terça-feira, 22 de novembro de 2011

O anonimato...essa arma tão cobarde!

Muito inocentemente e humildemente solicitei a todos quantos acompanham esta minha aventura pela blogosfera, que votassem numa votação posta no blogue, de modo a que o mesmo concretizasse vontades e desejos de novas funcionalidades (dentro do permitido pelo Blogger), que gostassem de ver a funcionar no SSVSA.

Com excepção de um prezado amigo, radicado nos EUA, ainda não recebi nenhuma sugestão apenas comentários em defesa (agradeço) e alguns indecorosos e de ataque, sob a forma mais que cobarde do anonimato. E é mesmo sobre isto que quero falar neste tópico.

Acompanho vários blogs e sempre, sempre, postei comentários nos mesmos, mas, nunca, nunca, sob a forma acobardada do anonimato. Apesar de achar que todos têm direito a essa condição, desde que educadamente! Em primeiro lugar porque não tenho vergonha nem medo em defender os meus pontos de vista, sempre assinei com o meu nome bem legível. Em segundo lugar porque assim fui educado, a não ter medo de enfrentar os outros defendendo as minhas convicções e em terceiro lugar, fruto dessa mesma educação, nunca, NUNCA, brincando com as outras pessoas e muito menos faltando-lhes ao respeito, quer pela própria pessoa, quer pelo seu trabalho!

Ora, no meu blogue, que me dá uma trabalheira dos diabos (desculpem a linguagem grosseira) mas que o faço com todo o carinho, por Lanheses, pelas gentes da freguesia e também pelo exercitar do meu intelecto (porque gosto de escrever e conversar) e porque, têm alguns anónimos, vindo a comentar jocosamente e eu, com infinita paciência, tenho postado esse mesmos comentários respeitando quem sob o anonimato perde o direito ao respeito, NÃO publicarei mais de hoje em diante, no blogue, comentários que não venham devidamente assinados e por assinatura válida! Podem ser publicados sob o anonimato no que respeita a identificação de conta na Internet ou não, mas no final do texto terão de ter uma assinatura credível!

Os que me acompanham e respeitam, mesmo que divergindo em ideias e convicções, entenderão certamente, esta minha decisão!

Aos anónimos, que não têm mais nada para fazer na vida, a não ser  viver do "botabaixismo", tentando ridicularizar quem trabalha e quem dá a cara por variados assuntos, como eu dou; agradeço esqueçam este espaço virtual! Não me fazem falta nenhuma em vir cá visitar o blogue e se me virem na rua, porque sabem quem sou, mesmo não sabendo eu quem sejam eles, percam a cobardia e venham falar comigo pessoalmente, teria todo o prazer em recebê-los com palavras...

Aos BONS Lanhesenses, o meu agradecimento, respeito e abraço!



17 comentários:

  1. Meu Estimado Amigo Sergio, apoio totalmente a sua decisao. Vamos tratar de assuntos agradaveis como tem sido ate ao momento. Eu nao aceitaria anonimos.
    Um abraco do amigo Horacio ( Eu nao aceitaria mas essa e minha opineao Sergio!)

    ResponderEliminar
  2. Po que sera que ha sempre em Lanheses meia duzia so meia duzia de gatos "pingados" prontos a dizer mal de tudo que se possa ou esta a fazer! Mas os que falam e criticam se formos ver a vida deles...engracado so fizeram isso...dizer mal!
    Coragem amigo Sergio se o seu blog "choca" alguns e porque e bom!!! Um abraco

    ResponderEliminar
  3. Obrigado caro Dr. Horácio,respeito a sua opinião que é comum com a minha. Estou a trabalhar na importante sugestão que me deu para o blogue. Se bem entendi sugere que adicione um link onde se possam ver mensagens enviadas por quem tenha interesse em enviar para o blogue e visíveis na página principal. Correcto?

    Aguardando uma resposta sua

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  4. Caro Sérgio Moreira

    Apoio incondicionalmente a sua decisão. O anonimato é a maior "praga" dos comentários na internet. Nem de propósito, ainda hoje referia a um colega de trabalho, que os jornais e porque não os blogues, deveriam expressamente vetar a existência de anónimos, sinal de falta de carácter e de espírito cívico.
    Aproveito para lhe enviar sinceros parabens pela qualidade deste blogue, que o prestigia a si e a Lanheses.

    Joaquim Félix

    Ps: sou o dono do Labrador Castanho

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado pelo seu entendimento e apoio, mas, como saberá, por vezes temos de assumir certas posturas, mesmo não querendo!

    Vêmo-nos no Sábado e se calhar aproveito para conversar consigo um pouquinho mais sobre o que nos ocorrer, mas, com uma condição (risos)...a de soltar o seu fantástico Labrador, que considero um dos cães mais bonitos e fabulosos da freguesia. Os meus parabéns!

    Esperando ter a sua participação no blogue por muito tempo

    Um abraço e até Sábado (quem sabe)

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  6. Boa noite,
    Desde o surgimento deste blog, juntamente com o Dolethes, constituem o meu roteiro pela Internet. Já há muito que vejo alguns comentários que nada acrescentavam e invariavelmente eram feitos por anónimos.
    Concordo plenamente com a sua decisão e acho que a devia ter tomado desde o inicio. Quem tem ideias positivas para a comunidade onde está inserido, não tem dificuldade em ceder a sua identificação.
    No entanto, fiquei surpreendido ao constatar que o meu caro colega Horácio se deixou conduzir para o "pântano", que o anónimo construiu, ao responder com linguagem que em nada o dignificou.

    Tal como o Sérgio, foi por amor que me mudei para Lanheses, já lá vão 46 anos. Muito cresceu a nossa terra, e com estes meios se aproximou dos que longe de nós procuram estar perto.

