terça-feira, 2 de agosto de 2011

"Uma verdade inconveniente"...

Todos sabemos ou já ouvimos falar (hoje em dia é tema decorrente) dos perigos que são a poluição, do aquecimento que no planeta se está a registar, com as causas trágicas (maioritáriamente), traduzidas em fenómenos naturais de uma radicalidade e violência até à bem pouco tempo nunca vistos e os perigos que a poluição representa para a saúde pública! Resultado final, morte!
Hoje permito-me abordar um tema que é polémico, mexe com alguns menos preocupados ou até completamente despreocupados com estas temáticas da natureza e poluição.  Após ter alertado o Edil da nossa freguesia, tal como tinha referido aqui no blogue, passo a enumerar e alertar para um problema que desde há muitos anos a esta parte, tenho vindo a reparar, acontece sistemáticamente.
Na zona esquerda da margem do nosso rio, quem vem pela Avenida do Rio Lima abaixo, existem umas três a quatro zonas sistemáticamente usadas como depósito de lixos e entulhos a céu aberto! Trata-se de uma atitude a roçar o criminoso, que no nosso País (há lei para a regular) é passível de ser sancionada com coima, caso se verifique. É proibido despejar lixo e entulhos a céu aberto em Portugal.
Na citada zona isto acontece por sistema, eu próprio já presenciei alguns Lanhesenses a depositar lixo em algumas das áreas. Há de tudo desde estrumes (vegetais em decomposição), louças, entulhos, cascalhos e principal e mais preocupante plásticos, que como todos sabemos a natureza tem uma dificuldade tremenda em reciclar.

Em algumas das zonas vejo com frequência animais a alimentarem-se e numa delas (a que há mais tempo é utilizada para tal), junto ao caminho onde o ladeiam alguns belos Carvalhos, com o lixo a tombar para o rio (escandaloso) andavam por lá as Cegonhas a caçar Rãs para se alimentarem. No meio daquela podridão! Esta zona é a mais escandalosa porque em tempos de marés altas, como o entulho está a tombar para o rio, não há dia em que muito desse lixo, vá maré abaixo. Com a baixa das marés é só ir lá e apreciar o solo ainda húmido mas cheio de tudo o que é entulho. Injustificável.  Um crime ambiental, portanto e, que Lanheses não merece! 

Passo a justificar com fotografias as minhas afirmações:

Uma das zonas onde a céu aberto estão há já muitos meses plásticos depositados.


Nesta zona pura e simplesmente deixaram as ervas junto ao caminho e, ala que se faz tarde. Inexplicável.

A mais preocupante das zonas que desde há muito tempo me lembro, é usada como lixeira a céu aberto, ainda por cima tombando para o Rio Lima, zona de declive acentuado e onde fácilmente os lixos vão ter à água.


Neste caso, cortaram os galhos porque partiram e toca a arrumá-los a um canto.

A segunda zona de lixos a céu aberto, que entretanto foi acossada por "fogo inexplicável". Agora temos uma zona que em tempos era verde e agora é negra desprovida de vegetação! Já temos o "Parque Verde", porque não agora, o "Parque Negro"?

Aspecto desolador...ainda há bem pouco tempo os meus cães brincavam aqui nesta zona onde abundavam os Malmequeres, basta para tal consultar a barra de videos do blogue...e posso afirmar que era uma das zonas da veiga mais aconchegantes para o ser humano apreciar a natureza! Longe o suficiente do barulho dos automóveis mas, perto o suficiente da mão humana, infelizmente!

A terceira zona de entulhos a céu aberto, que do modo que está a crescer em breve se transformará num "arranha-céus em decomposição"!

Mais pormenorizadamente...


Imaginem agora, com a Ponte concluída sobre o Regato da Silvareira e o inevitável prolongamento da Ecovia, as dúzias de turistas e forasteiros que assistirão a este espectáculo deprimente...em Lanheses! Que má imagem dará uma aldeia (que tem sítios tão belos e se cuida) ao apresentar as suas áreas verdes nestes preparos! Imaginem só...

As consciências devem ser alertadas para os atentados ambientais que ocorrem nesta vasta área da veiga, de modo a que todos em conjunto trabalhemos para uma aldeia mais limpa, mais verde...mais sã! Já chega o que aconteceu ao Olho", vitima de anos a fio de políticas ambientais erradas, para que o mesmo se repita em outras áreas. A Junta de Freguesia (que muito tem feito por estas zonas) não poderá alertar ou melhor consciencializar os proprietários dos terrenos onde estas situações ocorrem?

Esta é uma verdade inconveniente, como o famoso documentário de Al Gore exemplificava, mais diminuta é certo mas, não menos preocupante...não menos inconveniente!

Lanheses, aldeia bela e verde, não o merece!

Sem comentários:

Enviar um comentário