segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Passeio Anual - Associação Humanitária e Cultural de Lanheses.

Decorreu dentro de um ambiente muito descontraído e alegre, o Passeio Anual, organizado pela Associação Humanitária e Cultural de Lanheses.  O autocarro alugado para o efeito, da empresa de transportes AVMinho, diga-se para que fique registado, rigorosamente novo e extremamente confortável, partiu de Lanheses por volta das oito e picos, da manhã deste Domingo, com destino à cidade Invicta, o Porto. Este ano o tema de fundo do passeio eram a visita ao SEA-LIFE, o oceanário da cidade do Porto e para a parte da tarde, visita às famosas caves do Vinho do Porto.


A qualidade da viatura alugada à Auto Viação do Minho.

A viagem correu normalmente e por volta das nove e qualquer coisa, já estavam os participantes a tomar café acompanhado de uma queijadinha deliciosa (os que quiseram), na marginal junto ao Castelo do Queijo. Às dez horas da manhã, quando se abriram as portas e depois de tratadas as formalidades com os bilhetes e entradas, iniciou-se a visita ao oceanário, que ocupou toda a restante manhã até por volta das 12.30h. Uma palavra para a visita - EXCELENTE- Este aquário gigante mostra-nos quão importantes e imprescindíveis, são, a vida nos oceanos e os variados milhões de espécies que os povoam. Há de tudo, desde tubarões, raias, xaréus, caimões, jiboias, sapos, peixes dragão e balão (característicos pelo seu potente veneno), enguias eléctricas, dos mais variados peixes tropicais, piranhas (características pela sua voracidade e ferocidade), medusas e para finalizar a "estrela da companhia", uma tartaruga verde. Posso e devo afirmar que, para quem se interesse por estes e outros temas do género, a visita a este oceanário se torna de cariz obrigatório. Levem os vossos miudos, com toda a certeza vão adorar a experiência. É no mínimo fenomenal! Divididos por variados aquários, alguns de tamanho descomunal, se encontram as espécies marítimas que apresentei acima, seguindo um corredor, se vai desfilando perante os nossos olhos, um sem fim de vida nos mares. Às onze horas fomos brindados, pelos técnicos do oceanário, todos eles extremamente simpáticos e prestáveis (nota-se que adoram a profissão que abraçaram) com a alimentação dos tubarões e da tartaruga verde, havendo lugar também a palestra elucidativa acerca do que estavam a fazer, o porquê de o fazerem e à hora que o fazem! Às doze, ainda mais fantástico, pelo menos para mim (adorei a experiência), junto ao aquário das raias fomos brindados com nova mostra de alimentação mas, desta vez, foi-nos permitido alimentarmos nós os animais! EXCELENTE!

O SEA-LIFE.

A beleza das imagens...

Eu próprio, interagindo com um ouriço do mar.

O venenoso peixe-balão.

O mais espectacular e maior dos aquários, o dos tubarões e da tartaruga-verde.



A "estrela da companhia" a tartaruga-verde, carinhosamente apelidada de Marisa do Carmo.



O aquário do peixe-vaca.

O muito belo, cavalo-marinho.

Um tubarão, neste caso o de pontas-pretas.

O caimão.

Enguia-eléctrica, curiosidade, uma descarga deste "bichinho" atinge 220v, quando liga a cabeça à cauda (rabo), atinge descarga de para cima de uns impressionantes 3000v!!!! Explicação do técnico, que dela cuida.

Outro dos fantásticos aquários, o das raias.


O autor do blogue, alimentando os animais.


Dois tubarões de port-jackson (Austrália). A temperatura da água estava a 24º.

Ficam os vídeos:


Há muitos outros tipos de aquários, com uma impressionante multiplicidade de pequenos peixes onde não poderia faltar o famoso "Nemo", que a pequenada tanto adora, por causa dos filmes animados. A espécie, peixe-palhaço!





Cá está o famoso Nemo, ou, peixe-palhaço.

A visita termina na sala destinada à compra de lembranças, com serviço de cafetaria à disposição também. Uma manhã muito lúdica, se passa neste aquário, onde podemos aprender um pouco mais sobre a biodiversidade marinha. Valeu bem a pena o dinheiro gasto e porque o saber não ocupa lugar! Haveria muito mais a mostrar mas, para isso precisaria de publicar milhares de fotografias. Deixo no entanto o conselho, sigam até à cidade Invicta e passem umas horas ou dia, como queiram, neste aquário, pois, vale bem o dinheiro que gastamos para nele entrar. A pequenada então, delira!

