quinta-feira, 21 de julho de 2011

O milagre da vida que se renova a cada Estação do ano.

Deambulando pelo zona do rio, Parque Verde e não só, pude observar em dia de muito vento o milagre da vida que se renova a cada Estação do Ano. Pois é, estamos no Verão mesmo que não o pareça e, observando os arvoredos que por aqui ocorrem, já se podem ver, resultado da Primavera que passou, os frutos das nossas árvores bem verdinhos a desenvolverem-se e prosperar. Carvalhos, Amieiros, Castanheiros, Nogueiras, etc, etc., estão carregadinhos de frutos e que engraçado é observá-los agora que estão verdinhos, para depois no Outono que se aproxima, estarem madurinhos e com a côr castanha tipica dessas alturas e à qual damos mais relevância. Alguns apodrecerão no chão quando a sua árvore não aguentar mais o seu peso, outros acabarão no  bico de um qualquer passarolho e outros há que na terra germinarão para continuar o ciclo da vida, da vida vegetal, tão importante para nós e contudo ainda tão alheia aos nossos olhos!

Uma nobre árvore (Carvalho - Quercus) carregadinha com o seu não menos nobre fruto, a Bolota (ou Landes).



Jovem Amieiro, carregado de fruto. Impressionante!

Propositadamente, não publiquei fotos do Castanheiro com os seus "ouriços" verdinhos porque acho que obrigatóriamente a sua época de esplendor é pelo Outono, o que oportunamente o farei. Mas é de elementar beleza observá-los. Detenho-me neste tópico, sobre a Bolota; esse nobre fruto, tipico das nossas florestas e proveniente dos Carvalhos, Sobreiros e Azinheiras, que já alimentou em tempos idos muitas gerações de Portugueses. Actualmente dada como alimento aos suínos, as Bolotas, há séculos atrás eram esmagados pelos povos da antiguidade na Península Ibérica (Lusitanos por exemplo), para se fazer farinha e pão. Actualmente ainda se usam em alguns preparados culinários, tipicos de Portugal.  No Alentejo a sua importância ainda é significativa.

Estão neste momento verdinhas para depois amadurecerem e, no Outono, tal como a Castanha se possam consumir. Até lá é um espectáculo apreciar os Carvalhos que por aqui ocorrem carregadinhos com este (volto a frisar) nobre fruto!

É o Verão em termos vegetais, em todo o seu esplendor.

Sem comentários:

Enviar um comentário