sábado, 9 de julho de 2011

Ligação Ferroviária Viana do Castelo - Tui-Vigo

Ainda há dias dava conta neste blogue da notícia, segundo os tablóides, que davam como certa a supressão da ligação ferroviária entre Viana do Castelo-Vigo, por acarretar um prejuízo mensal na ordem dos 20mil €; quando as ultimas notícias têm vindo a confirmar precisamente o contrário. Afinal, amanhã Domingo dia 10, data estipulada para que a referida ligação findasse, já não ocorrerá essa cessação porque a RENFE Espanhola, detentora dos caminhos de ferro espanhois, resolveu suportar os custos para tal efeito. Embora as notícias sejam contraditórias de um e outro lado (há quem afirme do lado espanhol que estes custos serão suportados somente até Setembro), interessa salientar que, a ser verdade, nos libertamos de um prejuízo e continuamos a assegurar um serviço, que no nosso País a cada dia que passa entra em maior declínio! O Comboio! Esse meio de transporte que carregou em tempos idos um País "às costas" como o nosso, que lhe trouxe prosperidade, trabalho, desenvolvimento e que anda nestes tempos modernos pelas ruas da amargura, num País que com um péssimo exemplo de falta de educação e cultura e muito desrespeito à mistura, lhe virou as costas!

Andei a divagar pelo YOUTUBE e pela net, pesquisando a história dos caminhos de ferro em Portugal e fiquei até surpreso com o manancial de informação que por lá anda! Excelente mesmo! Mas, a satisfação deu lugar à tristeza por aperceber-me que sou oriundo de um País governado por ingratos e incompetentes...à várias gerações!
Portugal que era detentor de uma das mais abrangentes rede de ligações de caminhos de ferro (pese o facto de ser um País pequeno) após anos de políticas ruínosas no que toca à rede ferroviária, está num lastimável estado de abandono...comovente!

Dos vários videos que visualizei, um houve que me tocou e chocou profundamente, toca no essêncial aquilo que vai acontecer à famosa Linha do Tua e ao desgoverno político que reina neste nosso País. A Linha do Tua, atravessa Trás-os-Montes, desde a foz do Rio Tua, no Rio Douro e seguia até Bragança (isto em tempos idos). Parte desta linha já está desactivada há muito tempo, nomeadamente o troço de Bragança. O comboio que por ali circula atravessa paisagens de cortar a respiração, de uma beleza incrível e o que lhe vai acontecer? Parte da citada Linha ficará submersa pelas águas da Barrgem a ser construída na Foz do Tua, quando chegarem à cota máxima ou mínima a engulirão! No País de "Nuestros Hermanos", aconteceu precisamente o contrário e as chamadas Linhas de Via Estreita, não foram atacadas e encerradas como sucedeu aqui em Portugal, veja-se os casos da Linha de Fafe, Linha da Póvoa do Varzim, Linha do Tâmega, Linha do Dão, posso dar o exemplo no caso desta, que em Viseu onde antigamente existia a Estação da CP está agora plantada uma vistosa rotunda!!!!! Aconteceu precisamente o contrário em Espanha, restauráram-nas e modernizáram-nas (as Linhas ferroviárias de via estreita) de modo a evitar a desertificação do interior e explorar todo o seu potêncial turístico, retirando daí preciosos dividendos! Que diferença de políticas! Começo a entender porque motivo as agências de rating nos atacam com tanta violência, são anos e anos a fio de governações erráticas!

E agora uma das ultimas Linhas de Via Estreita em Portugal, conhecerá igual destino! A tão famosa e bela Linha do Tua, ou melhor afirmando, o que resta dela! Quer dizer, não aproveitamos todo o potêncial turístico que daí pode advir ao Estado, para gastarmos milhões numa barragem para a EDP numa altura em que a mesma vai ser privatizada, que coincidência a EDP ser mais importante que o Estado, que somos todos nós! Que despaupério! Que vergonha! É de uma tristeza ilimitada ver como está um Património Cultural e Arquitectónico vetado ao abandono! Acho intolerável! Inqualificável!

Aconselho a visualização do video na integra e se forem sensíveis, comover-se-ão como eu me comovi ao fixar em mente a desertificação do interior a que este País está sujeito, motivada por políticas erradas e de dificil entendimento...para não afirmar outras coisa, outros devaneios!!!



Curiosamente aqui uma TV  Portuguesa (neste caso privada) prestou ao contrário do que é habitual, um bom serviço, bastante educacional!

Recomendo a todos os Lanhesenses quantos tenham lido estas linhas neste post, que se tiverem um tempinho e dado que as férias estão aí, aproveitem e façam este passeio de comboio que em breve, tal como a nossa Linha do Minho (antevejo), deixará de ser uma realidade.

Para quem queira explorar um pouco mais o tema, aconselho a visualização do premiado documentário "Pare,Escute e Olhe" de Jorge Pelicano (comovente no mínimo) e todo um manancial de videos que no youtube estão postados referentes a esta temática do Caminho de Ferro em Portugal.

Começo agora a entender porque motivo Espanha ainda não foi tão atacada económicamente, como o estamos nós a ser...são muitos anos seguidos a errar selváticamente...O NOSSO PAÍS AOS POUCOS ESTÁ-SE A ACABAR...



Sem comentários:

Enviar um comentário