    Um bem haja,
    José Silva

    ResponderEliminar
  7. Caro José, obrigado pelo seu comentário. Engraçada coincidência a nossa, mudar por querermos, para esta terra maravilhosa.

    Continue aqui no SSVSA por muito tempo e participando, quando achar necessário e oportuno.

    Abraço respeitoso

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  8. Meu Caro e Estimado Colega Jose Silva tem toda a razao confesso o meu fracaco mas compreenda, com a idade vai faltando a paciencia...entendi, e mal, que seria a maneira de defender as pessoas que considero e calar os "anonimos"...Fiz mal e agredeco o seu reaparo. A imocao, por vezes ultrapassa a razao o bom senco e..aqui estou eu de novo a pedir as minhas desculpas a todos aqueles que se sentiram ofendidos. Um forte abraco e sincero do Horacio

    ResponderEliminar
  9. Acompanho e leio, sempre que posso, com atenção este blog e o doleths, são uma arma muito forte para a promoção de Lanheses. Peço ao nosso amigo Sérgio que não desanime de fazer bem à sua freguesia. São meia dúzia de pessoas que em nada prezam ou querem bem à sua freguesia "se é que são lanhesenses" e que na vida não fazem mais nada senão derrotar quem sabe e quer fazer alguma coisa.Hélio Franco

    ResponderEliminar
  10. Caro Hélio, já me conhece e sabe que não desanimarei...como já me disseram uma vez e muito acertadamente, as moscas incomodam muito mais, do que certas atitudes!

    Folgo em revê-lo de novo, cá no blogue, onde muito estimo a sua participação.

    Obrigado pelas palavras de encorajamento

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  11. Caro conterraneo Exmo Helio Franco, estou de acordo consigo,todos sabemos que a uniao faz a forca e, creio eu, que Lanheses precisa e merece o esforco que todos vos estais a fazer.Rendido ao vosso trabalho excelente espero um dia colaborar em tudo aquilo que poder.
    Os meus respeitosos cumprimentos-Horacio

    ResponderEliminar
  12. Amigo Sergio, estou cansado de todos estes comentarios que, a meu ver. nao merecem perder tempo...vamos so escolher todos os nossos amigos ou todos aquelesque que vem por bem para o teu blog de boa intencao e limpos de frustacao, de inveja e odio. Cria uma familia (Isto nao e assunto para criar uma polemica ( Quem quiser dar nas vistas tera que mandar cromar as orelhas em amarelo!)
    (Se te posso recomendar isto). Os assuntos pessoais ou
    destas opineoes nao interessam. O teu blog e mais nobre!
    Um abraco amigo Sergio

    ResponderEliminar
  13. Relativamente ao comentário do Sr. Horácio eu não queria nem devo comentar em pofundidade porque teria de dizer algumas verdades?" nada contra a sua pessoa"mas alguns pontos de vistas muito diferentes.Contudo fico feliz por recnhecer o nosso esforço. Embora devemos aceitar a critica natural ninguém é imenso e dono da verdade e as dificuldades são muitas e sem união e compreensão de todos torna-se ainda mais dificil.Fazemos todos falta para um Lanheses com mais força e mais atractivo.Obrigado. Hélio Franco

    ResponderEliminar
  14. Sérgio, apesar de nada de mal,o comentário datado de 25 de Novembro às 00h00 e assinado com o nome "Vanda", nada tem a ver com a minha pessoa. Algém se está a fazer passar pela minha pessoa...


    Abraço amigo, Vanda Amorim

    ResponderEliminar
  15. Continuo a saber, Vanda. Os endereços IP dos cpus de onde partem as mensagens são diferentes!

    Alguém já está a tratar disso...

    Fim de comentários neste post.

    Peço desculpa à Vanda por qualquer dano que possa ter sido infligido!

    Abraço

    Sérgio Moreira

    ResponderEliminar
  16. Por razões que me me transcendem, não consegui "enviar" para publicação um comentário sobre a matéria postada pelo autor do blogue, a propósito dos comentários anónimos.
    E já estava conformado, ou seja, não iria insistir. Porém, ao tomar conhecimentos do que se foi escrevendo e, em particular, da alegada usurpação de identidades como forma de "fugir" ao anonimato, fiquei indignado.
    Para além de cobardes, os comentadores anónimos (alguns) não passam de vigaristas. Ter pontos de vista diferentes sobre as matérias tratadas é normal e é salutar. Ofender quem escreve/posta ou quem comenta, é sinal de falta de cultura democrática e cívica. Esconder o anonimato atrás de identidades de terceiros é criminoso.
    Faz bem o Sérgio em colocar rigor na recepção e na divulgação dos comentários que lhe são enviados. Um abraço amigo. José Alberto Amorim

    ResponderEliminar
  17. Contrariamente à generalidade das opiniões publicadas, entendo o anonimato um direito de quem o usa de forma responsável e respeitosa, já o seu uso como refúgio ou “capa” debaixo de qual alguém se esconde para insultar e achincalhar é de todo reprovável, e, se usado o nome de outrem para o fazer, então é de todo inqualificável. Já li neste espaço comentários de pessoas bem formadas, esclarecidas e responsáveis, que optaram por fazê-lo sobre a forma de anonimato, infelizmente outros procuram apenas o insulto e o conflito pessoal, e esses, nem merecem ser lidos, muito menos publicados. Assim lanço o repto para que esta minha opinião seja publicada, mesmo sobre a forma de anonimato. Ao bloguer em especial e a todos os leitores, os meus respeitosos cumprimentos. AJJFDS.

    ResponderEliminar