segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Verão ainda não acabou...

Este ano ninguém se fica a rir de ninguém em termos atmosféricos! Nem os Limianos se ficam a rir dos Vianenses, nem tão pouco estes últimos se ficam a rir dos primeiros! O tempo tem estado uma bela porcaria, diga-se em abono da verdade. E em ambas as festividades anuais, das citadas terras a que pertencem os visados, choveu! Dias frescos, chuvosos, entremeados por alguns dias mais encalorados com o Sol a aparecer timidamente por entre as nuvens, que gostaram (ao que parece) dos nossos ares e se têm quedado por aqui, é o que nos tem bafejado este Verãozito (já nem lhe vou chamar Verão). Quem se safou à fartasana, foram os vendedores de guarda-chuvas e chapéus. Este ano já não podem reclamar da crise!  

No entanto o tal Verãozito não acabou e mesmo hoje pude constatar com felicidade esse fenómeno. Entrou mais uma semana de trabalho e canseira para muitos, onde me incluo nesse rol e, lá veio o bom tempo e o calor. Upa!!!! Nem pensei duas vezes! Peludos dentro da caravana, J5 a rolar e lá foi o menino, acompanhado para o Rio Lima com um livro de Saramago "Viagem a Portugal", pôr a leitura em dia e refrescar-se, em águas salobras (a maré estava a subir) porque, quanto mais não seja, a mente precisa de aproveitar estes últimos dias de Estio! Será desespero...???

A temperatura do líquido incolor que corre margens abaixo, até que nem está desagradável e deparou-se, a criatura desnudada, que tinha um rio só para ela. Ninguém! Aproveitou então toda a manhã e parte da tarde, para ler e nadar, cultivando a mente e o físico e, ambos revigorados, saciou um cérebro desejoso de Sol, de calor, de Verão!

O tal Verãozito de caca ainda não terminou e a pele precisa de aproveitar estes plenos raios de Sol destes últimos dias de Estio...

2 comentários:

  1. Caro Sérgio Moreira:
    Estava esta noite a consultar o seu blog quando deparei com uma referência a um livro que anda a ler.
    "Viagem a Portugal" de José Saramago. Apesar de ser uma obra já com muitos anos ( aliás foi escrita, salvo o erro, a convite do Circulo de Leitores(1981) para comemorar os dez anos de existência em Portugal)só este ano é que o li (numa bonita reedição do C.L.). Um bom livro sem duvida!
    O Viajante (Saramago), também andou por terras de Viana. Passou em Lanheses, mas só parou em Bertiandos, para admirar o solar.
    Não entrou em Ponte do Lima, e optou pela estrada das Pedras Finas. Foi pena ao passar na nossa terra não "olhar" para o lado direito e reparar no belo solar dos condes de Almada e...teria uma bela história para contar. Claro que estou a brincar, mas o livro não deixa de ter inumeras referências não só a cidades e vilas mas também a pequenos lugares,muito património e muitos contactos com pessoas.
    Ao ler Saramago não podemos deixar de pegar neste ensaio, que nos faz sonhar, num dia calmo como aquele "em que a mente precisa de aproveitar estes ultimos dias de Estio" (não estou a citar Saramago)
    Um grande abraço e uma boa leitura.
    Amaro Rocha

    ResponderEliminar
  2. Caro Amaro, não fosse a impertinência do mosquedo que ainda anda pelo rio e teria estado ao Sol muitas horas; eu, os meus dois peludos e Saramago mas, motivado pela teimosia dos pretos bichinhos alados que toda a gente detesta (moscas), eu inclusivé, mudei-me com a J5 para o Parque Verde e lhe garanto, que bem se está lá por baixo dos carvalhos e freixos, lendo um livro!

    Quanto ao livro, é Saramago não é? Então são dispensadas palavras para descrevê-lo! 627 páginas de puro sonho...

    Abraço amigo

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar