quinta-feira, 24 de novembro de 2011

24 de Novembro de 2011.

Faz hoje precisamente, 105 anos, a 24 de Novembro de 1906 nascia um dos nossos mais ilustres poetas, Rómulo de Carvalho; físico, professor de Físico-Química, investigador, pedagogo e poeta, assinava sob o pseudónimo de António Gedeão e foi criador de um dos poemas mais ilustres da poesia nacional; Pedra Filosofal. Neste dia, desde 1997, se vem comemorando o dia Nacional da Cultura Cientifica.

Hoje, passados 105 anos, o país está em greve, uma greve geral, convocada pelas centrais sindicais em protesto, contra os atentados económicos e sociais (como nunca vistos antes), que trabalhadores e pensionistas portugueses estão a sofrer, pagando uma factura pesada, vitimas de anos e anos de má governação, o que não os [eleitores] iliba de culpa por votarem sistematicamente em indivíduos sem carácter e associados a partidos políticos que espremeram este país e que com a maior das latas (diga-se); vêm agora afirmar que o país para continuar na senda do progresso tem de emagrecer...tem de empobrecer...para de novo vir a ser rico!!! Ridículo, a meu ver!

[Coincidência, que à hora da escrita destas linhas uma das terroristas agências de rating, volte a cortar o rating do país, precisamente por antever para o próximo ano, fracos níveis de crescimento económico, este governo deve andar de cabeça à roda.]

Hoje, como trabalhador, estou solidário com todos os meus camaradas trabalhadores, com os pensionistas e reformados, com os jovens e menos jovens desempregados que ao contrário do que o Sr. Primeiro Ministro tem vindo a anunciar e a pedir (ele não acredita), continuam a acreditar num Portugal viável, solidário e país de oportunidades, sem que se ataquem os mais elementares pilares da democracia e direitos dos trabalhadores, que já pagam uma factura elevadíssima para as suas parcas posses, de modo a que alguns burgueses se mantenham instalados no poder, beneficiando bastante com isso...Se isto o que vivemos é Democracia, então posso afirmar que a mesma está moribunda...ferida de morte!

Em dia de luta e de perda de rendimento monetário para muitos que dele precisam, mas que lutam; aliado ao facto de se comemorar António Gedeão, deixo uma das mais belas músicas e poemas portugueses...Pedra Filosofal, entoada por Manuel Freire.


A luta continua! Não podemos permitir que se aniquilem os pilares da Democracia, da justiça e da equidade social, por causa de dinheiro e poder, e, porque muitos não souberam governar, apenas surripiar...Como diz o poema, enquanto o sonho perdurar a esperança não morrerá...

Esta música e poema foram muito usados como protesto em tempos de fascismo e, o que é o Capitalismo senão uma ditadura? Não vejo hoje, grandes diferenças para a ditadura do Estado Novo! Naquela época não havia nada e nem se podia falar, contrariar...hoje, acontece a ditadura do capital, podemos falar, é certo, mas como a outra, não podemos contrariar e continuamos sem nada...

A luta continuará...sempre...enquanto haja homens que  sonham!



1 comentário:

  1. Meu Amigo Sergio deliciei-me a ouvir a Pedra Filosofal, que me levou para traz no tempo...eu tambem sou um sonhador e que tambem sabe, por vezes ,deixar a imaginacao correr atraves do espaco..e ver um tal futuro que seria a felicidade do ser Human!...E que afinal fica tao longe..Fica para alem daqueles pinheiros altos!!! Um muito obrigado e um abraco.( Nao te esquecas do Skype cuidado ha a pagar e gratuito)

    ResponderEliminar