quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Sugestão de leitura - "Longe do meu coração".

Depois do Verão que passou, tendo na nossa terra, tudo acalmado um pouco mais, nada melhor que uma sugestão de leitura que retrate um dos personagens mais importantes do mês de Agosto, do Verão e que nos brinda anualmente com a sua presença. O Emigrante.

Júlio Magalhães, dispensa apresentações enquanto Jornalista e famoso adepto Portista, mas, também nos tem mostrado a sua faceta de escritor. E que belo escritor o é! O livro, escrito pelo citado jornalista,  que trago este mês a este blogue, toca uma temática que muito tem em comum com Lanheses e a sua população. A Emigração. Na ressaca deste Verão passado, nada como pensar um pouco mais nos nossos emigrantes e entender, com a leitura deste livro, o porquê das escolhas dos mesmos em abandonar a Terra Natal, a família e certos confortos do lar (quando os havia). 

Longe do meu coração, traça a história de Joaquim, que sem perspectivas de futuro e de trabalho num Portugal cinzento e fechado sobre si, de outrora , resolve, como tantos outros Portugueses, atravessar a fronteira e procurar uma vida melhor em França, de onde as novidades que cá chegavam, a retratavam como terra dos sonhos e das oportunidades, de então! Nada mais errado e através de inúmeras peripécias e agruras, o autor nos demonstra, através do seu personagem, o que foi a emigração portuguesa para França (a dos primeiros Portugueses a chegarem lá) e a vida nos bidon ville, os famosos bairros de lata onde centenas de famílias portuguesas viveram em condições paupérrimas e degradantes, fazendo o trabalho que muitos franceses, à época, não queriam fazer.


Um livro de fácil leitura, muito bem escrito, usando o autor, uma escrita simples e fluída, que nos cativa desde a primeira página, até à última. Com deliciosos pormenores à mistura! A acção, vai-se desenrolando rapidamente e quando nos apercebemos, estamos já, nos últimos capítulos. A história do personagem Joaquim, leva-nos para um tempo vivido de dificuldades, num Portugal acorrentado e amordaçado, que os seus jovens "a salto" (muitos deles) deixavam para trás em busca (nunca criticável) de condições de vida melhores e prosperidade. Para saber mais, basta lê-lo!

Como noutros trabalhos seus, Júlio Magalhães revela-se-nos neste romance, um exímio contador de estórias, que embora ficcionadas, denota nos pormenores, muita pesquisa, muita realidade. O resultado não poderia ser melhor! Um livro simples mas extremamente lúdico, com o qual muito aprenderemos, desde aspectos da nossa história, como foi neste caso particular, o capítulo da emigração, até à aventura em que a nossa vida se pode vir a  transformar! Excelente!

Aconselho a sua leitura e depois disso, tenho certamente a certeza de que muitos dos que o lerem, olharão a personagem do emigrante, pelo menos, de forma diferente da habitualmente esteriótipada.

Boas leituras.


Sem comentários:

Enviar um comentário