sábado, 29 de outubro de 2011

Sugestão de leitura. "Viagem a Portugal".

Para este mês de Outubro, recomendo um livro que trata o nosso País. Portugal. País que vive tempos conturbados e de dificuldade social e financeira, mas, que continua aquele belo e simples lugarejo, onde em paz podemos (ainda) viver. Por isso convido a reflecti-lo. Abandonei, para este mês, a sugestão de leitura de livros de formato mais pequeno (em número de páginas), para sugerir um composto por 627, onde, sob o olhar do nosso prémio Nobel, se desenham em palavras, variados lugares, vilas, aldeias e cidades por onde passou, numa viagem que fez por Portugal Continental. O tempo frio e chuvoso também já se instalou por Lanheses e para aqueles que se querem deter por casa, no conforto do lar, nada como passar algumas horas lendo um livro e se detenham um pouco a reflectir, pela caneta de José Saramago, sobre um país como este nosso!



"Viagem a Portugal", não foca e nem retrata a sua opinião pessoal acerca dos locais visitados, mas como o próprio diz e passo a citar - "o autor não vem dar conselhos, embora sobreabunde em opiniões."
 
 
Não considero um livro de fácil leitura, (Saramago não é fácil de ser lido) mas, de qualquer modo, um dos melhores para através dele, vermos, conhecermos e pensarmos este nosso país. Não me alongo em considerações sobre o autor, porque até acerca dele já está tudo mais que dito e seria mais um a fazê-lo, maçando por ventura, quem esteja a ler este tópico. Sobre o livro posso dizer que nos mostra o país de Norte a Sul, (adorei as descrições do Norte, claro está), com pormenores deliciosos dos locais visitados e muitas vezes metaforizados, tornando-se (sem que o autor tivesse essa presunção) num excelente guia de viagens a realizar em Portugal.

Para aqueles que vão pela primeira vez ler José Saramago (e porque Saramago é um autor difícil), aconselho antes, um livro de leitura mais acessível e mais pequeno em formato, mas, não menos delicioso. Falo de "As Pequenas Memórias" (em breve o recomendarei mais pormenorizadamente) e o relato que Saramago faz da sua juventude em poucas páginas. Acabo, sem que fosse minha intenção de, neste post, fazer sugestão, não a um, mas a dois livros, facto marcadamente reflectido na grandiosidade que é termos Saramago, como autor e como português. Nada mais.
 
 
 
Recomendo vivamente e votos de boa leitura!


Sem comentários:

Enviar um comentário