segunda-feira, 15 de agosto de 2011

15 de Agosto. Dia de não se poder passar na ecovia até à foz do regato da Silvareira!

Foi um belo dia de Verão este dia 15 de Agosto, embora um pouco ventoso, a temperatura do ar esteve a níveis próximos dos normalmente registados para a época que vivemos. Tempo quente; pessoas felizes, famílias em amena cavaqueira, muita malta no Rio Lima aproveitando o Sol; outros muitos, passeando pela área do Parque Verde, outros nas esplanadas refrescando-se com algumas bebidas e gelados à mistura; enfim, Lanheses fervilha de vida, de alegria, por estes dias quentes de Verão. É belo de se ver como a "nossa" aldeia, ganha outro encanto, outra magia, nestes dias cálidos. (Não o deixa de ser bela noutras épocas, é certo).

Mas (e há sempre um mas), entrecortados por outros sons; os "sons do Verão", esmoreciam sempre que se ouviam o troar dos canos das espingardas na zona da Veiga, sinónimo que mais uma época de caça se inciou e, que algumas boas centenas de Rolas (entre outras espécies) morreram hoje. Não adiantou de nada os apelos da Quercus, para que se iniciasse mais tardiamente a época de caça à Rola Comum pois, muitos ninhos ainda têm posturas tardias e a esta hora muitos passarinhos famintos estão no ninho à espera da chegada dos seus Pais, com a tão almejada refeição! Muitos desses Pais, não chegarão mais ao ninho pendurados que estão junto à cintura de um qualquer ser humano vestido à militar e, os mesmos passarinhos, estão neste momento a morrer à fome, outros já foram até devorados por outros animais...a natureza não se compadece dos fracos! Bárbaro! E as armas dos senhores que usam fato esverdeado à militar, essas, não se calavam! Foi um belo dia 15 de Agosto, dia de Missa, dia Feriado de Igreja onde se comemorou a Assunção de Maria, mãe de Jesus de corpo e alma aos Céus! Ao mesmo tempo foi dia de carnificina! Interessante, a estranha dicotomia do Ser Humano!

Para quem quis utilizar a Ecovia, como eu, em direcção à Foz do Regato da Silvareira, foi dia de dar meia volta, retroceder a marcha ou passeio (como quiserem) e utilizar outras zonas porque o soar dos canos das armas é realmente assustador! Foi um dia mesmo "fixe" para não se poder ir até ao já citado regato, o tempo até estava quentinho, assim como o cano de muitas armas!

Gostava de perguntar a quem de direito, como resolver este embróglio porque, zonas de caça, ecovias e parques verdes para lazer, tudo sito no mesmo local, não combinam mesmo nada!


Nota Breve - Hoje fiquei estarrecido com a atitude de um Lanhesense, que ao conduzir a sua "stationwagon" cinzenta (apetecia-me mesmo revelar o nome) em direcção ao cemitério, avistando um pequeno cachorro na estrada ao invés de se desviar, ou reduzir a marcha, tentou intencionalmente atropelá-lo desenhando um daqueles ziguezagues mirabolantes, tipico de quem não sabe o que anda a fazer na estrada! O pequeno cachorro assustado, sem reacção, nem se desviou e o Lanhesense a rir lá continuou a sua marcha...ISTO NÃO SE FAZ...QUE FALTA DE HUMANIDADE...meu caro, já dizia o velho ditado - "quem com ferros mata com ferros morre" - e olhe que ser colhido por um automóvel, não deve ser nada agradável! Esta atitude incomodou-me realmente bastante!

Sem comentários:

Enviar um comentário