quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Carta de um pensionista ao Primeiro Ministro!

        Meadela, 20 de Outubro de 2011.

        Olá Pedro, bom dia.

       Deves estar a achar estranhíssimo quem seja este sujeito que por carta me vem tratar por tu, dirigindo-me a palavra? Tens razão! Não nos conhecemos, quer a nível pessoal, quer a outros níveis. A minha relação contigo, pura e simplesmente não existe. Nem o meu voto me mereceste! Aliás, não existia, iniciou-se agora, quando assumiste as funções de condutor dos destinos da Pátria. E que bela maneira de se iniciar algo como a grandeza que é presidir aos destinos do País! O meu nome é Leonel (como tantos outros neste país) e nasci no infeliz ano de 1947, deves estar a perguntar-te porquê infeliz, mais adiante te aperceberás porquê! Por ter nascido em 1947 te trato por tu, dado que nasceste uns bons anos depois de mim, em 1964, era eu um já um homem feito, pois diferentemente de agora, antigamente aos 17 anos um rapaz já não tinha direito a ser rapaz, a ser menino, ou adolescente, como nestes tempos modernos, sabendo já nessa altura e muito bem o que era a severidade da vida, ao contrário de ti, tendo-me feito homem, muito cedo. Olha Pedro, aos dez anos, sem nunca ter chumbado, terminei os estudos obrigatórios, que nessa altura eram a quarta classe, onde aprendíamos em quatro anos, aquilo que agora aprendem em doze, pelo menos! Passei quatro anos da minha vida a ir de socos para a escola e nem tinha direito a uma mochila para transportar as sebentas, era uma velha sacola de ganga de outro meu irmão e que passava de irmão para irmão. Eu era e ainda sou, o quarto de seis irmãos. Foram quatro anos a percorrer muitos quilómetros a pé diariamente, para aí uns dez, se a memória não me falha, casa-escola/escola-casa, ao frio, à geada, à chuva, ao Sol! Como os meus Pais eram muito pobres, analfabetos, vitimas de um regime opressista e abrutalhado, nem tiveram direito a estudos ou no mínimo a aprender a escrever o seu nome, o Dr. Salazar queria-nos a todos ignorantes, de modo a que não se pusesse em causa o regime, tive, após os estudos, como dizia, de ir trabalhar. E gostava de ter seguido os estudos...como gostava! Mas já nessa altura este Estado miserável, influenciava  a minha vida! Melhor, toda ela, influenciou! Tinha acabado a fase tormentosa (pensava eu) das idas para a escola, dos dias de frio e chuva, mas olha, digo-te uma coisa, como gostava de estudar, ainda hoje conheço todos os rios, serras, províncias, distritos, vilas e cidades deste nosso Portugal. Infelizmente tive de a deixar (escola) e começar a trabalhar muito novo e quando mais precisava de brincar, não o pude fazer! Não havia dinheiro! Tornei-me logo homem e desatei por caprichos da vida a trabalhar. Agora eram os quilómetros a fio por dia, de socos; ao mesmo frio, à mesma geada, à mesma chuva e ao mesmo Sol, que apanhara para a ida para a escola, só que agora, (não te esqueças) homem feito com 10 anos, passava tudo de novo, mas, para trabalhar! Achas bem Pedro? É claro que não! Depois de anos a fio a trabalhar sem nunca ter chegado a rico, nunca me pagaram para isso, mesmo assim ainda juntei alguns tostões, chegou a fase de olhar para as moças bonitas! Afinal já era um homem, nunca me deixaram ser menino! Apaixonei-me por uma cunhada do meu irmão mais velho. Era linda e voluptuosa e parece que foi amor à primeira vista! Os seus longos cabelos e redondas formas deixavam-me doido de desejo! Era para casar! Certamente! Logo me cortaram as pernas, novamente. Em Angola e em outros