segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Castanea sativa. Castanheiro.

Tinha agendado a escrita deste post, aqui no blogue, para meados de Outubro, ou principios de Novembro mas decidi antecipá-lo porque, após um passeio a pé pelas ruas da nossa Freguesia e ter verificado que os vários exemplares de Castanheiros que ocorrem em Lanheses, estão carregadinhos de fruto, o tão característico "ouriço" que envolve as Castanhas, achei ser de todo lamentável não publicitar uma das árvores mais fantásticas, senão a mais, que fazem parte da Flora Portuguesa, em Agosto, altura em que os mesmos nos mostram toda a sua beleza com os frutos ainda verdes a baloiçar nas copas ao som do vento quente deste mês! 

São de uma beleza inqualificável!

Frondoso exemplar (e um dos mais famosos) que ocorre junto à EN 202 e pormenores da sua folhagem florida onde se podem ver os "ouriços" verdinhos.


Ouriços verdinhos, para depois amadurecerem em Outubro.

O Castanheiro; Castanea sativa, da família Fagaceas, do género Castanea; é uma árvore milenar, ou seja, é de uma grande longevidade, atingindo fácilmente os mil anos de vida! Um notável registo de longevidade, num Planeta onde biliões de espécies co-habitam mas com esperanças médias de vida muito curtas, se comparadas com a desta árvore fabulosa.

É uma árvore de folha caducifólia (caduca), ou seja, "desnuda-se" de folhagem no Inverno, para voltar a folhear com a chegada dos primeiros dias de Primavera, apresentando estas tamanhos entre os dez e vinte centímetros, dentadas, mais escuras na parte inferiror e um pouco translúcidas quando trespassadas pelos raios de Sol. O seu fruto, claro está, é a Castanha. O castanheiro tem no seu pé flores masculinas e femininas e delas resulta o "ouriço" quando amadurecido abre em quatro e então se retira dele a castanha. É uma árvore de crescimento rápido até aos seus cinquenta-sessenta anos de vida o que após retarda até ao seu fim de vida. Atinge com muita facilidade os quarenta e cinco metros de altura(!!!!) e as sua copa atinge diâmetros de trinta a quarenta metros(!!!!). É um exemplar arbóreo notável!!!
Entre os oito a dez anos de vida o Castanheiro já dá fruto (como pude constatar em Lanheses numa jovem árvore plantada num terreno particular e que fotografei) mas, só depois dos vinte anos é que a sua frutificação passa a ser regular. Ocorre na generalidade por toda a Europa e na Península Ibérica também, pelo que no nosso País é considerada espécie indígena ou autóctone. A ter sido introduzida no particular clima peninsular ibérico, existe uma teoria que afirma que se tal tenha ocorrido (carece de fontes), foi então, pelas mãos dos romanos.
Existem duas variedades de Castanheiros, os mansos e os bravos e a sua taxonomia varia em função da utilidade que lhe queremos dar. O Castanheiro manso é utilizado para a produção do fruto, a castanha, o bravo é mais utilizado para aproveitamento da sua madeira, o castanho, caracterizada pela sua muito boa qualidade. Ao conjunto de Castanheiros para efeito de produção de Castanha, ou seja mansos, damos o nome de Souto; ao conjunto de bravos, para produção e exploração de madeira, damos o nome de Castiçal. Naturalmente, o Castanheiro não ocorre em grandes aglomerados mas sim espaçados entre si, por isso vemos sempre exemplares sós ou a vários metros um dos outros. A ocorrerem juntos é prova de que foram plantados. Como em tudo na vida há excepções, pelo que esta não é uma verdade absoluta, antes sim uma característica desta espécie.

Fotografias de variados exemplares que ocorrem em Lanheses

Jovem Castanheiro carregado de fruto (como afirmei acima), ainda que jovem, já é prolífero!




Espalhado por toda a Europa e Caucaso, em Portugal o Castanheiro está bastante bem disseminado, ocorrendo mais notóriamente no Centro e Norte do País, sendo raro no Sul. É uma árvore que precisa de climas muito humidos, desenvolvendo-se correctamente só acima dos quinhentos metros de altitude, pelo que o Sul com as suas temperaturas altas não lhe serve o correcto crescimento, excepção feita em Marvão, onde ocorre com alguma frequência.  Na Europa, um dos países com mais área de Castanheiro, é Itália, atingindo várias centenas de milhar de hectares de Castanheiros e em Portugal, como dito anteriormente, é no Norte do País, mais precisamente em Trás-os-Montes, que poderemos encontrar a maior área da mesma. A Castanha já foi em tempos idos (desde o tempo romano até meados do século XVII) uma das bases da cadeia alimentar e um dos mais importantes farináceos, quer em Portugal, quer em outros países do velho continente mas, com a introdução do milho, das batatas e outros produtos agrícolas, foi perdendo a sua importância como importante alimento para o Homem e outros animais e a população de Castanheiros foi diminuindo drásticamente. No entanto continua a fazer parte da nossa rica gastronomia, por alturas do Outono, veja-se o arroz de sarrabulho com castanha à mistura ou então as famosas "Quentes e boas" apregoadas pelas vendedoras de castanha que em Outubro e Novembro pululam pelas artérias das nossas terras vendendo esse fruto assado! E que saboroso que é, comê-las quentinhas envoltas em folha de jornal. Cruas, cozidas ou assadas, as castanhas, comem-se de qualquer maneira e muito ainda nos dias de hoje.

Mais alguns exemplares Lanhesenses.



Os meus "vizinhos"...




Estes dois ocorrem na "Quinta do Capitão" (corrijam-me se estiver errado quanto ao nome da propriedade) e são a meu ver, dois dos mais produtivos Castanheiros da nossa aldeia. Coincidência, serem meus vizinhos.





Portugal continua a ser um dos grandes exportadores de Castanha a nível mundial e as regiões de Valpaços e Vila Real, em Trás-os-Montes, duas das principais zonas de produção. Com efeito, os entendidos na matéria dizem que a Castanha Portuguesa é uma das melhores do mundo! Como curiosidade da importância que o Castanheiro tem para Portugal, é o facto de variadas localidades lhe aproveitarem o nome, como por exemplo: Souto (Trancoso), Castanheira (Manteigas), Souto Maior (Trancoso), etc, etc.

Aqui em Lanheses ocorrem com alguma frequência (pelo que vi), bastante espaçados entre si é certo mas, se atentamente observarmos o aglomerado arbóreo que compõe a flora da nossa aldeia, lá no meio está sempre um Castanheiro carregadinho de verdes ouriços (agora em Agosto), para nos deliciarmos em Novembro com o seu delicioso fruto, a Castanha.


No Outono, revisitarei este tema sobre uma das mais importantes árvores, que compõem a flora nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário