se coerente e fiel ás suas convicções até ao fim!!! 

Saramago e a falsa Democracia...



Se Camões e Pessoa são grandes, Saramago e a sua obra não o são menores; por isso mesmo não estando cá fisicamente entre nós, sei-o perfeitamente, Saramago esse...o menino pobre que um dia foi escritor e Prémio Nobel...jamais morrerá!

Por achar um livro, como um dos melhores amigos que possamos ter, aconselho vivamente a leitura atenta da sua obra ou parte dela! A quem o fizer, posso avisar que sentirá o espirito ficar-lhe mais critico, mais rico em saber e até reconhecer que este Mundo não vai bem e somos, cada um de nós, a ter de operar essa mudança!

Sem comentários:

Enviar um comentário