Da parte da tarde e após almoço no Parque da Cidade (excelente o parque, no seu interior nem parece estarmos numa grande cidade, como a do Porto), tempo para a segunda parte do passeio, visita ao Douro e às Caves do Vinho do Porto. Esta também foi uma agradável etapa do passeio, onde se proporcionou aos participantes, do passeio, um mini-cruzeiro no Rio Douro, seguido da visita às Caves do Vinho do Porto Ferreira, as muito conhecidas caves desta denominação de origem controlada (DOC). Tudo visitado em zona de Património da UNESCO. Palavras para quê?


O Douro visto do Barco Rabelo e as suas belas margens! À proa, passei momentos maravilhosos!










Palavras para quê? Vistas do Rio Douro, as margens do Porto e Gaia, ainda se tornam mais belas que aquilo que já o são e, abordo de um Barco Rabelo, o passeio ganha uma atmosfera e um romantismo ímpares! Fiquei maravilhado!

Tempo de passarmos às famosas Caves, do não menos famoso, Porto Ferreira! Admirável legado de uma pequena e empreendedora senhora a quem chamavam carinhosamente de, a "Ferreirinha", com o nome próprio de D.ª Antónia.  Mulher de baixa estatura mas, de grandiosa personalidade!

No seu interior absorve-se a magia dos condimentos e atmosfera necessários, para que depois de todo o processo de produção do vinho este venha ter às mãos do consumidor final! Por entre a imensidão de arcas e dornas (num ambiente sombrio mas necessário à fermentação do mosto), cheias desse líquido que quase todos apreciamos, com um característico sabor, o guia explica todo um processo necessário à correcta produção das variadas denominações deste vinho licoroso, desde os tawnys brancos, tintos, vintages e normais. Dá gosto percorrer as várias áreas da cave e apreciar na penumbra as pipas em repouso. As fotos falam por mim! Belo e extremamente saboroso!

D.ª Antónia, ou a "Ferreirinha".

Algumas destas dornas, ou cubas, em madeira de carvalho com 5cms de grossura, contêm cerca de 73000lts de mosto, a repousar e a adquirir o seu sabor característico!

Neste sombrio espaço estas pipas levam 500lts de Vinho do Porto.


Mais um pormenor das cubas e da exigente e sombria atmosfera, necessária à boa fermentação dos mostos. Que belas imagens se recolham nestas caves!


Uma das várias imagens que adornam as paredes das caves e que mais mexeu com o meu sentir...a força bruta das mãos, ombros e costas que ainda hoje se usam! Este mundo novo industrializado, deveria, a meu ver, seguir exemplos como este! Os pc´s aqui não fazem falta nenhuma...
A sala das provas, linda, no mínimo.
E aqui, provando esta maravilhoso néctar. Delicioso...não provámos todos aqueles copinhos mas, vontade não faltou...(risos), provámos só alguns!
Fica a imagem e a frase, "foi você que pediu um Porto Ferreira"?

Tempo de retomarmos o caminho de casa, para ao som de concertina, muita cantoria e alegria total, percorrer os parcos quilómetros que separam o Porto de Lanheses! Com o Zé Arlindo (excelente mestre de cerimónias) a comandar as tropas em algazarra total, correu maravilhosamente, a viagem de regresso. Ah...e só mais uma coisinha...Zé Arlindo, não cantes mais...por favor...furaste-me os tímpanos...(risos)!

Que dizer mais, de um dia, que se tornou perfeito? Nada! Dar apenas os parabéns à Associação Humanitária e Cultural de Lanheses pelo belíssimo passeio organizado e fundamentalmente à Regina, um dos membros da associação pois, ela foi a maestrina de todo este dia fantástico, que se passou na "muy nobre e invicta cidade do Porto...que continua muy nobre e será, sempre, Invicta!

Por vezes pensámos em conhecer lugares distantes (também faz falta, é certo), desbravar paraísos a milhares de quilómetros de casa, gastar fortunas em viagens, quando a apenas sessenta e picos quilómetros de Lanheses, se passa um dia...como me hei-de expressar melhor...já sei, simplesmente...EM GRANDE!!!

Foi lindo...e, até para o ano, com novo destino!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário