domingo, 20 de novembro de 2011

Ao fundo, o rio...

Vitima dos excessos de uma noite de Sábado servida de um Bacalhau Recheado, regado com muito e bom vinho, em alegre convívio com familiares e amigos, como que a esquecer estes tempos de crise; acordei hoje, muito tarde...o dia está até soalheiro, convida a uns passeios com a J5 e as bicicletas pelo rio fora, para pôr os peludos a correr e dar um trato correctivo aos vícios que o corpo, por vezes pede!

Depois de uma passadela de olhos rápida pelas notícias online, pelo blogue vizinho e amigo DoLethes, e pelos meus, ficou-me uma sensação de algum desapontamento ao verificar que a votação acerca deste blogue continua, mas infelizmente, já são muitos os votos a considerar "Fraco" o Something Special! Não adianta de nada estar para aqui a disfarçar e fazer de conta que nada está a acontecer e obviamente, considerando importantíssima a opinião das pessoas, sinto um misto de desalento e tristeza por ver que certas pessoas ainda consideram este espaço de, fraco!

Bem, outras tantas como as que acham fraco, à data deste post o consideram "Excelente", outras "Bom" e uma razoável! Temos de nos conformar com a sempre estimada opinião dos outros e em vez de desistir (palavra vaga no meu dicionário pessoal), incrementar e melhorar um espaço que é feito para essas mesmas pessoas utilizarem e se servirem!

Peço portanto e por favor, que abundem com comentários aqueles que o considerem "Fraco" de modo a que respeitando a vossa opinião se possa melhorar um espaço, o qual, não gostam!




Onde acaba a Terra começa o Rio, tal como na imagem acima, ao fundo o rio..a água, que me parece tal como esse, este blogue, começa a meter...

Não desistirei...até porque...sei muito bem nadar! E a forma que mais gosto é a de nadar contra a corrente, sempre fui assim...nunca mudarei!


5 comentários:

  1. Não é certamente atribuição minha, interpretar o sentido da opinião expressa pelos leitores deste espaço, no entanto, e como acho muito interessante a sua continuidade, vou resumir as razões pelas quais o acho, neste momento, “Fraco”. Em primeiro lugar, é fraco quanto às matérias que trata, pois se se pretende um espaço virado para o ambiente, para a natureza e nomeadamente para a flora da nossa freguesia e região, há mais árvores em Lanheses para além das do “parque verde”. Em segundo quando nos aventuramos em ambientes que não são os nossos, devemos estar de sobreaviso quanto a opiniões que serão expressas, não coincidentes com aquilo que defendemos, refiro-me naturalmente “a carta do Sr. Leonel”, que nos comentários publicados, e ao que parece não foram todos, revelaram parcialidade para com aqueles que do alto do “seu pedestal” não suportam a crítica aos seus ideais, que dão como certos inabaláveis e absolutos. Em terceiro lugar quando se faz incursões jornalístico/informativas, sobre a nossa terra, é sempre um terreno pantanoso, porque corremos o risco de relatar o acessório, preterindo o principal, e mais, as explicações de quem as deve prestar. Reparo nas últimas palavras que publica amargura e revolta, por não ter como “excelente” as 22 respostas já manifestadas. Peço desculpa, mas sem qualquer tipo de pretensiosismo acho que deve meditar, friamente, sobre a mensagem que cada resposta quer transmitir. Outros motivos poderia chamar à colação, mas, o que me interessa é que esta crítica, seja aceite como uma crítica construtiva, e uma humilde contribuição para que a qualidade deste espaço melhore. Desejo as maiores felicidades para o seu autor, que sendo lanhesense “por afinidade”, o é muito mais, do que aqueles que se dizem “de gema”.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, obrigado pela sua resposta. Tento tão e somente abordar neste blogue assuntos do meu agrado, que se coadunem com Lanheses, o ambiente e não só, tal como literatura, viagens, etc! Não acho justo referir que só falo das árvores do Parque Verde, tal não é verdade, pois comecei precisamente, no blogue, a referir árvores como o Salgueiro Chorão da Casa do Povo, a Araucária pertença ao Sr. Caninhas e que está em fase de apreciação, a sua nomeação como árvore de interesse público (demonstra trabalho), os olivais da nossa freguesia, os Castanheiros e Soutos da mesma, entre outras. Obviamente, falo muito no parque verde porque lá passo muito tempo e considero uma das grandes obras que Lanheses encetou (a meu ver). Noutras árvores falarei, mas sempre atempadamente e claro, como o caro anónimo diz muito bem, há muitas ouras para serem referidas e sê-lo-ão! Não posso é referi-las todas de uma vez! Quando refere a parcialidade na postagem dos comentários na "Carta de um pensionista ao Primeiro Ministro", só não publiquei os de carácter insultuoso e, acredite, foram alguns! Agradeço a sua critica constructiva nos outros aspectos que aborda e tentarei respeitá-la na postagem dos tópicos do blogue, sempre e sempre, disso pode estar certo, em pautar-me pela isenção e imparcialidade. Mesmo tendo as minhas convicções e ideais muito bem definidos! Muitos deles contrários aos da maioria populacional da freguesia! Amargura e revolta não sinto, pelo contrário, sinto antes uma misto de desalento por ver que as pessoas que me acompanham não gostam daquilo que faço, o que, e tão somente, me levará a tentar melhorar o blogue, nunca, a desistir dele!

