terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia de todos os Santos.

A igreja católica celebra nestes dois dias (1 e 2 de Novembro) a memória de todos os Santos e Mártires que sucumbiram, vitimas da fé cristã, que praticavam e anunciavam, assim como a lembrança de todos quantos já partiram do nosso convívio, os chamados fieis defuntos, respectivamente.

Para o mundo católico é feriado a nível mundial e uma das datas mais importantes do calendário litúrgico. Poderia estar aqui no blog com inúmeras dissertações acerca da data, mas não o vou fazer, porque até, já tudo ou quase tudo foi dito acerca destes dias. 

Prefiro, antes fazer homenagem a todos os que partiram,  pautaram a sua vida pela bondade e honestidade e convidar à lembrança daqueles que eram nossos familiares e que por variados motivos, já deixaram esta vida terrena.

O meu coração hoje está; com os meus queridos avós maternos que já faleceram há uns bons anos atrás, com a minha avó paterna, que faleceu já muito velhinha, com o meu sogro com quem tinha conversas intermináveis acompanhadas por chouriças sanguinhas assadas em bagaço, no alpendre da sua casa (sinto a tua falta Tino), com o Tio Chico (o praça) e a sua característica e genuína maneira de ser, com os amigos que partiram muito cedo sem que lhes fosse permitido desfrutar desta vida que podia ter sido tão bonita e fundamentalmente com um tio meu, irmão mais novo do meu Pai a quem o destino este ano, pregou uma enorme peça e muito novo, aos 59 anos (por negligência de mãos que não eram as mais certas para o desempenhar de certas funções, perdoem-me o desabafo) nos deixou tragicamente tão cedo e em vésperas de casar uma filha...

O meu coração está com eles, hoje, assim como em todos os outros dias do ano, mas, com especial significado no dia de hoje! Também hoje, os cemitérios espalhados por todo o país encher-se-ão de gente que vem velar os seus mortos  e muitos abraços, conversas e sentimentos, serão trocados!

Este dia, se o pensarmos como deve ser, é o dia em que devemos pensar através da celebração do espírito daqueles que morreram, o quanto a vida pode ser efémera, ou não, e, que custe ou não possa custar, (vou ser polémico) só temos esta e nada mais! Somos um conjunto de moléculas e átomos, uma massa carnal, com sentimento, é certo, mas que um dia deixarão de se multiplicar para morrermos...e aí tudo estará acabado! Haja então, depois, alguém que se lembre de nós e possa nos homenagear, também! Caso, sejamos dignos de ser homenageados!

Deixo aqui o meu respeito para com o espírito de todos os que já partiram e não mais, vão voltar!

5 comentários:

  1. Amigo Sergio:
    Muito bem concebido o seu artigo sobre o Dia de Todos os Santos de facto e so e apenas a Lei de Antoine Laurent de Lavoisier..."nada se cria nada morrer mas tudo se transforma" Os meus parabens.
    Aqui recordas-me o meu amigo Tino amigo da minha infancia. Fomos as expecoes juntos e era ele o animar do "cortejo". Simples. humilde, correto e bom Homem.
    Para ti um abraco do amigo Horacio

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado caro amigo, se me permite tratá-lo assim, pelas palavras carinhosas acerca do meu saudoso sogro. Em conversa com a minha esposa, filha mais velha do Tino, referenciou-me a estima e amizade que o Pai, sentia pelo Sr. Horácio. E a minha Sogra contou-me algumas das travessuras que vocês faziam quando eram mais míudos (risos).

    Abraço

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  3. Mas Sergio Amigo...tudo o vento levou!...restam as boa recordacoes (e..ja nao ha hoje o diabos bom rapazes).
    Cumprimentos a sua familia toda (recordo-me bem das duas familias honrdas que O Sergio integrou)
    Um abraco, Horacio

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado, uma vez mais, caro amigo, pensei que estivesse chateado e não visse o blogue, pois não via comentários seus. Participe sempre, aqui no blogue, gosto muito da sua participação.

    Abraço

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  5. Nao pense que estaria aborrecido consigo, embora ainda nao nos encontramos em pessoa quero que saiba que considero-pelo bom senso, a maneira intelegente cpmo aborda os assuntos em que todos nos temos interesse.Para alem da nossa terra. Estou a ordem de quem entender e pense que serei util para a luta que teremos que travar. Bater a porta do ministro da Administracao Interna se tanto a necessidade nos obrigar.
    Amigo (Para mim chamar amigo tem que ser mesmo amigo) Um abraco AMIGO Sergio por muitos anos .

    ResponderEliminar