Países de África, como sabes Pedro, vivia-se um conflito e as futuras potências ultramarinas exigiam a independência às quais em resposta o Dr. Salazar declarou guerra. Lá fui eu para o mato, para um País que nem conhecia, apenas ouvi falar vagamente, no barco Vera Cruz, para combater em nome da Pátria, contra nem sei bem o quê? Mas fui. Cumpri com o meu dever e sobrevivi, quanto a mim pensando agora, o mais importante! Foram três anos de ultramar e todos os sonhos deitados por terra, uma vida adiada em honra e ao serviço da pátria! Do Estado! Sorte a minha, a que viria a ser minha mulher, se corresponder comigo por carta e me ter sido fiel, como foi até aos dias de hoje. Fiel, séria e respeitadora! Hoje em dia, certamente a teria perdido! Qualidades que não vejo em ti, mesmo não te desrespeitando! Mas, que não as vejo, não vejo! Tu Pedro, mentiste, eu nunca o fiz!
       Enfim, foram tempos difíceis e de medo, mas que passaram. O amor venceu e casei-me em 1972, tinhas tu Pedro, oito anitos. Um menino! Nunca fui um homem de muitos sorrisos, sempre muito calmo e sereno - sempre muito sério e muito introspectivo - diz o meu filho, porque sabe as dificuldades pelas quais passei e porque nunca tive nada. Se te disser que em pequeno nunca tive brinquedos, nunca tive um carrinho ou uma bola! Acreditas? E se te disser que toda a vida tive de trabalhar e que nunca me deixaram ser menino, acreditas também? Acreditas que só tinha um par de sapatos e eram para usar ao Domingo, dia de Missa, sempre cheios de pó! Onde morava, não haviam estradas, apenas caminhos de terra batida...Uma sardinha dava para seis, quando as havia e, se queria manteiga para pôr num trigo, ia ao estrugido que a minha Mãe fazia num pote de ferro negro e tirava de lá as cebolas, fazendo uma sandes de cebola! Que fome! Cuecas, eram de pano, feitas pela minha Mãe (quando vinha do campo, vida escrava) e à noite comia caldo de saramagos!  Não sabes o que são? São umas ervinhas que crescem junto ao caminho de nossa casa e nos campos vizinhos! Casa de banho não havia, banho esse, era tomado numa bacia, apenas existia a latrina em madeira onde depositávamos as nossas fezes, tudo no exterior de casa! Barbeava-me em frente a um pequeno espelhinho rachado...minúsculo! Acreditas que nunca fui a um cinema ou a uma discoteca e nem tão pouco andei de avião? Acredita que é verdade! Podes não acreditar, mas nunca comprei um carro, não tinha dinheiro para isso e nem tão pouco tenho carta de condução, apenas tive uma motorizada de fabrico nacional (Casal) que me custou 5000$, paga a pronto, com as custosas poupanças que sempre fiz e aos poucos consegui juntar! Para namorar a que viria a ser minha mulher vinha e ia de comboio! Fazia cento e muitos quilómetros e não raras vezes adormecia, cansado da vida e, só parava no Porto!Tive sempre uma vida extremamente séria! Nunca tive nada, a não ser obrigações! Vi o 25 de Abril chegar e com ele vibrei, tinhas tu dez aninhos! Como me decepcionei com ele! No mês de Setembro desse ano nascia também o meu primogénito e aí, fui verdadeiramente feliz! O pobre menino filho de analfabetos, "tocou a viola" e conseguiu levar a vida com sucesso, com muito custo, mas, com sucesso. Casei com a mulher que amava e ainda hoje amo e vi dois filhos crescerem. Dei-lhes a educação que mereceram e que melhor pude dar. Hoje em dia, feliz, vejo-os independentes, vivendo as suas vidas de jovens casados! Nem sei como conseguem, dada a calamidade em que se encontra o nosso País e a anarquia em que se encontra o Mundo! Agora, aos 64 anos, envelhecido