segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pelos caminhos de Portugal...final.

Não aguentei esperar mais e de uma pernada só, fiz a última etapa da viagem, Figueira da Foz-Lanheses. Duzentos e vinte e picos quilómetros em estradas muito agradáveis de se conduzir, muitas delas nacionais, passando por terras lindas, algumas bem características; destaco Vagos, as Gafanhas e claro, Aveiro com a sua Ria e centenas de ninhos de Cegonhas. Um pequeno grande, apontamento, este País está de tal modo falido, que tudo o que é autoestrada ou algo a roçar a sua semelhança (por vezes sem o mínimo de qualidade para como tal ser caracterizado), se pagam generosamente!!! Que má imagem dá um País aos muitos estrangeiros que o cruzam rodoviáriamente, com tanta portagem electrónica (tão em voga nestes tempos) e com as tantas normais portagens, também! Vê-se logo que a governação vigente precisa desesperadamente de dinheiro...um roubo descarado, ninguém disfarça! Não entendo como diabo andam os Portugueses(as) tão caladinhos nos seus afazeres...não entendo mesmo! Só para dar uma ideia; a minha ida de Grijó (inicio da mais que paga A1) a Grandola (Alentejo) ficou-me em classe 2 por uns módicos 37,50€!!!!!!!! Digam lá se isto não é roubar!!!! Não caí no mesmo erro duas vezes e passei a adoptar as Nacionais como prioridade a seguir! Outra situação repugnante que tenho de citar é o facto por mim registado de que os combustíveis no Sul, são muitíssimo mais baratos que no Norte, onde um litro de gasóleo custa em média 1,33€ (em Setúbal num hipermercado a 1,23€!!!); contra os vistos acima da zona de Estarreja (a nossa) a 1,38€...na moeda antiga dará médias de 10 escudos de diferença...um valor bem alto, na minha modesta mas, irritada opinião...esses senhores que se pavoneiam de gravata são autenticos LADRÕES!!! Para quem defendeu a liberalização dos combustíveis, tomem lá e...PAGUEM!!!

Algumas fotografias do regresso:
A Figueira ficando para trás...

Parados nos semáforos no centro de Vagos.

Ria de Aveiro.

Bom; o que interessa (QUERO É FALAR DE COISAS AGRADÁVEIS) é que já estou em Lanheses (já enchi os pulmões com este ar maravilhoso da nossa aldeia), ainda não fui ao rio nem à veiga mas, amanhã com os meus peludos, terei todo o dia para lá passar e primeiríssima coisa, atirar-me de mergulho para aquelas ervas que tão bem conhecem o meu corpo!

Entretanto um desabafo...dei por mim agora mesmo a divagar em pensamento, no maravilhoso luar que o Alentejo e a Zambujeira do Mar me proporcionaram estes dias passados...partir (a meu ver), significa dar valor ao voltar para se valorizar onde se habita sem esquecermos aquilo que de belo e visitado tanto mexeu com o nosso interior...

Conclusão: Após uma semana e uns 1800 kms (+-) feitos por variadíssimas estradas, pernoitando por razões de segurança e conforto, em parques de campismo (muito bons tenho de o afirmar, com excepção de um no Meco) e uma pipa de massa gasta em portagens, valeu bem a pena pois, desbravar este Portugal por mais que esteja falido, é de sonho...é de uma beleza impar! Fiz toda a costa portuguesa desde a Zambujeira do Mar a Viana do Castelo a bordo da J5, uma autocaravana Peugeot de 1985 que foi a estrela da viagem, sem nunca vacilar, aquecer e tão pouco avariar! Se a viagem foi perfeita, a ela o devo...também a trato com muita meiguice...é um facto!


Estacionadinha junto ao fabuloso Mosteiro de Alcobaça, descansando...

Fim de viagem. A próxima está já em projecto...


1 comentário: