quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Setembro!

Eis-nos chegados a Setembro! Septem, em latim, para os romanos o sétimo mês, de acordo com o seu calendário, que começava em Março! Há qualquer coisa em mim que me acalma o espirito neste mês, mesmo que se finde o Verão, não lhe consigo encontrar defeitos, acho-o um mês, mesmo belo! O mais belo (para mim) dos belos meses que o calendário nos apresenta, o mês onde volta a acalmia com o já referido findar do Verão, o mês do equinócio de Outono, o mês onde as praias começam a desertificar, o mês das últimas grandes romarias, os alunos e jovens são chamados à escola, ao dever; as árvores começam a apresentar os seus frutos mais amadurecidos, a passarada "faz as malas" e debanda em busca de outras paragens, cruzando-se com outra que chega à nossa terra, é o mês de ir à videira e vindimar, é o mês da uva que pendurada no cacho da vinha já está bastante açucarada para se colher. É o mês de Baco...É o mês da minha infância, da minha alegria, da minha ternura, da minha saudade, da minha melancolia, da minha vaidade...é o Setembro dos dias calmos em Lanheses e fins de tarde lindos ainda bafejados com Sol...é a preparação para o frio que há-de vir...é o mês do conforto da alma...!!!

Há muitos anos atrás li um livro, por sinal muito bom (que me ofereceram os meus Pais por altura do meu aniversário em Setembro) e ainda mantenho na minha biblioteca, de um autor francês Michel Quoist, que me marcou em certos aspectos e que retrata a vida de um jovem como tantos outros jovens, morador no Havre, lá no norte, em França. Era um diário. Com o título de "O diário de Dany" retrata a vida desse jovem em plenos anos 50-60 do século passado. Li-o numa altura em que como o "Dany" do livro, era um adolescente com as minhas dúvidas e incertezas, tristezas e alegrias. O livro aborda várias passagens mas uma ficou até hoje. Um dos compositores/cantores que o mesmo jovem adorava ouvir era o francês Gilbert Bécaud e, um dos seus temas favoritos era precisamente "C´est en Septembre", traduzindo - "É em Setembro". Confesso que esse tema por questões variadas de indole pessoal mexeu tanto comigo, com o meu ego interior, que ainda hoje é um dos meus temas favoritos. De lá para cá o sentimento perdurou!

Considero-o uma ode ao romantismo e à beleza, uma das mais extraordinárias homenagens ao mês que vivemos e que é o meu (desculpem a cusquice)...este lindo Setembro! Muitos outros artistas cantaram Setembro mas, nenhum como Gilbert.
Deixo o video para que possam apreciar e degustar este mês ao som desta balada, lindíssima...C´est en Septembre, de Gilbert Bécaud.

 


Deixo agora um link para um video onde aparece a letra da canção, para quem eventualmente possa interessar. Voz, claro está, de Gilbert.


Como diz a letra no refrão, - é em Setembro que os veleiros se revelam e que a praia...é como um ventre que ainda ninguém tocou, é em Setembro que se vive de verdade...- entre outra coisas!

Lindo, lindo, lindo...Setembro!


Sem comentários:

Enviar um comentário