segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O resistente, revisitado...

Há uns tempos atrás, tinha publicado um texto, acerca de uma árvore que ocorria junto à estrada que nos leva ao Cais do Rio Lima, em pleno Parque Verde. Tinha-a apelidado de "Resistente" porque o seu estado decrépito nos mostrava uma lenta agonia seguindo em direcção a uma morte mais que anunciada mas, ainda resistia e apresentava alguns (poucos) sinais de vida.

Após decisão de alguém, certa ou errada (neste momento não interessa para aqui isso) o mesmo foi decepado, restando agora um pequeno cepo que nos mostra onde o exemplar existiu. Estes dias ao passar por lá, um fenómeno chamou-me a atenção, na sua base, um raminho vingou apresentando-se-nos cheio de vitalidade, ou seja, extremamente verde! O "Resistente" ainda vive!
Fotografia tirada com o telemóvel, portanto não tem como deveria ter, a melhor qualidade. Peço desculpa por isso. Nela se capta o essencial, o cepo e suas novas ramagens. Isto,sim, é resistir!

A Natureza e as suas forças, são algo de fenomenal. Aquele cepo, quase na sua totalidade apodrecido, teima em resistir e nos mostra que não adianta ceifá-lo porque, mesmo que isso lhe tenha acontecido, alguma vitalidade diáriamente conseguirá mostrar.

Apelo às autoridades competentes que não intervenham mais sobre este pobre cepo e deixem a Natureza actuar livremente de modo a podermos chegar a uma conclusão plausível...conseguirá, com novos raminhos, (como apresenta) este infeliz exemplar arbóreo, renovar-se e viver?

Era bom que a isso, nos permitissem assistir!

Sem comentários:

Enviar um comentário