pelos desgastes da vida, reformado, após mais de quarenta e dois anos de descontos (uma vida, quase a tua idade), mais o que foi por fora...quando tinha motivos para sorrir e desfrutar dos dias que me restam, junto da minha mulher, em sossego e paz, fico em estado de choque com o teu discurso, passado na TV, pedindo a minha compreensão para as dificuldades que teríamos de enfrentar! Não a terás, nunca! Fiquei atónito, com o que dizias, Pedro! Atónito e agora pergunto. Achas bem, Pedro, que depois de sempre ter cumprido com o Estado, este mesmo Estado que nunca cumpriu comigo e me defraudou variadíssimas vezes, me venha em dois anos roubar (este é o termo certo, roubar) quase 5000€ porque, vocês, classe política, levaram este País ao caos e à ruína? É a segunda vez que  vejo esses tipos do FMI aqui, a virem-nos ao bolso! Achas bem, que um veterano de guerra, como eu o sou, que serviu e combateu, pondo em risco a própria vida, pela pátria, lhe venha agora ser retirado este direito inalienável à sua reforma, ou a parte dela? Achas bem? Achas bem que o menino que nunca teve brinquedos e poucos motivos teve para sorrir, influência de um Estado, ora gordo, ora opressor, levando parte da vida a trabalhar arduamente, uma mesma vida, sofrida, venha agora por ti ser apunhalado pelas costas? Achas bem?
Eu não acho nada bem e sentado no conforto do meu lar (também o mereço) pelo qual feito um desgraçado trabalhei toda uma vida, venha agora a saber que um governo composto por rapazes, me venha delapidar monetáriamente cinco mil euros, porque o País está na bancarrota! Falando só nos cortes dos subsídios, faltam os outros que aí vêm! Ivas, IMI´S, Irs´s, etc, etc. Eu não fiz nada para que isso ocorresse e mais a mais, toda a minha vida trabalhei e descontei, para um Estado gordo e guloso e que nem agora com tanta adversidade, consegue emagrecer. E tu Pedro, que fazes para o Estado emagrecer? Tu que governas, que estudaste e sempre tiveste tudo? Nada, claro! É mais fácil ir sacanear dinheiro ao elo mais fraco, sendo por muitas vezes também, a face mais pobre! Achas bem? Já pensaste nisso? É claro que não, nunca foste usado e vigarizado e tão pouco sabes, como alguém já te disse e muito bem, o que é a vida!
       Sinto-me realmente revoltado e de novo, triste, (quando penso que tinha todos os motivos para sorrir) com um Estado que toda a vida fez de mim um joguete, servindo-se de mim a seu belo prazer! Um Estado que sacrificou a minha geração, que sempre fez de nós números de identidade e meros serventes! Somente devoção, obrigação e nunca divertimento!
       Percebes agora, Pedro, o porquê da expressão -infeliz ano de 1947 - no inicio desta minha carta? Toda a minha vida fui oprimido pelo Estado Português, sendo agora que envelheci, oprimido e delapidado do meu património que,  à custa de sangue, suor e lágrimas, construí ao longo dos anos!
       Não acho certo, nem tão pouco correcto e sirvo-me desta missiva para te mostrar todo o meu desagrado e decepção, para com a tua pessoa!
       Peço-te encarecidamente, que retrates esta tua decisão, achando que ainda vais a tempo, porque este dinheirinho que é meu e fiz por merecer, faz-me muita falta! Apesar de ser um reformado, um pensionista, não achas que tenho direito a um fim de vida digno? Se calhar não o achas mesmo e nem tão pouco o queres saber, mas lembra-te que como eu, estão alguns milhares de cidadãos em choque e apavorados com a tremenda injustiça, que lhes vais cometer! Cidadãos que combateram pela Pátria e que agora essa mesma injusta Pátria, lhes cospe na cara...

