terça-feira, 13 de setembro de 2011

Uma vida a dois...

Às vezes dou por mim a pensar, o que leva duas pessoas a unirem-se contratualmente por matrimónio? O que leva duas pessoas a partilharem um tecto, uma cama; dorme-se tão bem sózinho numa caminha só para nós, elas a cozinharem para eles ou vice-versa, nestes tempos modernos que vivemos partilha-se tudo, lides domésticas inclusive, não tenho vergonha nenhuma em afirmar que ajudo a minha esposa nas lides domésticas, com excepção da máquina de lavar roupa, onde sou um autêntico desastre. O que leva duas pessoas a partilharem roupa suja, porque que é que os homens casam com mulheres (legalmente já há excepções à regra), porque que é que as mesmas mulheres - esse ser tão sensual e sexual ao mesmíssimo tempo, adoro mulheres - estão viradas para aturarem os devaneios da espécie masculina? O que leva o nosso cérebro, masculino ou feminino a sentir-se atraído pelo outro? A teoria é de fácil resposta. A natureza leva-nos a agir assim, somos parte integrante de um universo natural e ao mesmo tempo que os animais irracionais, (achando-nos pateticamente diferentes) agimos por variados instintos e a mesma natureza leva-nos a sentirmos atraídos pelo sexo oposto e a procriar, a dar continuidade à espécie. Somente, nada mais! Esta é a teoria! Nisso não somos diferentes, da cobra, do lagarto, do leão, do cão, do gato, do periquito, etc, etc, somos como eles, animais, não adianta contrariar o que naturalmente está estabelecido. E é nesta forma tão animalesca que vamos encontrar a atracção pelo sexo oposto e nos confinámos a viver uma vida a dois. É a nossa natureza! Confesso que, mesmo me interrogando, adoro esta vida a dois!

Na prática tudo muda, aí as diferenças de personalidade fazem-se notar e o que pode ser um mar de rosas, também o pode vir a ser uma guerra entre quatro paredes. Homens e mulheres são ambos, bichos muito complicados! Ela gosta de novelas, ele de futebol (não aprecio particularmente), ela gosta de carinho, ele quer é acção! Ela depila-se, ele exibe com orgulho o peito peludo! Lá está é a nossa natureza! É a chamada vida a dois mas, com todas as diferenças psicológicas e físicas que dois seres humanos têm, entrando por vezes em choque, noutras, dando lugar a um amor puro e total. Até nisso somos iguais aos chamados animais irracionais...já viram um Leão e uma Leoa a copular? Pois é, pegam-se à brava antes da cópula e, até durante esta, há lugar a umas trincazinhas na tola da Leoa por parte do eufórico Leão! Mas, unem-se e entendem-se...Qual diferença, qual quê? Somos óbviamente animais como os demais, somos natureza e, nos incluímos neste todo que é o Universo, que é a Natureza! Uma vida a dois decorre dessa condicionante tão simples, tão nossa, tão natural...a única diferença entre racionais e irracionais, está na longevidade das relações e na monogamia da relação! Não se troca de homem ou mulher, como quem troca de camisa, ou para não dizer, em certos casos, de cuecas...os animais, esses, procriam por alturas em que sentem o cio, nós andamos a senti-lo, toda uma vida! Esta última afirmação, dava então, pano para mangas, como se diz na gíria! Não é meu propósito alongar-me em devaneios!

E já que inicialmente toquei no assunto, o calor de um corpo quente a dormir a nosso lado é bom...as hormonas manifestam-se tão naturalmente, o facto de termos alguém com quem conversar, é também, tão maravilhosamente bom, envelhecer ao lado de alguém é bom, partilhar ideias e sentimentos é bom, amar e desejar é bom...ser amado e desejado...ainda melhor...

Por questões de ordem natural se juntam assim os casais para uma vida a dois, porque as hormonas estão lá e é preciso dar continuidade à espécie...o amor...esse vem por acréscimo...e...é tão bom, quando vem!!!

Dedico este artigo à minha esposa, que é o meu porto de abrigo, o meu ancoradouro em dias de tempestade, a minha fonte de inspiração para muitas das coisas a que me acometo e que "contratualmente" me atura os devaneios e tolices (não são poucos), há já oito longos anos...na "ilegalidade" namoradeira são alguns mais...e fundamentalmente agradeço, mesmo tendo chegado tarde à minha vida...o facto de ter chegado...


2 comentários:

  1. Uma VIDA A DOIS no nosso "mundo a dois" mas muito felizes.obrigada pela dedicatória...AMO-TE MT( mesmo com todos esses teus devaneios)...

    ResponderEliminar
  2. Quem tem que agradecer, sou eu, obrigado por manteres a minha inconstância bem presa, bem atada, com cordas fortes, ao fundo do baú das tolices e dos sonhos desmedidos...terás sempre o meu amor, sabe-lo bem, até que essa verdade imutável que é o fim da vida, nos venha a separar, um dia e, desejando, já velhinhos!

    Sérgio

    ResponderEliminar