sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Equinócio de Outono.

Hoje dia 23 de Setembro, ocorreu o Equinócio de Outono, ou seja, por outras palavras hoje às 09,04h o Sol, na sua órbita aparente (vista da Terra) cruzou o plano do equador celeste. Por palavras mais simples, é o dia em que o Sol e a Terra (através dos seus movimentos de rotação e translação) estão paralelamente alinhados e toda a imaginária órbita do Sol cruza com o horizonte celeste do nosso Planeta, alinhado com os polos Sul e Norte, precisamente.

O eixo da Terra está totalmente na vertical, para de hoje em diante começar a inclinar gradualmente acarretando com isso o aumento da duração das noites. O contrário se passa no Hemisfério Sul.

É hoje, que a noite e o dia têm exactamente a mesma duração, 12 horas.

Este fenómeno, o Equinócio, ocorre duas vezes por ano, a 21 ou 23 de Setembro e a 20 ou 21 de Março e marca fisicamente o começo da Primavera e Outono em ambos os hemisférios terrestres, Sul e Norte, respectivamente. Portanto, para nós o Outono começa agora verdadeiramente (apesar da data de calendário ser 21 de Setembro, como já afirmei neste blogue, num post anterior) e, motivado pelos movimentos anteriormente citados, da Terra, nós que habitamos o Hemisfério Norte, caminhamos para o inverno, com dias mais curtos e noites mais longas, ao invés dos habitantes do Hemisfério Sul, que caminham agora para o Verão e os dias por sua vez serão maiores e as noites mais curtas. Este gradual diminuir dos dias, acompanhado pela mudança de hora (errada a meu ver), terá o seu apogeu a 21 de Dezembro, quando vivermos o Solstício de Inverno e o dia começará a gradualmente a aumentar de duração, até 21 de Junho, diminuindo a duração das noites.

Impressionante como a Natureza se comporta em termos astrofísicos, onde nada falha e tudo se repete ano após ano! Transformações acontecem, mas, neste caso a ocorrerem seriam com certeza para a vida na Terra, tal como a conhecemos, catastróficas!

Chegamos ao tempo em que a Natureza nos prepara para os rigores do Inverno, nas árvores amadurecem os frutos, as suas folhas amarelecem para depois caírem, as espécies migratórias partem em busca do calor e de outras temperaturas mais amenas e nós tiramos do baú, os casacos e gorros, para nos prepararmos para o frio que aí vem.

Ao som de Vivaldi, contemplemos o Outono. "As Quatro Estações", "Outono" - Andamento para quatro violinos e orquestra, composto por António Vivaldi.


Em Lanheses na área do rio e da veiga, as Andorinhas já partiram; das Cegonhas, por mais que procure, nem sinal; os ouriços nos Castanheiros já começam a amadurecer e pelo chão já se vêem milhares de bolotas amadurecidas, que os Carvalhos foram perdendo com a lenta mas gradual, mudança de estação.

É o Outono que chegou, em termos Naturais diz-se, tempo de preparação, para o Inverno que aí vem!


Sem comentários:

Enviar um comentário