      Mesmo achando-me no direito de não o ser, manda a educação; que dois velhinhos analfabetos me deram, um deles, o meu Pai, ainda vivo com 105 anos de vida, (ainda mais sofrida que a minha), em ser cordial na despedida, por isso, aceita os cumprimentos revoltados e tristes de um cidadão nacional que teve uma vida pautada pelo sacrifício, motivada por negligência e influência de um Estado há muitos anos corrompido.


       Cordialmente

       Leonel



Nota breve - Esta carta "enviada", foi simulada por mim, face à tremenda injustiça que um Estado, gordo, calaceiro e corrompido, está a cometer a um veterano de guerra, a um Homem, que quase deu a vida no Ultramar (Angola) combatendo pelo país, durante o difícil período da Guerra Colonial Portuguesa!



28 comentários:

  1. Fantastico e comovente! Mas infelizmente e o pais que temos...e a canalha em quem votaram..a comecar pela minha querida Terra! Por mim nao estao la....
    Manuel Horacio Lima De Jesus

    ResponderEliminar
  2. Caro Sr. Manuel Horácio, obrigado pelo seu comentário, se o senhor é quem eu penso que seja (peço desculpa por não saber ao certo o seu nome,)sei pelo menos que o senhor sabe, também como eu,sobre aquilo que neste post estou a falar...a tremenda injustiça que um País, está a cometer a uma inteira geração, como foi a geração de homens e mulheres de quarenta(1940). E nem estou a defendê-la pelo facto de os meus pais pertencerem a essa geração!Pior!As novas gerações há muito têm o futuro hipotecado, mas também, não fazem nada para mudá-lo! Uma geração, a de quarenta, mutilada pelos deveres para com a pátria (uma geração composta de seriedade, espirito de sacrifício, moral e respeito)e que uma vez mais, vai ser usada para que meia dúzia de rapazes e novos burgueses continuem a viver à custa daquilo que nem deles é!

    Aceite o meu abraço respeitoso e admirado para com a vossa geração (mesmo não sabendo se o Sr. faz parte dela ou não, mas, como penso,faça)!

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  3. Faco sim parte dessa geracao, meu estimado amigo eu sou de 1939 quando tudo comecou..felizmente tive quem me metesse no aviao e vir para os Estados Unidos (Tambem culpado deste sunamy todo) Contude foi a unica maneira de escapar ao chamado "Tarrafal". Aqui pela America queria lhe dizer que nem todos os que aqui sao ,nem todos aqueles que sao estao aqui .(Acredito no seu intelecto para compreender aquilo que eu quero dizer) Merece-me tudo os respeito pela sua maneira de chegar a este seculo XX!! Deixa-me prgolhoso de si e... quantos nao farao falta para ver o Mundo como o Meu Amigo ve! Um dis nos encontraremos na nossa Terra!
    Manuel Horacio Lima De Jesus (Em New York ao seu dispor}

    ResponderEliminar
  4. É, ... fantastico e comovente, já agora deixo um repto para que o "Sr. Leonel" publique a carta que certamente terá escrito ao "amigo" José, quando após deixar um país próspero, moderno, desenvolvido, economica e financeiramente saudavel, sem desemprego, em grande crescimento, sem um déficite de 10% das contas públicas, ... , emigrou para França, para "estudar filosofia" (Ah...Ah...Ah)

    ResponderEliminar
  5. A esse, caro anónimo, teria se calhar de escrever não uma carta mas antes um Missal. Não haja dúvida, que emigrar para estudar filosofia é uma decisão, que (no minimo) mostra sabedoria, a mesma sabedoria que não demonstrou a governar um país...eh eh eh

    Cumprimentos

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  6. Este anonimo, Sr Sergio Moreia e o retrato perfeito daqueles que eu conheci..a beijar a mao ao Arantes de Oliveira quando da passagem por Lanheses e agora pregam tudo a sua maneira so para esconder o seu passado...O Jose preocupou-se com a miseria,a fome, os velhinhos,a educacao,a saude e o Pedro (Mas quem e o Pedro que fez na vida ate chegar ao governo?) Um governo que nos tira a vontade de ser portugues..para pau mandado nao nos faz falta! So espero que ele nao coma as batatas do Natal em S.Bento! A emigracao foi a Universidade dos analfabetos que o Salazar nao gostava mas que nao teve outra alternativa e dai veio o fomento da nossa revolucao dos cravos. Um abraco Sr. Moreira do amigo Horacio

    ResponderEliminar
  7. E para terminar com o anonimo de 22 de Outubor so queria dizer que o Salazar tinha os cofres cheios de ouro mas o Povo morria de fome..Mais vale ter um governo empinhado (que so os produtores de petroleo o conseguem) e o povo pelo menos comer para viver.
    Com todo o respeito por qualquer..pensamento, um abraco.