    Muito obrigado pelo "Fraco" que deu na votação.

    Sempre prezando as opinões de todos e a sua estimada também

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  3. Tal como já aqui deixei expresso, independentemente das matérias tratadas e também das convicções do autor do blogue (que respeito), não posso deixar de agradecer algo que é fundamental: o carinho que dedica à freguesia de Lanheses e, consequentemente, a divulgação que dela faz, criticando o que entende estar mal e elogiando o que de bom acontece/se faz. Sendo certo que tal representa apenas e tão só o seu ponto de vista.
    Não me parece que o seu trabalho mereça classificação de fraco. Pelo contraio. Embora o conheça de recente data, também não me parece que o objectivo seja o de ser considerado um “excelente bloguer”. Acima de tudo, acredito que o que faz, fruto de horas de trabalho em prol dos outros, tem o objectivo de divulgar a sua perspectiva sobre Lanheses e sobre matérias que lhe são caras.
    Com efeito, não tenho que gostar dos temas musicais que aprecia, nem dos livros que lê ou das séries que acompanha. Só por isso, não me parece correcto dizer-lhe que tem mau gosto. São os seus gostos, as suas preferências. Por mim, agradeço a existência do blogue, que acompanho com prazer.
    Já todos sabemos que há muita gente que se julga capaz de fazer mais e melhor, seja em que domínio for. Tal como no futebol, os treinadores de bancada têm sempre mais e melhores opções. Mas nunca saem da bancada. Porque será?
    Força, amigo. Não se deixe abater por comentários mais ou menos rebuscados nem por votações sem rosto. Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro Amorim, eu não me deixo abater facilmente e até gosto dos muitos "Fraco" que têm aparecido na votação (que muito estranhando esta desvirtuada pois já ia antes de hoje com 26 votos e agora só vejo 15!!!, provável erro do blogger), sinal de que o blogue é lido e a mensagem a bem ou mal que tenciono transmitir vai passando. Como me conhece já sabe que não o faço para ter protagonismo nem o tão famigerado "Excelente", apenas, tenho a coragem (sem pudores)de me mostrar como sou e aquilo que penso, podendo por vezes ferir susceptibilidades, eu sei, mas sou assim e assim me educaram os meus pais a sempre dar a cara e a não ter vergonha em mostrar aquilo que sentimos, desde que respeitados os minimos parâmetros de correcta postura na vida! E é mesmo assim que sou, gosto de partilhar com os meus conterrâneos a minha visão da freguesia e da vida, sabendo de antemão que não iria agradar a Gregos e a Troianos. Sei que agrado a meia dúzia de bons amigos (inclu-o neste rol muito restrito) e isso para mim me basta, se tiver a admiração dos meus pais e da minha esposa, então considero-me um homem feliz!

    Com a votação, apenas pretendi muito democraticamente dar voz às pessoas para que dessem ideias para o blogue, sobre algo que gostassem de ver referido. Lamento que a mensagem não tenha passado e que alguns achem ainda,subentendi por certos comentários, estapafurdiamente, que para se ter opinião e dominar certos assuntos, ainda faça falta um canudo, uma licenciatura...nada mais errado...somos um país de doutores e veja ao que chegamos...ao que esses doutores nos levaram...à bancarota...

    Orgulhoso em ter a sua amizade

    Sérgio Moreira

    PS-Vamos antes falar de coisas úteis, para quando uma poda radical nas trepadeiras que sufocam o arvoredo que tão bem conhecemos e um trato num Carvalho que está magoado, lá para os lados...o amigo sabe bem onde...!!!

    ResponderEliminar
  5. Amigo Sergio depois de ja ter comentado a minha opineao ao teu blog e depois de ler o comentario deixado pelo Ex.mo Aberto Amorim eu nao tenho mais nada a acrescentar, a nao ser continua Sergio, continua que nos os ausentes necessitamos de estar ligados a terra que nos viu nascer. A votacao sao opineoes que sendo moderadas e expressas com respeito temos sempre que as aceitar que para uns corresponde a verdade e para outros nao. (E, se manteres um correio com todos os ausentes, sera boa ideia?)
    Um abraco do amigo Horacio

    ResponderEliminar