quinta-feira, 7 de julho de 2011

A amizade e os Blogues.

Tenho a honra e o privilégio de manter relações de amizade com um ilustre Lanhesense (não vou citar nomes), que quase todos conhecêmos, pelo menos quando estamos doentes o vamos visitar (risos) e descobri estes dias que tem uma paixão em comum comigo, a música clássica. Os blogues e a Internet têm destas coisas singulares; podendo ser extremamente nefastos, são também um poderoso meio de aproximar as pessoas, os cidadãos. E é o que tem vindo a acontecer entre a minha pessoa e a outra, tão conhecida aqui em Lanheses.  A realidade virtual por mais poderosa que possa ser não substítui a dinâmica e quimica da realidade fisica, o que tem vindo a acontecer nos encontros que temos vindo a ter em diversas ocasiões, onde aproveitamos e falamos! Facto deveras importante!

Pois claro, terei que lhe dedicar então aqui no meu modesto blogue uma área clássica (espero vivamente seja do seu agrado), da autoria do Compositor Francês, Camille Saint-Saëns, mais um dos grandes génios universais da música  e não só, destacou-se em outras variadíssimas disciplinas, interpretado por Mischa Maisky e apresentado por Roger Moore.

Caro amigo, deixo-lhe então "O Cisne" composição incluída nos 14 movimentos que perfaziam a peça  "O Carnaval dos Animais", movimento para dois pianos e orquestra, neste caso, movimento para dois pianos e violoncelo (e porque me apercebi do gosto que tem pelo som que sai do Violoncelo). Uma das composições onde mais se pode ver toda a habilidade e perfomance do violoncelista ao executá-la, neste caso Mischa Maisky, agora sim, num video actual com a barba e os cabelos brancos.

Para si caro amigo, O Cisne!


Magistral!

Aceite o meu abraço sincero e amigo!

2 comentários:

  1. Caro Sérgio Moreira
    No dia 13 de Junho, estava eu sentado junto à capela do Senhor das Necessidades, aguardando o início da procissão de velas que iria da Igreja paroquial até à capelinha de Santo Antão. Pouco tempo depois sentou-se ao meu lado um homem de Lanheses, já entrado na idade, muito simples, bom homem e conhecido de toda a gente. Nesse dia de festa de Santo Antão, chegou ao adro uma banda de musica (de Estorãos) que iria acompanhar, a procissão de velas até à capelinha. E digo eu para esse amigo sentado ao meu lado:
    - Que seria das festas sem uma banda de musica!
    E responde-me ele:
    - Não à coisa mais bonita que a musica... a musica clássica.
    E falou das suas obras preferidas,comovendo-se até quando falou de Gounod e da Ave Maria que compôs sobre um Prelúdio de J.S.Bach. Falou de Franz Schubert e algumas das suas obras(sobretudo da sua Ave Maria). Falou ainda de musica coral.E foi-me contando:
    - "O meu pai fez parte da "Grande Instrumental", grupo que abrilhantava e cantava, nas missas solenes das festas da nossa região.
    Era composta por homens de Lanheses e freguesias vizinhas, e utilizavam instrumentos de cordas, violoncelos incluidos"
    Veio-me então à memória, de ver no coro da Igreja de Lanheses, era eu criança,uma banda a tocar durante a missa da festa do Senhor das Necessidades (nos já longínquos anos 60) utilizando os ditos instrumentos de corda, não faltando até um contra-baixo.
    Fiquei deveras sensibilizado com este episódio. Não fazia a minima ideia que este homem, aparentemente rude era tão sensivel à musica, musica essa que é património de todos nós. Fiquei de me encontrar novamente com ele, para aprofundar mais as suas histórias dum passado musical em Lanheses, que muita gente desconhece.
    E contra aquilo que muita gente pensa, ainda à pessoas que aproveitam as festas, com as suas bandas de musica, para ouvir temas clássicos. Faz todo o sentido as bandas de musica nas Festas de Lanheses. Vejo todos os anos muita gente atenta, gente que gosta e sente a musica.Ainda é uma oportunidade para muitos, mesmo não estando lá os nobres instrumentos de corda.E esse homem que falei, é um, que todos os anos lá está. Na fila da frente.
    Caro Sergio Moreira, desculpe estas palavras escritas à pressa, numa noite de serviço.
    O Blog, como o Sérgio diz, e bem, é isso mesmo: Trocar ideias, fazer amizades!
    É pena não haver mais pessoas (muitas o seguem) a comentar as suas noticias e as suas crónicas.
    E quanto ao video "O Cisne" de Camille Saint-Saens,compositor que gosto imenso, faço minha uma sua palavra MAGISTRAL!
    Um abraço amigo!
    Amaro Rocha

    ResponderEliminar
  2. Caro amigo, fiquei com curiosidade após as suas palavras em conhecer esse Lanhesense de aspecto "Rude" e conhecer um pouco mais da história músical em Lanheses. É com os mais velhos que aprendemos muito mais, quando connosco partilham, a sua imensa sabedoria.

    Quanto ao blogue, espero continuá-lo por muitos e longos anos com a companhia de todos vós pois, é para vós Lanhesenses que o faço. Devo dizer que me dá um gozo danado, fazê-lo.

    Aquele abraço.

    Sérgio.

    ResponderEliminar