terça-feira, 5 de julho de 2011

Cello suite nº 1 - Johann Sebastian Bach

Para relaxar num dia que se avizinha cinzento e um tanto ou quanto melancólico, um dos mais extraordinários temas de um dos Génios Universais da Música, Bach.

Cello suite nº 1, interpretado magistralmente pelo violoncelista Letão, nascido a 1948 em Riga; Mischa Maisky, a par de outros, um dos grandes executantes de música clássica dos tempos modernos.



No mínimo fantástico o som que sai do Violoncelo, um dos instrumentos mais virtuosos que compõe obrigatóriamente qualquer orquestra clássica.

Num dia cinzento de Julho, um tema melódico...


2 comentários:

  1. Caro Sérgio Moreira:
    Li no seu blog a referencia que fez a Bach, mais concretamente à suite nº1 para violoncelo. Concordo plenamente consigo. Tenho a versão de Mischa MaiskY (Deutsche Gramophon) em cd e nunca me cansei de ouvir essa maravilhosa interpretação. É pena a maioria das pessoas não passem por essa grande experiência que é a musica clássica. Meios hoje em dia não faltam, sobretudo na net. O violoncelo é o instrumento que mais se aproxima da voz humana, e muitos grandes compositores escreveram para esse nobre instrumento, como é o caso destacado pelo Sérgio: J.S.Bach.
    Durante muitos anos fui assinante da revista Amadeus (versão espanhola). Esta começou a ser publicada em 1992 e terminou cerca de 15 anos depois (o mercado não perdoa a publicações de qualidade).
    Com a revista vinha sempre um cd de grande qualidade e de grandes etiquetas (Deutsch Gramophon, Philips Classics, Emi, Sony Classical, Decca etc etc...), o que permitiu colecionar obras que dificilmente se encontrariam na altura em discotecas.
    Hoje em dia tudo mudou.Fui um dos que à uns anos atrás subscrevi televisão por cabo só para ter o canal...Mezzo. Ele faz parte do nosso dia a dia. Ele permite ver grandes obras, grandes orquestras, assim como grandes interpretes. E agora tambem em HD.
    O tema que o Sérgio destacou no seu blog (com o video) foi oportuno e só demonstra que é um apreciador das coisa boas da vida.
    Um abraço
    Amaro Rocha

    ResponderEliminar
  2. Caro Amaro fico feliz por saber que apreciou o meu post matinal. O Violoncelo é um dos intrumentos que mais me agrada e claro sou um apaixonado por música clássica e não só, por outros géneros também. Lembrei-me em postá-lo quando hoje de manhãzinha começou a choviscar e pela minha janela ao ver as gotas de água a cair pensei logo no tema de Bach o Suite nº1 para Violoncelo e pu-lo a tocar. Magistral não é? Ainda por cima executado pelo Mischa, que ainda tinha a barba e os cabelos negros neste video. Vê-se toda a talentuosidade de quem aprendeu com Rostropovitch, o génio do Violoncelo. Uma referência para uma das editoras que menciona no seu comentário, a DEUTCH GRAMAPHON, a meu ver a editora das editoras clássicas. Excelente. Quanto à TV à muito que ando "zangado" com ela, não desfazendo o MEZZO e algumas vezes a RTP MEMÓRIA, quanto ao resto penso, pensará como eu, puro lixo...

    Folgo em saber que continua por cá a acompanhar o meu blogue que espero, os conteúdos, tenham vindo a ser do seu agrado.

    Abraço

    Sérgio

    ResponderEliminar