quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de Setembro. Chegou o Outono a Lanheses.

A brisa corria fresquinha, fresquinha e, após umas horas passadas a deambular pela veiga e pelo rio, abri as portas laterais à J5, fiz um cigarro, e deixei-me estar sentado, naquela posição que as maioria das pessoas chama de "à chinês", no chão da caravana fumando e observando o rio, as margens, as árvores, os pássaros e o vento. O Verão findou-se em Lanheses e como que avisando que estava aí a chegar, o Outono brindou-nos com uma fresca e ligeira brisa, que todo o dia se fez sentir. Costumo repetir este hábito de, todos os anos a 21 de Setembro e a 21 de Março, despedir-me do Verão e saudar a chegada da Primavera, respectivamente. Este ano não foi excepção e durante uma grande caminhada pelo caminho do rio, houve uma altura em que  pude abrir os braços, fechar os olhos, caminhando ao mesmo tempo e dizendo adeus a este Verão, que mesmo que tenha sido muito tímido, era sempre, Verão. E tenho constatado um fenómeno curioso, quando me passeio pelos campos e ruas de Lanheses a céu aberto; já não há andorinhas na nossa aldeia! 

Se não tivesse crescido e sido educado de acordo com as normas e padrões vigentes da classe humana, escrava do dinheiro e da idiolatria de fachada, estupidez melancólica e desmedida, seguiria o exemplo da andorinha e seguiria para Sul, rumo ao Sol e ao Verão, ao calor e às boas temperaturas...mas...infelizmente não o sou...sou um ser humano, como biliões de outros, que terá de se habituar ao frio, à chuva (não me incomoda muito) e às geadas matinais, quando sai de manhãzinha, ensonado e enregelado, para o local de trabalho!

Está a chegar o equinócio de Setembro e com ele a viragem aos Invernos e Outonos, aqui para os lados do hemisfério norte. Em breve os tons luminosos de verdes e azuis, cederão o lugar aos tons mais amarelados, castanhos e avermelhados, sinónimo de um Outono que chegou e com alguma tristeza à mistura, sinónimo também, de mais um Verão que se foi! Chegarão em breve, os dias cinzentos, mais pequenos e chuvosos!

Fica o retrato tirado em Viana do Castelo na foz do Lima, lembrança deste Verão de 2011, onde misturada com tantas outras, a minha J5 era bafejada pelo Sol e pelas temperaturas quentes, típicas do Estio, quando as almas se passeiam mais alegres e os corpos mais despidos...


Para o próximo ano e se este corpo lá chegar, a 21 de Março poderei de novo no caminho do rio, abrir os braços, cerrar os olhos e feliz, abraçar  a chegada da Primavera. Com ela virá a alegria no espírito, o calor na alma e a felicidade no coração porque, está calor, o corpo pede menos roupa e nas águas do Lima em Lanheses, todos os dias, serão de novo dias de dar um mergulho em frescas águas, refrescando a pele do Sol, bronzeada!

Até lá, desenterremos a samarra do fundo do baú, pois, o Outono está aí, as Castanhas vão estalar e o Inverno já se vê, ainda pequenino mas, já bem visível no horizonte! 21 de Setembro, com ele, chegou a Lanheses o Outono...


Sem comentários:

Enviar um comentário