sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Trepadeiras. Tema revisitado.

No principio do mês, aqui no blog, foquei um tema relacionado com as trepadeiras. Belas ou autênticos assassinos naturais? Pois é, não sei se motivado por isso (nem vou cair nessa preguiçosa presunção) ou se por pura coincidência, alguém, tal como eu já fiz variadas vezes, andou a cortar as trepadeiras que vêm asfixiando o arvoredo que ocorre na zona do Parque Verde. E muito bem! Diga-se. Muitos dos exemplares que lá ocorrem encontram-se em adiantado estado de decrepitude, precisamente porque acoplados a eles estão os asfixiantes e grossos ramos das citadas anteriormente, o que mais cedo ou mais tarde ocasionará na morte da árvore.  

Uma delas, pude verificar à momentos, está já tombada no chão, um vetusto Salgueiro, coincidência ou não, pela trepadeira ter sido decepada. É preciso ter cuidado com o corte das trepadeiras em árvores, pois, estas quando cortadas perdem a sua força e deslaçam considerávelmente, sendo muitas das vezes só a base de sustentação do moribundo exemplar! Se foi derrubada ou partiu pelo tronco naturalmente, espero que ninguém, que estivesse pelas cercanias se tenha magoado e agora se tomem as devidas providências para retirar o infeliz espécime, do local.

Fotografias de pormenor dos cortes efectuados.

Este era um dos exemplares mais atacados e como se pode ver pelo tronco, ainda transpira saúde, agora ainda mais com o auxílio que lhe foi prestado! Muito bem!

Muitos destes Amieiros ainda estão em perfeito estado de conservação e são indivíduos saudáveis!

Eis o exemplar que tombou, vergado pelo tempo e pela acção das trepadeiras. Terminou-se com o seu sofrimento!


Mais uma inequívoca manifestação de cuidado e do zelo que as pessoas e gentes de uma aldeia, devem demonstrar para com o seu património Natural. Mostra-nos, esta atitude, muita inteligência e por isso, retiro publicamente aqui o meu chapéu! Bem hajam. Parabéns!


Pormenor de um tronco ainda saudável!



Agora deixo aqui um aparte, neste local, quem segue em direcção ao "Olho", vindo do rio e junto à estrada, uma área de para aí uns 20 metros está já despovoada de arvoredo, o que em termos paisagísticos definha em muito a beleza da Avenida Rio Lima. Não será oportuno plantar ali duas árvores, de modo a compor o espaço? Se aceitarem a sugestão e o quiserem fazer, tentem plantar ULMEIROS (NEGRILHOS), essa árvore tão nossa, tão autóctone, assim como os Carvalhos, Amieiros, Castanheiros e que nestes tempos modernos urge salvar da gradual extinção pela qual está a passar, sendo raríssimo o visualizar hoje em dia de uma árvore deste género!

Ali, acentava que nem uma luva!

4 comentários:

  1. Tal como prometera, tratei de "dar uma ajuda" às árvores, fortemente atacadas pelas trepadeiras. O trabalho (diga-se, de passagem, difícl, tal o grau de desenvolvimento das eras)ainda vai no início. Falta equipamento que permita ir mais longe (alto), para fazer a desinfestação/limpeza completa. O calor também não tem ajudado. A árvore caída, cujas trepadeiras eram das mais frágeis, teve o seu epílogo por causas que, quanto a mim, em nada se devem à falta do "suporte" daquelas, isto sem enjeitar...responsabilidades, meu caro Sérgio. Parece-me que ali andou....mãozinha d'alguém a forçar o fim anunciado. Por razões de segurança das pessoas que ali andam, ainda bem que o tormento do salgueiro chegou ao fim. Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Se quiser uma mãozinha, estou pronto para ajudar, durante a próxima semana da parte da tarde. É só combinar! Admiro a sua personalidade forte e voluntariosa! Bem haja! Lanheses, bem precisa!

    Abraço

    Sérgio

    ResponderEliminar
  3. Hoje a moto-serra trabalhava, e brevemente um lar será aquecido pela lenha dos Lanhesenses!

    ResponderEliminar
  4. São o que se chama de - danos colaterais- que surgem sempre em função de uma relação, causa/efeito!

    Cumprimentos

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar