sexta-feira, 8 de julho de 2011

Chuva em Julho em todo o vale da Serra D´Arga.

Confesso que sou um pouco averso à chuva quando vem em periodos que considero mesmo muito despropositados! Hoje é um desses periodos! Ao levantar-me do leito e ao espreitar pelos buraquinhos do estore semicerrado, ainda meio adormecido, meio acordado, vem ao de cima uma sensação de desconforto e tristeza quando me apercebo que em Julho está a chover...desço ao rés do chão, abro a porta à cachorrada, preparo e tomo o pequeno almoço; ao que após, me sento em frente ao pc fumando o primeiro cigarrito do dia, para tomar conhecimento daquilo que se passa no Mundo e no País. Começo então a aperceber-me que a chuva que lá fora cai candidamente até nem é assim tão inoportuna ou despropositada. Se pensarmos bem, a Natureza actua muito como o nosso estado de espirito, ora um dia feliz onde brilha o Sol, ora um dia triste, onde cai a chuva. E dá-me esta languidez plácida tal como as gotas de àgua que vejo da minha janela a cair, uma estranha sensação de conforto e melancolia...o que me faz sentir que a chuva faz falta (na veiga o milho esverdeará com esta rega providencial que cai do céu) e muitas vezes me sabe bem! A Natureza não perdoa e renova-se a cada dia, a cada minuto e aquela sensação de triste preguiça por estar a chover, dá lugar a uma sensação de conforto porque lá fora chove e eu sob o conforto do meu tecto posso languidamente apreciá-la! Chove no mês de Julho em todo o Vale da Serra D´Arga, sindroma enervante para muitos que estão em gozo de férias (concordo), mas temos que adaptar o espirito à ocasião e não entrar em devaneios inconsequentes. É altura de apreciar-mos o Vale da Serra D´Arga e com chuva ver como os tons que a Natureza nos dá misturados com o cinzentismo do clima, são belos! O granito das ruas da nossa aldeia, os verdes, os castanhos, os amarelos e vermelhos até, da nossa flora, ganham outra variedade de côr completando uma paleta de tons que pintados na tela que é a Terra borrifada a humidade (o tal tipico cheiro a terra molhada no Verão) e bafejada com as gotas da chuva que está a cair, nos dão a sensação de estarmos dentro de uma imensa aguarela!

Avizinham-se dias de chuva para o fim de semana que se aproxima a passos largos mas, não vamos deixar a alma esmorecer, vamos antes celebrar por estarmos vivos e podermos apreciar o espectáculo que é a dança da Natureza...

Sem comentários:

Enviar um comentário