sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sinais de um Outono que está a acelerar!

Em dia de chuva miudinha, essa mesma chuva que cai cândidamente e sem a inoportuna presença aliada do vento forte (típica do nosso clima), nada como passear pelo rio e pelo Parque Verde e ver nas árvores o testemunho real, de que o Outono, agora sim, está para durar e está, também, a acelerar. Basta ver o rápido acelerar do amarelecimento das folhagens do arvoredo, que compõe esta área.

Deixo as fotografias, em dia de chuva, onde o silêncio da Natureza é Rei!







Este amarelecimento das folhagens, é sinónimo de que as árvores se preparam para o Inverno, desacelerando o seu metabolismo, a pontos tais, de se desproverem de folhas. Nessa altura estarão adormecidas, em suposto estado de hibernação (apesar de não ser semelhante à hibernação dos mamíferos), de modo a aguentar os rigores da estação mais fria. Fenomenal, como na Natureza, nada falha. Não é? Nas fotografias acima e abaixo postadas, escolhidas propositadamente, podemos ver um Carvalho com as suas folhagens a amarelecer, os lindos Bordos, com as suas folhas já muito avermelhadas e o não menos fenomenal Freixo que está, em processo muito rápido, a perder as suas folhas. As árvores não mentem e no que toca a previsões de tempo e das estações do ano, são o melhor agente informativo, de que dispomos.



Com a chuva miudinha a cair-me na moleirinha (sabe tão bem), é com tempo chuvoso, com tempo Outonal, que se vê todo o esplendor que a Natureza nos tem para oferecer! Deixo a pergunta no ar, mas, alguém imagina a riqueza natural que ocorre e existe na Veiga, em Lanheses?


6 comentários:

  1. Aqui em Nova York tambem o Inverno esta a acelarar hoje para a cidade da mais the 6 inchas de neve..Esta-se a aproximar o "sofrimento" meu caro e estimado amigo Sergio Moreira.
    Um abraco, Horacio

    ResponderEliminar
  2. Caro Dr. Horácio, estou a ver em directo (online) através do site Earthcam, Nova Iorque e já vejo as pessoas todas encapotadas e com gorros na cabeça! Está realmente muito frio aí, 2º celsius!!!...ena...é muito frio já! Aqui, hoje,em Lanheses, estamos com um dia muito "quentinho" de Sol!

    Abraço amigo para os EUA.

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  3. Amigo Sr. Sergio Moreira, foi de facto um nevao fora de epoca ha 145 anos que nao acontecia em Outobre esta "praga"! Mas sempre por aqui ha outras "pragas" ainda maiores...Bem a economia esta a subir so no ultimo trimeste subiu 2.4 vamos haver agora a Europa, que nao creio que os accionistas dos bancos irao na conersa da Senhora alema. Por aqui os movimentos contra o capitalismo selvagem tambem se esta a sentir...Aqui o dinheiro" adormecido" ja esta a sair das maos dos que receavam o pior..bem e bom sinal. E por Lanhses aproveite essse "calorzinho" ate recolher a "Lareira"!
    Um forte abraco e cumprimentos a sua familia do seu amigo Horacio

    ResponderEliminar
  4. Amigo Sergio Moreira, depois deste turbulento Mundo, acabo de receber a noticia que, de novo o "Commnowealth" e o seus cabecas "governamento" encerraram a conferencia em Perth com o um modesto progresso na desejada reforma que todos esperavamos! Cerca das 106 recomendacose apontadas por pessoas iminentes do grupo para manter o "Commnowealth" como instituicao impondo os principos basicos para a criacao e defesa dos direitos Humanos, da Democracia e as sagradas regras do direito falhou pela regeicao( Pode-se imaginar) pela India,Siri Lank e da Africa do Sul! Mas...estamos a ver o motivo no entanto vamos esperar pelo segund "emporrao"
    Amigo Sr. Sergio Moreira como sei que estes assuntos tambem o incomodam a Si. Tomei a liberdade de lhe dar a saber. Um Abraco do amigo Horacio

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado pelas informações que me prestou. Penso que concorda comigo, quando afirmo, que em matéria de respeito pelos direitos humanos e mesmo até pelos direitos dos animais, o homem moderno ainda vive o seu periodo pré-histórico. Mas como o meu amigo diz, batalhando arduamente tudo se alcança.

    Abraço

    Sérgio Moreira

    PS - Peço-lhe que deixe de tratar-me por "Sr" porque segundo o que dizem, mesmo não sabendo se é verdade ou não, o senhor está no céu e para além disso pelo que me apercebi, terei idade para poder ser seu filho. Se assim o entender chame só Sérgio. Muito Obrigado e grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Sergio, de facto podia ser seu Pai eu tenho 72 e dois anos e serei concerteza ainda mais velho que o seu querido pai! E sempre uma satisfacao da minha parte poder trata-lo Sergio e por tu, como eu trato o meu filho que concerteza deve conhecer.
    Um grande Abraco Sergio ndo amigo Horacio.

    PS Sera a compreencao das geracoes que nos poderao levar a um futuro melhor a nossa experiencia e o vosso saber.

    ResponderEliminar