sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Saudade.

Há hora da publicação deste post, os foguetes já foram lançados e os Gigantones e Cabeçudos já dançam frenéticamente ao som do troar dos bombos tocados com afinco pelos Zés Pereiras e Zabumbas. Começou a Romaria da Agonia! Ocorre-me neste momento, longe de Viana, longe de Lanheses somente a palavra saudade. Saudade! Algures perdido neste Portugal tão bonito para se desbravar e conhecer, em pleno Parque da Costa Vicentina, onde reina o calor sufocante e as águas cálidas do Atlântico, o meu pensamento acordou em Lanheses e Viana.
Em plena Zambujeira do Mar, aldeia linda e calma (o festival do sudoeste já se foi) encostada ao já referido Oceano, no distrito de Beja, ando a conhecer uma das zonas mais belas e tipicas das tantas que povoam este nosso País. Não podia deixar de; em  forma de sugestão de férias para todos os meus amigos Lanhesenses, recomendar este cantinho do País, onde as paisagens são de cortar a respiração, as praias de muito boa qualidade e o ambiente é calmo, um pouco nostálgico mas muito, muito acolhedor. Sines, Zambujeira do Mar, Porto Covo, Odemira, Vila Nova de Milfontes; estão todas aqui bem pertinho umas das outras; o que resulta numa experiência de férias bastante aprazível. Para quem dá valor (como eu) a lugares calmos para se passarem as férias, deixo esta sugestão. Venham; porque realmente é muito agradável, lindo e sobretudo, calmo! Ah...e as águas deste imenso Oceano que é o Atlântico, nestas zonas, já começam a aquecer, pelo que nadar em águas mais quentes e transparentes se torna também uma experiência bem saborosa!

Eis algumas fotos da Zambujeira do Mar e algumas praias.




Dias quentes, se vivem aqui para estes lados, onde reina o Sol e a boa disposição e, onde com saudade me lembro que em Viana começou a Romaria das Romarias, que tanto prezo e há qual por escolha própria este ano, resolvi não presenciar.

Confesso que este estranho acordar mexeu comigo...


 

2 comentários:

  1. Caro Sérgio Moreira:
    Já passa das três horas da manhã, e o largo de S. Domingos continua apinhado de gente. Ali ao lado nas ruas da Ribeira, centenas de pessoas assistem à preparação dos tapetes para a procissão da Senhora da Agonia ao mar. Os bares aqui nas redondezas continuam abertos e a cerveja começa a fazer efeito. O barulho lá fora é ensurdecedor. E eu lá vou atendendo chamada atrás de chamada.
    Como o Sérgio diz, é imperdivel a Romaria da Senhora da Agonia. Mesmo que seja vista de dentro de um estabelecimento, como é o meu caso, no momento que deixo este comentário. Mas amanhã (ou mais logo, saio ás 9) lá estarei, agora na rua, pois esta romaria tem coisas imperdíveis. E nós como minhotos gostamos muito dela.
    Umas boas férias para o amigo Sérgio e para a família.

    ResponderEliminar
  2. Caro Amaro muito obrigado! Imagino como estará plena de alegria e vida a nossa linda Viana do Castelo. Não é à toa que é a Romaria das Romarias! Espero que a goze e se divirta bastante na companhia da família!

    Abraço

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar