sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Plátano Bastardo.

Quem se passeia pelo Parque Verde, pela zona fronteiriça com a Avenida do Rio Lima (do lado direito) por entre o arvoredo; composto maioritáriamente por Carvalhos, Salgueiros um ou outro jovem Freixo; pode observar entre tantas outras, uma árvore diferente, um Plátano. Um Plátano Bastardo. É uma árvore de folhagem escura, tronco mais ou menos esguio (ainda se trata de uma árvore jovem), composta por copa ampla e em formato arredondado. Um belo exemplar arbóreo, sem dúvida!

O Plátano Bastardo (Acer Pseudoplatanus), é a árvore simbolo do Canadá. É designado vulgarmente por Padreiro ou Plátano Bastardo porque sendo semelhante aos Plátanos verdadeiros, não é na sua essência, um deles. O Plátano Bastardo, é uma das árvores autóctones mais características do território continental, onde predominam as influências atlânticas, ocorrendo no passado espontáneamente. É uma espécie muito bem disseminada no nosso País, sobretudo a Norte do Rio Tejo, onde é utilizada para ornamentar muitas das nossas Praças, Avenidas e Arruamentos. Pertence à família dos Acers (Bordo em Latim) e é também comumente  apelidado com o mesmo nome, Bordo. Pode atingir uma altura entre dez a quarenta metros e apresenta copa frondosa composta por folhas palmiformes (tipo a da vinha) de variadas cores, desde o verde até amarelo e vermelho (como está patente na bandeira do Canadá). É uma árvore caducifólia, perdendo a sua folhagem no Inverno, necessita de solos frescos a muito frescos para o seu correcto desenvolvimento e não precisa de muito espaço para se desenvolver.   

Eis aqui o frondoso exemplar.


Pormenor da folhagem e seus frutos.


Pormenor do tronco e ramos.


A sua floração ocorre no iníco da primavera e é um importante disseminador de pólens e néctar nessa época, sendo de muita importância para as abelhas. Dele o Homem também retira proveito. De variadas formas mas, duas há que são de salientar. A primeira, dada a riqueza e qualidade da sua madeira; é usada para a construcção de diversos instrumentos musicais, principalmente baterias, braços de guitarra e baixos eléctricos, dado o seu timbre cristalino. A segunda; da sua seiva, se extrai o xarope de bordo que no Canadá, por exemplo, é abundantemente usado do mesmo modo como nós aqui usamos o mel (apesar de em nada ser semelhante) e, é um óptimo regulador para o cálcio nos ossos. Uma das suas singularidades é comer umas panquecas, ou umas torradas, ou mesmo rabanadas ensopadas em xarope de Bordo. Um delicioso manjar.

A "nossa" por estes dias está carregadinha de fruto, que atingirá a sua maturação entre Agosto e Setembro, disámaras com alas erecto-patentes de côr amarela e rosada nas suas pontas.

Uma árvore bela de se observar e que vem compôr a riqueza arbórea existente em pleno Parque Verde.

4 comentários:

  1. Meu caro Sérgio.

    Acompanho, com muito interesse os seus excelentes posts sobre a natureza e admiro a sua dedicação pela divulgação dos especimen da flora local.

    Não estando muito à vontade para fazer reparos nesta área, pois não tenho formação específica,(como deve saber)gostaria que revisse a a afirmação de ser a folha do plátano que consta da bandeira do Canadá, que eu também me acostumei a pensar que era até há pouco tempo, quando, numa visita à Casa da escritora Sophia M. Breyner Anderson, no Porto, a guia da visita nos ter informado ser outra a árvore que produz a folha que consta da bandeira do referido país, mas cujo nome não recordo.
    Se puder esclarecer-me sobre o assunto, agradeço-lhe eu e os seus muitos seguidores.

    Um abraço de muita amizade.

    ResponderEliminar
  2. Sr. Remígio, efectivamente sei qual é a árvore simbolo do Canadá. É vulgarmente apelidada de BORDO e até BORDO VERMELHO, devido às cores avermelhadas que a sua folhagem apresenta e cobre toda zona florestal desse País. O termo Bordo, é um termo muito amplo, que em Latim significa "Agudo" devido à forma pontiaguda das suas folhas. Engloba todas as espécies de árvores do tipo ACER, na qual está também incluído o Plátano Bastardo, que mais não é que um Bordo. Se calhar posso não me ter exprimido da maneira mais explicita mas, a árvore retratada, embora que estilizada, na bandeira do Canadá mais não é que da familia do Bordo, género Acer, onde se incluí o Plátano Bastardo. Se na visita à fantástica casa de Sophia de M. Breyner, a guia lhe deu outro nome que não um destes, peço desculpa pela sinceridade mas, a dita senhora, está errada.

    Espero ter sido elucidativo,com esta explicação.

    Abraço

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  3. Acrescento ainda (pois só fiz referência na explicação anterior, à árvore simbolo do Canadá) que a folha que estilísticamente está desenhada e figura da bandeira desse País enorme e um dos mais belos em termos naturais, do mundo, é a folha de Bordo.

    Abraço amigo

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  4. Fica tudo (bem) esclarecido. Obrigado.

    Abraço amigo.
    RC.

    ResponderEliminar