    ResponderEliminar
  8. Ao Sr. Dr. Horácio, acabar com o anónimo !!!! não entendi, mas não será fácil, mas talvez a sua vivencia e o vasto curriculum lá pelos States, lhe permita ver o que mais ninguém vê, tal como o "José" é a megalomania e o ideal de grandeza desmesurada que não permite aquilatar a dimensão e as realidades do país em que vivemos e adaptar a politica às nossas realidades imutáveis. Mais ainda o Horácio só vê um país de velhos, doentes, iletrados …. (esses sim merecem ser ajudados pelo Big Brother), olhe o que eu vejo é um país de parasitas, de subsidio dependentes, de especuladores a viver de esquemas e de fraudes, e uma meia dúzia a pagar para isto (entenda-se os excessos do estado de direito social).

    ResponderEliminar
  9. Estou estarrecido de tanta asneira! foram os politicos que puseram o pais nesta situação, sim senhor! essencialmente nos últimos seis anos. consegue-se aumentar a divida para mais do dobro da que existia.culpa de todos! mas essencialmente daquele que fugiu para estudar filisofia.culpa também das cunhas, dos encostos e das trafolhices.este senhor suponho ser um senhor de Geraz,se é este, nunca deu nada a ninguém sempre se encostou para conseguir alguma coisa, por isso, este pais chegou onde chegou.quem era o anterior governante antes se ser 1º ministro, preparou o terreno para por portugal neste estado. haja nmoral e decência para ver toda a situação.não se fale de acordo com a cor da camisola ou conforme com a situação.antonio miranda

    ResponderEliminar
  10. Caro Sr. Antonio Miranda, obrigado pelo seu comentário que é sempre bem vindo. Não é de todo minha intenção interferir nos comentários dos posts, pois este, é um espaço livre para as pessoas o utilizarem, desde claro, se respeitam as regras de boa educação. Mas, neste caso vejo-me forçado a intervir e a questioná-lo sobre o seguinte: quando afirma que se deve falar em conformidade com a situação e não de acordo com a cor da camisola, devendo existir para isso moral e decência, por ventura, não se está a contradizer, quando atrás afirma que o país afundou considerávelmente, sobe o governo do anterior primeiro ministro, nos passados e anteriores seis anos? Vejo nesta afirmação, alguma cor clubisticopartidária...Esta conversa, já é retórica! Quanto a mim, todos os que governaram pós 25 de Abril, (ou quase todos) falharam ao não saberem aproveitar e investir correctamente os fundos estruturais que nos chegavam da UE! Veja-se o exemplo Polaco, numa Europa em desespero! Esquecendo a cor da camisola, PS e PSD, que se alternaram no poder, nestes 37 anos de liberdade, falharam a todo o nível e nisso terá de concordar comigo! Como sei que concorda, analisando as suas palavras. Não estou também a defender José Sócrates, pelo contrário! Estou antes a constatar que se perdeu a importante batalha da modernização do país e juntamente não se soube criar riqueza sócio-económica, pilares fundamentais de qualquer sociedade moderna que se quer justa, equitativa e próspera! Neste momento, não temos nada disto e estamos na bancarrota! A meu ver, ambos, PS e PSD, deveriam ser fortemente punidos por isto, pois ambos e somente eles, são os responsáveis pelo estado lastimável em que se encontra a nossa economia e conjuntamente indissociável, desta, a nossa sociedade!

    Aceite os meus respeitosos cumprimentos

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  11. concordo plenamente com as suas observações. foram todos os politicos que puseram o pais neste estado ao longo dos ultimos 30anos.no meu comentário anterior no inicio da minha intervenção eu disse-o" foram os politicos "comprende-se aqui "todos". não tenho cor nem clube partidário mas não sou inocente e procuro analizar com frieza e realismo todas as situações.há uns com mais culpas do que outros e apenas nestes ultimos seis foi o desastre final para o pais. esta é uma verdade incontestável para quem não tem cor nem club partidário.é injusto estar a querer dizer como esse senhor de geraz(?)que a direita e estas politicas são culpados de todos os males. foram todos os politicos. mas os ultimos seis anos valha-nos Deus! antonio miranda

