sábado, 24 de setembro de 2011

Jim Henson, criador dos Marretas.

Se fosse vivo, Jim Henson celebraria hoje 75 anos de vida. Não o é. Muito prematuramente aos 54 anos, uma pneumonia inconscientemente ignorada e depois mal tratada, retirou do convívio dos vivos, um dos criadores mais fabulosos, tal como Walt Disney, de personagens de animação. Ao abrir a Internet e como o Google é o meu motor de busca, não pude ficar indiferente ao doodle dedicado à celebração do nascimento de Henson, há 75 anos atrás. Este americano, foi o criador e manipulador dos famosos Marretas (The Muppets, em Inglês). Quem não se lembra do sapo Cocas, da incontornável e possessiva Miss Piggy, do narigudo e azarado Gonzo, dos dois velhotes que no alto da sua tribuna criticavam tudo e todos, Stadler e Waldorf, de Fozzie o urso cantor, de Rowlf o cão pianista ou até do Cozinheiro Sueco que preparava pratos nada típicos. Dei boas gargalhadas, juntamente com a minha família, quando maravilhados assistíamos ao Show dos Marretas, que passava na TV de então. Longe vão esses tempos de inocência e quando a televisão passava animação que fez de nós os adultos cerebralmente saudáveis de hoje, contrapondo com o tele lixo e a violência, que nos mesmíssimos dias de hoje, passa, para a nossa juventude. Quantas vezes Jim Henson e os seus personagens me fizeram rir e sonhar!

Juntamente com os Marretas, Henson, criou ou esteve envolvido na criação, de muitas personagens animadas; como A Rua Sésamo, Os Fraggles e ultimamente em 1990, pouco tempo antes de falecer os não menos famosos personagens, Tartarugas Ninja.

Hoje em dia, as suas criações continuam "vivas" mas sobre a alçada da Disney, com a qual se aliou em parceria nos últimos anos de vida (não imaginando o seu fim prematuro) e deixou aos seus, um colossal império. Quem se sentir curioso e queira consultar fica o link de acesso ao site de Henson, onde podemos de novo, sonhar.  

Quem não se lembra, Senhoras e Senhores o espectáculo vai começar...



Deixou-nos um legado de extrema importância, por isso o seu nome e este dia me merecem referência, neste blogue. Foi um criador de sonhos, inovador, inteligente que soube tomar partido dos seus sonhos e pô-los em prática, feito por vezes muito pouco acessível a cada um de nós.

Obrigado Jim por me teres feito rir muitas vezes, foi-se o corpo, mas, ficou a tua obra imortal!


Sem comentários:

Enviar um comentário