segunda-feira, 18 de julho de 2011

É triste...

É triste, quando chegamos ao rio e deambulamos pela zona, absorvendo o ar puro que nos emana o arvoredo que ali ocorre, ouvindo e vendo a passarada a esvoaçar frenética nas lides do seu dia-a-dia e depararmo-nos com o espectáculo deprimente que a nossa visão contempla, quando chegamos à zona onde está (e muito bem) implantado, o abrigo para visualização da avifauna, que por ali ocorre. Foi precisamente essa decepção que me ocorreu hoje quando cheguei ao local! Lixo pelo chão a rodos, beatas de cigarros, o painel exemplificativo dos mamíferos que ocorrem nestas áreas ainda mais riscado e degradado do que aquilo que já tinha referido há tempos atrás neste blogue, garrafas de plástico vazias pelo chão do abrigo e na sua envolvência, caixas de bolos...enfim uma bela porcaria!!!!

Que falta de educação, que falta de respeito pelos demais que se preocupam com estes espaços e os apreciam (eu sou um deles), que falta de civismo e fundamentalmente que falta de inteligência!!!!
Uma obra edificada com carinho e dedicação pela Junta de Freguesia, para agora meia dúzia de inergúmenos a degradar! Tenham lá santa paciência mas isto é demais. Imagino o interior das suas casas como estarão em termos de higiene? Porque, quem faz isto e nem se importa, concerteza deve morar num pardieiro...!!!

Como não estava munido da minha máquina fotográfica (mas tinha de documentar este espectáculo deprimente) tirei umas quantas fotos com o meu baratucho telemóvel (sou, sem criticar ninguém, averso a "télélés" caríssimos), por isso a qualidade das fotos não é a melhor. Peço por este facto desculpa!






Agora o painel, que se já estava estragado, ainda mais ficou, com aparvalhadas assinaturas e riscos inexplicáveis! Aqui só entendo e vejo uma coisa...estupidez!



Isto não se faz! Ao vivo ainda é mais lamentável! Uma porcaria! Estas infraestruturas ao serem criadas é para uso e gaudio de todos em geral mas o civismo e boa educação devem imperar! Não custa nada passar ali umas horas, minutos ou até dias mas, após a sua utilização, é de bom tom levar o lixinho todo para o sitio destinado para tal! O contentor!

Enervado pelo que presenciei tenho de afirmar o seguinte! Ao deambular também pelo caminho do rio que faz a ligação até à vizinha freguesia de Fontão, ora portanto do lado esquerdo quem chega ao rio, pela Avenida do Rio Lima, já há muito tenho reparado que umas três zonas existem e são sistemáticamente utilizadas como depósitos de lixos vários (principalmente restos de arvoredos e plantas mas, com outros tipos de lixos tóxicos à mistura tais como o plástico), o que não deve ser feito pois, estamos a depositar todo o tipo de entulho a céu aberto e algum dele demorará décadas para que a Natureza o consiga reciclar! Não vou documentar aqui neste momento pois, não acho justo que o faça sem contudo conversar primeiramente acerca de, com o Presidente da Junta, tendo em conta toda a fantástica intervenção ambiental que tem operado nestas áreas e que tenho como quase certo, não seja a favor destes despropositados depósitos de lixo! Pelo menos merece-me esta atitude! Dá-me a ideia que esta parte esquerda do rio é tida como o "parente pobre" da área mas, engane-se quem pensa assim porque a grande riqueza faunística é nestes lados que reside dado que, do lado direito do Parque Verde há muito a Veiga é utilizada pelo Homem para a prática da Agricultura (e bem a meu ver não estou portanto a criticar) o que faz afastar toda a fauna para locais mais sossegados. A breve prazo, após conversa com o Sr. Professor Ezequiel Vale documentarei aqui, caso nada solucionável venha a ser feito.

Meus caros concidadãos, nunca em tão pouco tempo se fez pelo rio aquilo que se está a fazer como agora, por isso peço a quem leia estas linhas e o divulgue por favor, estas atitudes insanas são de todo condenáveis e só levam a um caminho, à destruição dos ecossistemas e degradação do ambiente!

DESFRUTEM DA ÁREA MAS, NO FINAL DO DIA LEVEM O LIXO PARA O DEVIDO LUGAR!

O Ambiente e Lanheses agradecem...obrigado!

2 comentários:

  1. Ainda há quem tivesse ficado indignado com a classificação atribuída pela Moody's aos portugueses...

    Portugueses, porque não é possível a ninguém, sair do caixote sem se sujar.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo na totalidade o que diz, Sr. Remígio. Para os larápios da Moody´s bastou que os Portugueses se pusessem a jeito para serem sugados...anda aí muito inergúmeno que precisa ser sugado também e limpo cerebralmente...

    Abraço

    Sérgio

    ResponderEliminar