segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Noite das Bruxas...

Vou iniciar este tópico, com uma afirmação popular: - Eu não acredito em Bruxas, mas que as há, há! (risos)

Esta noite nos países de influência Anglo-saxónica; EUA, Irlanda, Reino Unido e Canadá, comemora-se o Halloween, tradição perdida no tempo, por influência dos antigos povos Celtas e da sua cultura, o Druidismo e nesses países; mais logo á noitinha milhões de crianças, andarão pelas portas a gritar - Trick or Treat? (Doce ou travessura?).  Nos muros das propriedades estarão centenas de milhar de abóboras recortadas com efeito assustador, o famoso Jack, iluminadas no seu interior por uma vela em chama. É a noite de Halloween! Uma das festividades mais importantes para as pessoas que vivem nos já referidos países! Por cá, embora também se comemore, o nome pela qual a apelidámos é - Noite das Bruxas. Um pouco por todo o país, milhares de pessoas se disfarçam de bruxa e comemoram em plena folia, esta data, assim como aos poucos se vão vendo mais grupos de crianças, que vão batendo de porta em porta, com o grito ameaçador do - Doce ou travessura? Uso adoptado da tradição Norte Americana.



Um costume ancestral que data do tempo dos povos Celtas (cuja cultura muito admiro), das regiões da Gália e ilhas da Grã-Bretanha (França e Reino Unido), que marcava o final do Verão (SAMHAIN, vide wikipédia)  e se comemorava a noite dos mortos, a noite em que os espíritos daqueles que já tinham partido, voltavam á terra para visitar os seus familiares. É preciso entender que antes do Cristianismo, das invsasões romanas, as noções de céu e inferno ainda não existiam e para esses povos a morte era um acontecimento feliz, porque significava a passagem a uma outra vida, uma vida de felicidade onde não havia nem fome, nem dor. Não pretendendo alargar-me em explicações históricas, porque, também não sou historiador, posso afirmar muito resumidamente que o costume ficou e com o passar dos anos e de variadíssimas influências resultou na festividade tal como, actualmente, a conhecemos.

Para quem esta noite chuvosa, possa sair, cuidado...pois a qualquer momento poderá dar de caras ao virar de uma esquina, com uma Bruxa...ou um Demónio...ambos criaturas horrendas mas que se conquistam facilmente, com a oferta de uma pequena guloseima...é a noite das bruxas e aviso uma vez mais, que mesmo não acreditando, elas (as bruxas) esta noite, andarão por aí...(risos)! Convém levar uns rebuçadinhos no bolso das calças ou na bolsa, não vá o diabo tecê-las!

Doce ou travessura? Você é que decide...HAPPY HALLOWEEN! Húuuuuuuuuuu.....


2 comentários:

  1. Amigo Sergio fantastico comentario ( Es mesmo um Jose Saramago em miniautra, para ja! rite) Contudo quando o tempo me deixar irei comentar este Halloween americano e o capitalismo envolvido. Por isso aqui cada vez aumenta mais desde o fardo de pallha a $17 dolares ate aos altos precos de vestuario que no dia seguinte vao para o lixo!
    Sregio, Um abraco do amigo Horacio

    ResponderEliminar
  2. Caro Dr. Horácio, as notícias aqui em Portugal, falam realmente que, apesar da crise que o país atravessa, os americanos gastaram milhões em trajes de bruxa e outros para, como o amigo afirma e bem, deitarem fora no dia seguinte...é caso para se dizer - no minimo incompreensível!

    Abraço

    Sérgio Moreira.

    ResponderEliminar