sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Garça-Real-Europeia.

Mais uma sexta-feira das nossas vidas e o dia até que nem começou mal. Ensonado ainda e espreitando pelos buraquinhos do estore, pude confirmar que o Sol, timidamente se mostrava. Após um pequeno almoço parco, o apetite não era muito, e, depois de uma vista de olhos pelo que se passa no mundo e fumando o primeiro "prego" do dia; resolvi pegar na J5, nos peludos e segui em direcção ao rio para passar mais uma parte do dia de sexta-feira. Para quem tenha curiosidade e muitas vezes se pergunte, fica aqui esclarecido - Mas este indivíduo não trabalha, passa o dia no rio? - Posso com satisfação (a crise anda por aí), afirmar que - sim trabalho, mas,  por turnos, o que me deixa uma parte do dia sempre livre! Logo à noitinha quando os meus prezados amigos estiverem a "curtir" o fim-de-semana, estarei eu ainda, a trabalhar! Não me vou alongar em considerações sobre horários, não vão certos "amigos do alheio" vendo este blogue pessoal, começar a compreender a minha vida e às páginas tantas um dia chego a casa e tenho a vil surpresa de a ter revirada do avesso! Esclarecidas as considerações iniciais, passemos ao real motivo para mais um tópico no meu blogue.

Depois de atestar a J5, com meio franguinho e uma lata de sumo (hoje não me apetecia mesmo cozinhar), comprados nos Papagaios, a nova churrasqueira em Lanheses, diga-se em abono da verdade, muito útil e muito asseada, também não muito careira, segui para o rio, estacionei a J5  e larguei os peludos para fazerem o que melhor lhes apetecesse. Qual não é o meu espanto, que em frente ao sítio escolhido para estacionar a caravana, no meio da água estava algo que me observava, a mim e às minhas movimentações. Uma Garça, uma Garça-Real-Europeia.

A Garça-Real-Europeia (Ardea Cinerea), é uma das mais fantásticas aves que habitam as proximidades do Rio Lima, em Lanheses e, por todo o curso do citado rio. É uma ave de uma imponência enorme, mede aproximadamente 95cms a 1,00mt e pode apresentar uma envergadura de asas até 1,85mts, (curioso, a minha altura), chegando a pesar cerca de 2kg. Tem a particularidade de ser da família das cegonhas, com quem aliás, partilha o seu habitat. Alimenta-se fundamentalmente de peixe (por isso ocorre sempre junto a cursos de água doce, rios), mas, pequenos répteis, anfíbios, batráquios e mamíferos, também fazem parte da sua dieta, ainda que em menor número. O acasalamento ocorre entre Fevereiro e Julho ao qual após, são postos 3 a 6 ovos, chocados por ambos os progenitores. Ao fim de 50 dias as jovens Garças começam a voar e depois de 8 ou 9 semanas abandonam o território dos pais. É, como o nome indica, uma ave extremamente popular no Continente Europeu e muito bem disseminada, pelo que o seu grau de conservação é praticamente pouco preocupante ou nulo.

Ficam as fotos do meu encontro, com o amigo alado.








Algumas das fotos estão um pouco tremidas, pois a distância do sitio onde me encontrava até à ave, era bastante generosa. Por isso peço desculpa.


Um enquadramento de três coisas que muito gosto, árvores, o rio e a J5.

Dois casais, pelo menos, são residentes nas nossas margens, mais para oeste, onde Lanheses faz fronteira com Vila Mou, mas, elas costumam patrulhar toda a nossa zona do rio, em busca de alimento. De jusante a montante.

Fica aqui o registo de mais uma espécie fenomenal, que ocorre nas margens do Lima em Lanheses e vem enriquecer a variada fauna da nossa terra.


Sem comentários:

Enviar um comentário