    ResponderEliminar
  12. Ex.mo Senhor Antonio Miranda, os meus pais sempre me disseram que quem tange muitos burros ao mesmo tempo algum fica algum para traz...Mas nao o vou deixar para traz dentro em breve eu responderei com mais dignidade e respeito ao seu patetico comentario para lhe curare essas fridas que o senhor tem nos cotovelos.
    Os meus cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Meu caro Amigo Sergio Moreira um abraco

    ResponderEliminar
  14. Ao anonimo de 24 do 10 (20.34):
    Dou-lhe toda a razao, meu caro aninmo, a minha ausencia de quarenta anos nao permite viver a situacao tal e qual com o Sr.Apesar de seguir diariamente o blog do meu estimado amigo Remigio Costa e de outro,que ja considero amigo tambem, O Dr Sergio Moreira lienciado em filosofia.Por ai tanto sei da minha terra como alimento saudaes. (A eles bem hajam). Mas Sr anonimo quanto ao titulo que tanto honra como desonra eu gostava de moncionar o Eca; "Os caes ladram mas a caravana passa". Tambem lhe gostaria de dizer que o nosso problem e um problema Mundial!...Nos Estados Unidos tambem ha miseria existem neste momento 25 milhoes de familias abaixo do nivel da pobreza e outros tantos vitimas de descriminacao! Como ve nao sei bem onde esta a "mogalamania"! Tambem e se ficar bem atento nunca chamei iletrados ao povo portugues,isso e uma injustica da sua parte,( nao sei bem a razao) eu apenas me referi aos anos da minha infancia. E, para o Sr. ter a certeza do sentido do meu comentario pergunte aos seus avos, ou ate aos seus pais o que eram os anos 40's50's,60's e principios dos anos 70's. Eu estou certo e confirmo o que disse agora no seu caso...meu caro Ex.mo Sr. Anonomo prusencao e agua bente cada uma toma a que quiser. Claro que sai do anonimato so pelo respeito que tenho pelos autores desses maravilhosos Blogs.( Eu nunca andei escondido)E, vou terminar consigo sem alimentar mais comemtarios por que verifiquei que V.Ex.cia esta fora do meu raio de accao em todos os campos, cultural,social e politico...
    Os meus respeitosos cumprimentos para V.Ex.cia

    ResponderEliminar
  15. ex.mo senhor horácio
    foi por haver ao longo dos tempos muitos burros e poucos espertos que país chegou onde chegou. mas os tempos estão a mudar!cada vez à menos burros e mais espertos. daí os antigos espertos já não conseguem aquilo que outrora conseguiram através da burrice dos outros.antonio miranda

    ResponderEliminar
  16. Para que não fique em erro, tenho de o registar, não sou licenciado em filosofia, nem tão pouco em outra qualquer disciplina. Bem hajam e abraço, ao amigo, Dr. Horácio.

    Espero tê-lo por cá, no meu blog por muito tempo e participando com os seus comentários

    Cps

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  17. Sr Miranda eu simplesmente lhe disse que nao vou comentar mais como senhor. Nao vou perder tempo com o seu ponte de vista-Adeus

    ResponderEliminar
  18. Amigo Sr Sergio Moreira pesso-lhe imensa desculpa mas sempre pensei que fosse uma pessoa formada atendendo aos temas em que fala e desenvolve. Entao e um grande autodidata-Parabens e desculpe mais uma vez.
    Um abraco do amigo Horacio

    ResponderEliminar
  19. Ao Sr. Antonio Miranda de 25/10-15-37
    Exmo sr:
    1-Pelo seu comemtario nao ha duvida alguma que o seu grau academicos deve ser elevadissimo (Mas deixemos isso gracas A Deus que sabe ler e escrever!)

    2-Eu nao sou o sr de Geraz sou Um Lanhesense nascido no Lugar do Bacelo ( e sou filho de pai e mae)

    3-Com a palavra"ENCOSTAR" ou "ENCOSTOU"eu poderia responder, mas para nao ofender a sua dignissima esposa (se e casado) ou a sua maezinha (se e solteiro) eu
    vou acreditar na sua pouca intelegencia para compreender tudo aquilo que poderia dizer e nao digo sr.miranda

    4-E,Exmo senhor Miranda quem e o senhor para julgar quem quer que seja?

    5-Eu trabalho de 8 a 10 horas por dia e nao tenho tempo para aturar as suas palermices.

    Aceite os meus respeitosos cumprimentos, se poder

    ResponderEliminar
  20. Sr. Dr. Horácio, como pressiste no seu auto elogio, quero informá-lo que ao contrário do que afirma não estou fora do seu raio de accao em todos os campos, cultural,social e politico (este sim)..., quero informá-lo que também tenho uma licenciatura em direito, também não necessito dos conselhos dos meus avós, pois nasci nos anos 60, e já agora, deixo-lhe um conselho, faça uma revisão actualistica das matérias da economia política e da filosofia do direito, e reflita um pouco sobre o paradigma da crise do welfare state, que o Sr. tanto defende ... deixando os estigmas que cristalizaram no tempo a sua noção de Portugal.
    Mas ... já perdi tempo demasio com estas banalidades ... até sempre

    ResponderEliminar
  21. Meus caros e prezados amigos, porque já recebi comentários indecorosos em forma de anonimato (não da parte dos sr.s aqui visados, ou que têm comentado) mas, de outras pessoas, vi-me forçado pela faculdade que detenho, como moderador do blogue, a não postar certos comentários.

    Vamos discutir matérias importantes e não vilependiar-nos, uns aos outros.

    Agradecido pela vossa, sempre estimada, participação(civica)

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  22. Foi sempre e e a minha intencoa Amigo Sergio Moreira. Apoio a sua decisao e daqui um abraco e ate a proxima.
    Felecidades para si e para a sua familia do seu amigo ao dispor em Nova York.
    Um abraco Horacio

    ResponderEliminar
  23. Grato pela sua participação, caro amigo e obrigado pelos votos de felicidade. Para si e para os seus, desejo o mesmo e mantenha-se por cá participando com os seus comentários! Quem sabe, um dia ainda nos vemos na Broadway, pois, uma das cidades que quero conhecer é precisamente, a Big Apple, hospedando-me no Marriot Marquis (fabuloso)! A ver vamos se o sonho se concretiza!

    Abraço

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  24. Sera um prazer poder-lhe mostra caminhar consigo e mostra-lhe New York subterrania, nao venha no Inverno ou tera que trazer as mantas da cama. Ha varios museus e todos eles interessantes.
    Um abraco e ate Abril ai nos encontraremos antes.
    Horacio

    ResponderEliminar
  25. Sr. Sérgio Moreira
    agradeço por no seu blog se poder expor e debater temas que por vezes podem ser incómodas mas são muito importantes para todos nós.julgo ter feito bem ao terminar este debate sobre este assunto porque por vezes com o entusiasmo ou pontos de vista diferentes podem ser dita verdades ou inverdades que podem magoar. também sou licenciado em engenharia mecanica mas não compreendo porque é que o canudo ou não canudo tem de entrar nestes diálogos de ideias.antónio miranda

    ResponderEliminar
  26. Caro Eng.º António Miranda, é sempre um prazer receber os seus comentários e ter a sua participação no blog.

    Mantenha-se por cá o tempo que achar necessário e participe. Sei que os temas que desenvolvo (Lanheses e a sua componente Natural),não tratam o ramo em que se especializou, a Engenharia Mecânica, mas para analisarmos Lanheses e a sua Natureza, presumo, não ser necessária nenhuma especialização técnica. Basta termos o olho aberto e sabermos desfrutar da Natureza! Esperando que o blog, seja do seu agrado, mantenha-se por cá e participe activamente.

    Cumprimentos

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  27. Ex.mo Senor Eng.Miranda dis bem o entusiasmo leva-nos por vezes sair fora da razao. Pela minha parte tenho orgolho em lhe pedir aqui, publicamente DESCULPA ,se se achou ofendido.Desejo-lho felicidades na sua carreira.
    Os meus respeitosos cumprimentos
    Horacio

    ResponderEliminar